Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Vulcanologia

Vulcanologia

1. Vulcanologia

8. Vulcanismo fonte de recursos naturais;

7. Perigos vulcânicos;

6. Vulcões e Tectónica de Placas;

5. Tipos de erupções;

4. Tipos de lava vulcânica;

3. Tipos de atividade vulcânica;

2. Dinamismo eruptivo;

Indice

Vulcanologia

A Vulcanologia estuda a formação, a distribuição, e a classificação de vulcões, tal como a sua estrutura e os tipos de materiais ejetados durante uma erupção (como piroclástes, lava, poeira, cinzas e gases vulcânicos). Muitas vezes a vulcanologia associa as erupções vulcanicas com outros processos geológicos em grande escala, como placas tectônicas, e terremotos.

Vulcanologia

Dinamismo eruptivo

Porque há erupções?

As erupçoes acontecem quando há um aumento de pressão na câmara magmática, sendo assim o magma forçado a sair das mesmas através de fendas nas rochas para espaços ou fendas mais superficiais, ou em alguns casos para a superfície. Este processo é faseado e pode demorar séculos até que ocorra uma erupção

Dinamismo eruptivo

Vulcanismo primario:

2. Central

1. Fissural

O vulcanismo primario é o processo pelo qual o magma proveniente do interior da Terra ascende à superfície em forma de lava, gases ou materiais sólidos (piroclastos) de diferentes dimensões, a formaçao natural por onde ocorre a erupção designa-se por aparelho vulcânico. Este tipo de vulcanismo está dividido em duas subdivisões, o vulcanismo primario central e fissural.

Vulcanismo primario fissural:

  • As erupçoes ocorrem ao longo de fraturas/ fendas que estao á superficie terrestre;
  • A lava expelida neste tipo de erupçao é básica;
  • Estas erupçoes ocorrem principalmente em zonas de rifte;
  • Estas erupçoes quando sao subaquáticas vão originar novos fundos oceânicos;
  • Estas erupçoes quando sao continentais/ submersas originam extensos planaltos de lava basáltica;

Vulcanismo primario central:

  • A erupçao neste tipo de vulcanismo acontece num aparelho vulcânico (vulcão);
  • possui uma chaminé cilindrica, uma cratera circular e centrada num cone mais ou menos elevado, por onde saem as lavas e os materiais piroclásticos;
  • As craterassao ligadas as chaminés cilindricas;
  • Esta atividade vulcanica tem como corespondencia a atividade continental
  • Crateras- A cratera é a abertura do cone vulcânico que se localiza no topo da chaminé vulcânica, podem existir crateras secundárias formando assim a chaminé secundária;
  • Câmaras magmáticas- As câmaras magmáticas são o local situado no interior da Terra, onde se acumula o material rochoso fundido(que nós deignamos de magma) a elevadas pressões e temperaturas.
  • Cone vulcânico principal- E uma elevação, geralmente em formato cónico, resultante da acumulação de materiais libertados nas sucessivas erupçõe, podendo diferir o seu aspeto com os diferentes tipos de lava;
  • Cone vulcânico secundário ou adventicio- Este cone resulta da emissão de material proveniente de fendas no cone principal, ficando assim localizando nos seus flancos;
  • Chaminés vulcânicas- As chaminés vulcânicas sao o canal no interior do aparelho vulcânico,que estabelece a ligação entre a câmara magmática e o exterior do aparelho vulcanico. Podemdo existir chaminés secundárias,

Aparelho vulcanico e sua constituiçao.

Os aparelhos vulcanicos sao constituidos por:

Vulcanismo secundário:

O vulcanismo secundario está associado ás atividades vulcanicas menos vilentas e destruidoras, e que nao tem a presença da libertaçao de magma nem piroclástos. Sendo assim os principais exemplos as nascentes termais, os géisers e as fumarolas.

Tipos de atividade vulcânica

Os principais tipos de atividade vulcânica sao a efusiva, a explosiva e a a mista. Ambas tem caracteristicas diferentes, diferindo principalmente no tipo de lava e de material expelido pelo aparelho vulcânico (vulcão).

Quais sao so tipos de atividade vulcânica e quais suas principais caracteristicas?

Tipos de atividade vulcânica

Efusiva

  • Ao contrário das explosivas, as lavas são muito fluidas, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com (derramamento) de lava abundante em altíssima temperatura
  • As lavas são rápidas e espalham-se por grandes distâncias. E se os terrenos forem planos, com o espalhar das lavas, foram-se os mantos de lava.
  • O cone do vulcão explosivo é alto;
  • As lavas deste vulcão são viscosas e têm dificuldade ao fluir o que impede a libertação dos gases, ocorrendo por isso violentas explosões;

Explosiva

  • Por conta da viscosidade da lava, por vezes não chega a se (derramar); isto forma estruturas arredondadas chamadas de domas ou cúpulas;
  • Maioria das vezes, a lava solidifica-se dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas que podem ficar evidentes na erosão do cone;

Mista

  • As erupções mistas são basicamente os dois outros tipos de vulcanismo num, alternando entre fases efusivas e fases explosivas
  • As explosões ocorrem pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que, em virtude das altas temperaturas, vaporiza-se, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, ocorre um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.

tipos de lava

Lava intermédia ou mista – São lavas principalmente de erupções vulcânicas do tipo Misto, é um tipo de lava com características intermédias entre as lavas ácidas e básicas.

Lava Viscosa ou Ácida – –São lavas principalmente de erupções vulcânicas do tipo explusivo, sâo também lava de baixas temperaturas, estas lavas são ricas emsílica e em gases. É uma lava que se move com muita dificuldade/viscosidade

As lavas podem-se distinguir como é mais abitual em:

  • Lava fluida ou lava básica – tem uma temperatura muito elevada, pobre em sílica e em gases. São lavas que se movem muito rapidamente e são características de erupções vulcânicas do tipo efusivo.

Tipos de lava

tipos de erupções

HAVAIANO

HAVAIANO - É de natureza efusiva na sua erupção, por isso, tendo características devulcões efusivos. O seu aparelho vulcânico é baixo e tem vertentes suaves. Exemplo desse tipo de vulcão são os vulcões das ilhas Stromboli.

tipos de erupções

ESTROMBOLIANO

ESTROMBOLIANO - É de natureza mista na sua erupção, então, alterna de características, acompanhados por ejeções de materiais piroclásticos normalmente bombas e lapilli. O seu aparelho vulcânico é cônico, mas com declives mais acentuados do que os havaianos. Exemplo desse tipo de vulcão é o vulcão, novamente, de Stromboli.

VULCANIANO

VULCANIANO - Este vulcão é de natureza expulsiva, o seu magma é viscoso, e a libertação dos seus gases faz com que haja explosões violentas e grande formação de lava. A lava ejectada é transformada em cinzas e blocos, chamados as pedras gomes. O seu aparelho vulcânico é um cone formado por cinzas litificadas. Exemplo desse tipo de vulcão é o Vesúvio.

PELEANO

PELEANO - Este vulcão é de natureza expulsiva, então a lava solidifica sob a forma de agulhas na parte superior da chaminé principal que vai impedir a libertação de gases, que faz aumentar a pressão e faz explosões violentas, formando uma nuvem ardente, que é densa, de alta temperatura e que desce em turbilhão ao longo das encostas. Exemplo desse tipo de vulcão é o vulcão, Montanha Pelada na ilha Martinica.

PLINIANO

PLINIANO - Este vulcão é de natureza expulsiva, e há uma profundidade considerável no interior do vulcão. Os gases, por causa do vapor de água, formam uma coluna de aproximadamente 30 Km na qual se espalham em forma de cogumelo, por isso acumula-se grandes quantidades de gases nos arredores do vulcão. Exemplo desse tipo de vulcão é o Pinatubo.

SURTSEYANO

SURTSEYANO - Esse tipo de vulcão está no oceano, então o magma ao entrar em contacto com a água a pequenas profundidades, cria violentas explosões, com nuvens de vapor e cinza, e às vezes pedras-pomes. Os produtos excluídos podem originar cones vulcânicos consolidados, então, com a emissão de lavas que podem actuar como uma proteção que lhes permita resistir à erosão, criando ilhas. Exemplo de uma ilha formada a partir de este processo, a ilha Surtsey, perto da Islândia.

Vulcões e Tectónica de Placas

  • 80% dos vulcões conhecidos coincidem comos limites destrutivos;
  • 5% dos vulcões conhecidos localizam-se no interior de placas litosféricas;
  • 15% dos vulcões conhecidos coincidem com os limites construtivos;

Como já sabemos, os vulcões tendem a concentrar-se em determinadas regiões (limitesentre placas tectónicas), coincidindo com regiões de elevada sismicidade:

Vulcões e Tectónica de Placas

perigos vulcânicos

Erupções explosivas- as erupções explosivas são muito violentas, e são acompanhadas por grandes explosões com a emissão de piroclastos(materiaissólidos) e uma provavel formação de grandes nuvens ardentes, devido a essas nuvens pode haver o bloqueio da radiação solar, redução da temperatura média global e extinções de seres vivo em massa.

Erupções efusivas- devido á fluidez da lava ela é mais rápida, formando-se grandes escoadas (rios de lava) que podem percorrer centenas de quilómetros com uma velocidade variável o que pode afetar diretamente diversas civilizações.

Como é evidente todos os tipos de erupções oferecem riscos para todos os seres vivos, mas cada tipo de erupçao (explosiva ou efusiva) vao ter riscos diferenciados:

perigos vulcânicos

Noticias atuais!

As erupções mais mortiferas desde o ano de 1500.

índice de explosividade vulcânica

Vulcanismo fonte de recursos naturais

As erupões vulcanicas são também uma boa forma de fertelizar terrenos agricolas por conta das sinzas e materiais expelidos pela erupção.

Mais ou menos 91% dos vulcões da Terra são submersos, ao passo que na terra existem cerca de 1500 de vulcões em atividade vulcanica. Os territórios próximos aos vulcões têm um grande potencial geotérmico que pode ser explorado para produzir energia renovável, como no caso da Usina de Cerro Pabellón, no Chile.

O calor da Terra utilizado para produzir energia geotérmica é o fruto de fenômenos naturais inerentes ao nosso planeta. As manifestações naturais da geotermia mais conhecidas são principalmente a atividade de vulcões, fumarolas, chuveiros boracíferos ou gêiseres, (atividade vulcânica).

Vulcanismo fonte de recursos naturais

FIM