Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Vulcão Tungurahua
Afonso Rodrigues
Created on December 13, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
Transcript
Trabalho realizado por:Afonso Rodrigues, Pedro Lopes, Rodrigo Calçarão e Simão Mateus. 10ºA Nº2,21,22,25
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Biologia/Geologia, a pedido da professora Lurdes Martins, com o intuito de podermos explicar aquele que é o vulcão Tungurahua.
Vulcão Tungurahua
O Tungurahua faz parte dos mais de 50 vulcões do Equador e, juntamente com o Reventador e o Sangay, é atualmente um dos mais ativos no território do país.
Última erupção do vulcão
Dimensão do vulcão
Localização geográfica
História da atividade vulcânica
Caracterização da atividade vulcânica
Consequências e benefícios resultantes da atividade do vulcão
Última erupção do vulcão
A última erupção deste vulcão ocorreu em 2021 e foi lançada uma grande quantidade de rochas incandescentes e de cinzas até 10 km acima da cratera.A primeira e mais forte explosão durou 5 minutos mas foram registadas outras quatro explosões, igualmente fortes mas sem tanta violência.
Dimensão do vulcão
Este vulcão tem 5023m de altitude e 1554m de relevo.
Localização geográfica
Localiza-se no centro andino do Equador.
História da atividade vulcânica
Situado a cerca de 180 quilómetros a sudeste de Quito, o vulcão Tungurahua iniciou o seu processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de grande atividade com outros de relativa calma.
Caracterização da atividade vulcânica
De acordo com os especialistas, desde o desabamento, o vulcão tem sido reconstruído naturalmente, e hoje tem cerca de 5 mil metros de altura. No entanto, como foi observado pela equipa de pesquisadores, o "novo" flanco oeste já mostra sinais de deformação por causa do magma. “O suprimento de magma é um dos vários fatores que podem causar ou contribuir para a instabilidade do flanco vulcânico. Portanto, embora exista um risco de possível colapso da lateral, a incerteza desses sistemas naturais também significa que ele pode permanecer estável", afirmou Hickey. "No entanto, é definitivamente algo que precisamos estar atentos no futuro."
Consequências e benefícios resultantes da atividade do vulcão
Como benefícios temos: o estudo da estrutura interna da Terra, a fertilidade dos solos, a produção de energia elétrica em centrais geotérmicas, a produção de betão resistente a partir de lava, as estâncias termais, o aproveitamento do calor para cozinhar, a atracão turística e a exploração de minério.
Como nem tudo é positivo, há também a existência de possíveis mortes, a destruição de construções humanas, a destruição de biodiversidade e habitats e a contaminação da atmosfera.
ENORME ERUPÇÃO DO VULCÃO TUNGURAHUA
https://www.youtube.com/watch?v=Tvcs__KJA20