Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Carla Ponte - Farsa de Inês Pereira

José Freire

Created on March 17, 2022

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Dimensão satírica, tipos de cómico, linguagem e estilo

Click here to edit this text

Esta página requer uma senha para acessar

1234

Personagens-tipo

  • a Alcoviteira (Lianor Vaz) e os Judeus (Latão e Vidal) - figuras gananciosas que agem com um fim económico;
  • o Vilão (homem do povo), lavrador (Pero Marques) - personagem rústica, serve para fazer rir a gente da corte com a sua ignorância e simplicidade;
  • o Escudeiro (Brás da Mata) - género de parasita, ocioso e vadio, que imita os padrões da nobreza - toca guitarra, verseja, faz serenatas, finge ser bravo, mas é medroso e explorador do Moço. Não trabalha e passa fome.
  • o Ermitão - há uma desconformidade entre os atos e os ideais, pois, em lugar de praticar a austeridade, a pobreza e a renúncia ao mundo, busca a riqueza e os prazeres mundanos.

Tipos de cómico1

Cómico de situação - baseia-se na intriga, no próprio desenrolar dos episódios, que podem provocar desencontros, contrastes, o inesperado ou o insólito.

Cómico de caráter - assenta na personalidade, no modo de ser da personagem, traduzindo-se, muitas vezes, na sua incapacidade para se integrar num determinado ambiente, meio social.

Cómico de linguagem - resulta da desadequação do que é dito ou do modo como é dito relativamente ao contexto envolvente; pode ser produzido através da ironia, do sarcasmo, de apartes ou de outros comentários, de trocadilhos e jogos de palavras, de expressões populares, de calão, entre outros meios.

1 Para acederes ao recurso interativo (vídeo com anotações) marcado com este símbolo , terás de entrar na tua conta da Aula Digital.

Linguagem e estilo

Nesta farsa vicentina, podemos identificar, entre outros, os seguintes recursos expressivos.

NUNES, Susana, e outros (2021), Preparação para o Exame Final Nacional 2022, Português 12.º ano, Porto, Porto Editora, pp. 85-88 (adaptado).