Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

FENÍCIOS HEBREUS E PERSAS

monica.oliveira

Created on March 31, 2022

ESTUDO DIRIGIDO

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

O CRESCENTE FÉRTIL

JIPA, 07/04/2023

#001

HISTÓRIA NEWS!

Reúna-se com OUTRO colega e navegue pelo universo histórico. Boa leitura!

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES.

FENÍCIOS, HEBREUS E PERSAS.

Os fenícios conviveram e comerciaram com vários povos. Tiveram como vizinhos os hebreus que também viviam na região onde está o atual Estado de Israel. Com os persas, além do comércio, os fenícios ainda tiveram que enfrentá-los como inimigos devido à expansão do Império Persa.

POVOS ANTIGOS DO ORIENTE MÉDIO.

Depois de Egito e Mesopotâmia, vamos compreender outras três civilizações importantes: Fenícia, Pérsia e Hebraica.

+info

ALFABETO FENÍCIO

De onde vieram os Hebreus?

O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acressentaram outras letras. (pag.2)

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão. (pag.4)

ECONOMIA, POLÍTICA E CULTURA DOS FENÍCIOS.

Construíram grandes e imponentes navios que permitiram expandir seu comércio. Ergueram portos e viajavam longas distâncias realizando trocas de mercadorias como madeira de cedro, o vidro, o marfim e corantes.

Os fenícios dedicavam-se ao artesanato chegando a inventar o vidro transparente. Na agricultura, cultivavam olivas e vinhas, e se dedicaram especialmente à pesca e ao comércio marítimo. Ampliaram as técnicas de tingimento de tecidos. Destaca-se o tingimento com a tonalidade púrpura, feito a partir de um molusco e que era muito procurado pela elite. Dessa cor vem a palavra "fenício".

+info

O ALFABETO FENÍCIO

Por: Mônica Apolinário.

Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação.

Pressionados por essa necessidade, os fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto.

+info

CANAÃ

A TERRA PROMETIDA

"E nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra (Canaã), terra que mana leite e mel. (Dn 26:9)r"

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.A historiadora Karen Armstrong afirma que é difícil fazer a comprovação sobre muitos dos relatos sobre a história de Abraão, uma vez que foram escritos quase mil anos depois de terem ocorrido.

Inclusive, existem historiadores que tratam os israelitas como um povo que surgiu no seio dos cananeus. De toda forma, no relato bíblico, vimos que os hebreus eram um povo estrangeiro que se estabeleceu em Canaã.

+info

HEBREUS NO EGITO

A TERRA PROMETIDA

Karen Armstrong fala que a história do Êxodo é mais um mito que demonstra um surgimento do povo e da nação de Israel. Não se sabe se essa migração aconteceu em grande número ou se apenas algumas tribos migraram. Acredita-se que a chegada dos hebreus ao Egito coincidiu com o momento em que os hicsos dominavam a região, o que garantiu uma boa recepção aos hebreus.Fala-se até de uma possível cooperação hebraica com os hicsos, e a expulsão deles acabou sendo prejudicial aos hebreus, uma vez que os egípcios supostamente teriam decidido vingar-se, escravizando todos os hebreus. Essa escravização teria se mantido até 1300 a.C., quando Moisés surgiu como libertador.

A respeito desse período, a tradição bíblica ainda fala sobre a migração dos hebreus para a região do Egito, supostamente, por volta de 1700 a.C. Os motivos seriam uma escassez de alimentos que afetou toda a região de Canaã. O objetivo da mudança para o Egito seria o de estabelecer-se nas terras férteis das margens do Rio Nilo.Essa ida ao Egito foi alvo de diversos questionamentos a começar pelo fato de que, novamente, o relato bíblico não responde a todas as perguntas dos historiadores e, portanto, é encarado mais como uma mito de criação, um mito que mais deu certo sentido à história hebraica do que necessariamente verdade histórica.

+info

OS HEBREUS E A BÍBLIA.

Os hebreus eram um povo seminômade que se estabeleceu e se fixou na região da Palestina (chamada de Canaã, na Antiguidade). A reconstrução da história desse povo é um grande desafio para os historiadores, sobretudo pela falta de fontes históricas e de evidências que comprovem determinados acontecimentos.Uma das grandes fontes que trazem detalhes sobre a história hebraica é a Bíblia, o livro sagrado do cristianismo.

Entretanto, essa fonte histórica, assim como muitas outras, é utilizada com certo cuidado pelos historiadores, uma vez que muitas das narrativas são consideradas míticas, sendo interpretadas como mitos e não como relatos de eventos históricos. Assim, os relatos da Bíblia não são enxergados como verdades absolutas e passam por uma análise crítica por parte dos historiadores antes de serem utilizados.

MONARQUIA HEBRAICA

O último juiz hebreu teria sido Samuel, que, no final do século XI a.C., decidiu inaugurar a monarquia hebraica. A explicação para o surgimento da monarquia está relacionada com o enfraquecimento de assírios e egípcios. O enfraquecimento desses povos permitiu que outros povos se colocassem como ameaça aos hebreus, como os amonitas e os moabitas, além dos filisteus.

+info

O IMPÉRIO PERSA.

Os persas se estenderam por um largo território. Dentre as suas conquistas destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as regiões gregas da Ásia Menor.

Os persas constituíram uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. A Pérsia se localizava, principalmente, ao leste da Mesopotâmia, no atual território ocupado pelo Irã, que era chamado de Pérsia até 1935, quando mudou seu nome.

+info

FONTE: https://marsemfim.com.br/fenicios-grandes-navegadores/

FONTE: https://hav120151.wordpress.com/2015/04/03/arte-persa-detalhista/

FONTE: https://www.jornalciencia.com/especie-de-molusco-que-libera-tinta-extremamente-rara-desapareceu-do-mar-mediterraneo/

FONTE: https://istoe.com.br/53303_TEMPLO+DO+REI+SALOMAO/

FONTE: https://hav120151.wordpress.com/2015/04/03/arte-persa-detalhista/

FONTE: https://marsemfim.com.br/fenicios-grandes-navegadores/

TÁ LÁ NO YOU TUBE.

PERSAS

HEBREUS

FENÍCIOS

Videoaula sobre os Fenícios no canal: SE LIGA. Videoaula de uma tomada só sobre o Povo Fenício. Esses caras criaram o Alfabeto Fonético e fundaram um império marítimo. Manda a ver no vídeo pra saber mais.

Videoaula sobre os Hebreus no canal: HISTÓRIA AO QUADRADO.Veja quem foram os Hebreus, as principais características, contribuições e a a história do povo de Canaã, responsáveis pela expansão do monoteísmo.

Videoaula sobre o Império Persa no canal: NERDOLOGIA.Entenda que guerras médicas não eram o que parecem ser neste Nerdologia sobre o antigo Império Persa

+info

+info

+info

Em duplas realizar a elaboração de um QUADRO COMPARATIVO sobre os FENÍCIOS, HEBREUS E PERSAS. No quadro deverá ter informações sobre: LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, BASE ECONÔMICA, ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, ASPECTOS SOCIAIS E ELEMENTOS CULTURAIS.