Tabela Periódica
António Mateus; nº3- 4792
Bernardo Pedro; nº6- 4831
Maria Dias; nº23- 7303
Marta Campos; nº24- 7308
Matilde Lopes; nº25- 7309
Trabalho de grupo de Física e Química A
Antoine Lavoisier-1743
Antoine Lavoisier apresentou em 1789 uma tabela onde constavam todas as 33 substâncias conhecidas à época. Nesta tabela Lavoisier agrupou estas substâncias em categorias baseadas nas propriedades químicas de cada elemento criando quatro grupos de elementos:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
Jonh Dalton- 1766
John Dalton acreditava que toda a matéria era composta por átomos indestrutíveis e indivisíveis, tendo cada átomo um peso que o caracterizava identificando o seu elemento, visto que Dalton defendia que os átomos de um dado elemento teriam todos o mesmo peso. Dalton definiu desta forma que a massa do hidrogénio seria 1 e que a do oxigénio seriam, portanto, 8 hidrogénios, visto que na altura Dalton pensava que a constituição da água seria HO.
O maior contributo de Dalton para a tabela periódica foi a realização de que todas as substâncias químicas se combinavam e/ou decompunham em outras substâncias químicas com diferentes pesos e proporções de elementos químicos
Curiosidade #1
Anos mais tarde os cientistas Alexander von Humboldt e Joseph Louis Gay-Lussac perceberam que esta proporção não estaria correta e sugeriram que 1 átomo de hidrogénio correspondia a meio átomo de oxigénio, o que ainda estaria incorreto. Apenas mais tarde, o cientista Amadeo Carlo Avogadro concluiu que a fórmula da água seria H O.
1 H => 1/2 O
H O
Johann Döbereiner-1780
Johann Döbereiner formulou a Lei das Tríades ao concluir que a massa atómica do Estrôncio era equivalente à média das massas atómicas do Cálcio e do Bário formando a sua primeira tríade, isto é, conjuntos de 3 elementos com propriedades semelhantes cuja média das massas atómicas do 1º e 3º elemento é equivalente à massa atómica do 2º elemento da tríade. Atualmente os elementos constituintes destas tríades fazem parte dos mesmos grupos de elementos.
exemplo
16
15
17
Julius Lothar Meyer- 1830
Julius Lothar Meyer, foi um cientista alemão, que embora não tão reconhecido como Dmitry Mendeleiev, realizou um trabalho igualmente importante.
Assim como Mendeleiev, Lothar Meyer desenvolveu, independentemente, uma classificação periódica dos elementos químicos. Contudo, pelo facto de Mendeleyev ter publicado a sua tabela primeiro que Meyer, a 1869, esta ficou com o mérito e reconhecimento.
O volume atómico, utilizado por Meyer na sua tabela, representa a relação que se dá entre a massa molar dos átomos em causa e a densidade do elemento químico que esses átomos tendem a formar.
Fórmula do volume atómico: VA = M/Ds
Alexander Chancourtois-1810
Alexandre Chancourtois, Parisiense, contribuiu com a observação da periocidade dos elementos químicos. Foi um dos primeiros a classificar os elementos e a formar uma tabela periódica.
Observou a periodicidade das propriedades físicas e químicas dos elementos. Chancourtois propôs que as propriedades dos elementos fossem as propriedades dos números e reparou que estas propriedades se repetiam de sete em sete elementos.
TITLE HERE
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
+ Info
Curiosidade #2
Em 1669, um mercante e alquimista amador alemão, Hennig Brand, tentou criar uma Pedra Filosófica: um objeto que supostamente poderia transformar metais em ouro puro.
Ele aqueceu resíduos de urina fervida e um líquido escorreu e irrompeu em chamas. Esta foi a primeira descoberta do fóforo.
Dmitri Mendeleiev- 1834
Dmitri Mendeleiev, foi um químico russo que realizou uma descoberta extraordinária: um sistema capaz de classificar todos os elementos químicos. Mendeleiev começou a desenvolver a tabela periódica, organizando os elementos químicos por massa atómica. Ele previu a descoberta de outros elementos e deixou espaços abertos na tabela periódica para eles.
Info
Henry Moseley acabaria por fornecer à comunidade científica uma classificação esquemática mais rigorosa.
Jonh Newlands- 1837
John Newlands, foi o primeiro homem a organizar os elementos químicos, conhecidos até à época, em função da massa atómica relativa.Em 1864, John Newlands criou a Lei das Oitavas, onde agrupou os elementos químicos em famílias, verificando a semelhança das propriedades químicas e físicas desses mesmos elementos.
Ao desenvolver a sua ideia, Newlands organizou os elementos por ordem crescente das massas atómicas relativas, criando 7 grupos de 8 elementos, vindo essa ideia a ser organizada na conhecida tabela -“Lei das Oitavas”.
William Ramsay- 1852
William Ramsay, tal como muitos outros, deu um grande contributo para a construção da tabela periódica. Ao descobrir o Néon, o Árgon, o Crípton e o Xénon, mostrou que estes se juntavam ao Hélio e ao Rádon, formando um novo grupo na tabela periódica: os gases nobres. Além disto, Ramsay também fez descobertas no campo da radioatividade, como a confirmação da teoria da desintegração de Rutherford, que consistia na afirmação que a partícula alfa (partícula composta por dois neutrões e dois protões resultante do decaimento do rádon, descoberta de Ramsay) era um átomo de Hélio.
Marie Curie-1867
Marie Curie foi uma cientista polonesa que descobriu o polónio e o rádio em 1897. No início das suas pesquisas, Marie e o seu marido, constataram que os sais de Tório eram capazes de emitir raios semelhantes aos dos sais de Urânio. Verificaram que certos minerais de urânio tinham radiações mais intensas que o correspondente teor em urânio, devido à presença de elementos ainda desconhecidos.
Curiosidade #3
Alguns elementos têm o nome de cientistas, planetas ou figuras mitológicas famosas. Einsteinium tem o nome de Albert Einstein, enquanto germânio, amerício e gálio foram nomeados após os locais em que foram descobertos. O urânio foi nomeado logo após a descoberta de Urano. Os nomes de alguns elementos vêm da mitologia. Por exemplo, o tório deve o seu nome ao deus escandinavo do trovão, Thor. O titânio, por sua vez, tem o nome dos titãs gregos.
Ernest Rutherford-1871
Ernest Rutherford, foi um físico e químico neozelandês que descobriu a emissão de raios alfa e beta:
- Enquanto trabalhava na Universidade McGill em Montereal, identificou as radiações alfa e beta como duas radiações distintas e estudou algumas das suas propriedades.
Estudou as radiações emitidas pelo elemento rádio, realizou diversas pesquisas sobre o movimento de iões e sobre o urânio. Durante estas últimas, constatou que um tipo de radiação emitido pelo elemento era facilmente bloqueado por uma folha fina de metal.
1911
1909
1908
1901
Niels Bohr- 1885
Niels Bohr, um físico dinamarquês, fundou a chamada física dos átomos ou física quântica. Em 1913, propôs um modelo para o átomo de hidrogénio fundamentado em conceitos preliminares da teoria quântica. A sua descoberta partiu dos estudos sobre o núcleo atómico de Rutherford, da mecânica quântica de Max Planck e das ideias de Albert Einstnein ao constatar que os eletrões se movimentam em órbitas definidas em torno do núcleo, nas quais não emitem radiação, e que, para mudar de órbita, emitem ou absorvem uma pequena quantidade de energia.
Henry Moseley-1887
Henry Moseley, um físico britânico, começou por melhorar a espectometria de raios x, que havia sido introduzida recentemente. O trabalho de Moseley forneceu uma fundação experimental firme para as intuições de Mendeleev, resultando num posicionamento mais preciso dos elementos na tabela periódica. Isaac Asimov disse que a morte de Moseley: - “foi provavelmente a morte da guerra mais dispendiosa para a humanidade.”
tITLEHERE
Glenn Theodore Seaborg - 1912
Glenn Theodore Seaborg foi um dos grandes contributos para a criação da bomba atómica. Os seus conhecimentos foram essenciais para uma longa pesquisa sobre a química nuclear realizada pela Comissão da Energia Atómica.
+92
Antes de falecer, Seaborg, recebeu 9 prémios, entre os quais o Prémio da Comissão de Energia Atómica de Enrico Fermi em 1959, pelo seu trabalho excecional no campo da química nuclear e a sua liderança em assuntos científicos e educacionais e o Prémio Nobel da Química em 1951.
Curiosidade #4
A tabela periódica pode não ser capaz de se prolongar até 137 elementos. O físico Richard Feynman previu que, se existir, nunca seremos capazes de observar o 137º elemento.
Isso iria acontecer porque, teoricamente, os elétrões do elemento 137 orbitariam à velocidade da luz. Hipoteticamente, os elétrões do elemento 139 orbitariam ainda mais rápido do que a velocidade da luz, tornando-o impossível dado o conhecimento científico de hoje.
pela vossa atenção!
Trabalho realizado por: António Mateus; Bernardo Pedro; Maria Dias; Marta Campos; Matilde Lopes; 10º1B
2021/2022
tg fq- tabela periódica
martacampos2006
Created on December 3, 2021
done
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Visual Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Higher Education Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
Explore all templates
Transcript
Tabela Periódica
António Mateus; nº3- 4792 Bernardo Pedro; nº6- 4831 Maria Dias; nº23- 7303 Marta Campos; nº24- 7308 Matilde Lopes; nº25- 7309
Trabalho de grupo de Física e Química A
Antoine Lavoisier-1743
Antoine Lavoisier apresentou em 1789 uma tabela onde constavam todas as 33 substâncias conhecidas à época. Nesta tabela Lavoisier agrupou estas substâncias em categorias baseadas nas propriedades químicas de cada elemento criando quatro grupos de elementos:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
Jonh Dalton- 1766
John Dalton acreditava que toda a matéria era composta por átomos indestrutíveis e indivisíveis, tendo cada átomo um peso que o caracterizava identificando o seu elemento, visto que Dalton defendia que os átomos de um dado elemento teriam todos o mesmo peso. Dalton definiu desta forma que a massa do hidrogénio seria 1 e que a do oxigénio seriam, portanto, 8 hidrogénios, visto que na altura Dalton pensava que a constituição da água seria HO.
O maior contributo de Dalton para a tabela periódica foi a realização de que todas as substâncias químicas se combinavam e/ou decompunham em outras substâncias químicas com diferentes pesos e proporções de elementos químicos
Curiosidade #1
Anos mais tarde os cientistas Alexander von Humboldt e Joseph Louis Gay-Lussac perceberam que esta proporção não estaria correta e sugeriram que 1 átomo de hidrogénio correspondia a meio átomo de oxigénio, o que ainda estaria incorreto. Apenas mais tarde, o cientista Amadeo Carlo Avogadro concluiu que a fórmula da água seria H O.
1 H => 1/2 O
H O
Johann Döbereiner-1780
Johann Döbereiner formulou a Lei das Tríades ao concluir que a massa atómica do Estrôncio era equivalente à média das massas atómicas do Cálcio e do Bário formando a sua primeira tríade, isto é, conjuntos de 3 elementos com propriedades semelhantes cuja média das massas atómicas do 1º e 3º elemento é equivalente à massa atómica do 2º elemento da tríade. Atualmente os elementos constituintes destas tríades fazem parte dos mesmos grupos de elementos.
exemplo
16
15
17
Julius Lothar Meyer- 1830
Julius Lothar Meyer, foi um cientista alemão, que embora não tão reconhecido como Dmitry Mendeleiev, realizou um trabalho igualmente importante.
Assim como Mendeleiev, Lothar Meyer desenvolveu, independentemente, uma classificação periódica dos elementos químicos. Contudo, pelo facto de Mendeleyev ter publicado a sua tabela primeiro que Meyer, a 1869, esta ficou com o mérito e reconhecimento.
O volume atómico, utilizado por Meyer na sua tabela, representa a relação que se dá entre a massa molar dos átomos em causa e a densidade do elemento químico que esses átomos tendem a formar.
Fórmula do volume atómico: VA = M/Ds
Alexander Chancourtois-1810
Alexandre Chancourtois, Parisiense, contribuiu com a observação da periocidade dos elementos químicos. Foi um dos primeiros a classificar os elementos e a formar uma tabela periódica. Observou a periodicidade das propriedades físicas e químicas dos elementos. Chancourtois propôs que as propriedades dos elementos fossem as propriedades dos números e reparou que estas propriedades se repetiam de sete em sete elementos.
TITLE HERE
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
+ Info
Curiosidade #2
Em 1669, um mercante e alquimista amador alemão, Hennig Brand, tentou criar uma Pedra Filosófica: um objeto que supostamente poderia transformar metais em ouro puro. Ele aqueceu resíduos de urina fervida e um líquido escorreu e irrompeu em chamas. Esta foi a primeira descoberta do fóforo.
Dmitri Mendeleiev- 1834
Dmitri Mendeleiev, foi um químico russo que realizou uma descoberta extraordinária: um sistema capaz de classificar todos os elementos químicos. Mendeleiev começou a desenvolver a tabela periódica, organizando os elementos químicos por massa atómica. Ele previu a descoberta de outros elementos e deixou espaços abertos na tabela periódica para eles.
Info
Henry Moseley acabaria por fornecer à comunidade científica uma classificação esquemática mais rigorosa.
Jonh Newlands- 1837
John Newlands, foi o primeiro homem a organizar os elementos químicos, conhecidos até à época, em função da massa atómica relativa.Em 1864, John Newlands criou a Lei das Oitavas, onde agrupou os elementos químicos em famílias, verificando a semelhança das propriedades químicas e físicas desses mesmos elementos.
Ao desenvolver a sua ideia, Newlands organizou os elementos por ordem crescente das massas atómicas relativas, criando 7 grupos de 8 elementos, vindo essa ideia a ser organizada na conhecida tabela -“Lei das Oitavas”.
William Ramsay- 1852
William Ramsay, tal como muitos outros, deu um grande contributo para a construção da tabela periódica. Ao descobrir o Néon, o Árgon, o Crípton e o Xénon, mostrou que estes se juntavam ao Hélio e ao Rádon, formando um novo grupo na tabela periódica: os gases nobres. Além disto, Ramsay também fez descobertas no campo da radioatividade, como a confirmação da teoria da desintegração de Rutherford, que consistia na afirmação que a partícula alfa (partícula composta por dois neutrões e dois protões resultante do decaimento do rádon, descoberta de Ramsay) era um átomo de Hélio.
Marie Curie-1867
Marie Curie foi uma cientista polonesa que descobriu o polónio e o rádio em 1897. No início das suas pesquisas, Marie e o seu marido, constataram que os sais de Tório eram capazes de emitir raios semelhantes aos dos sais de Urânio. Verificaram que certos minerais de urânio tinham radiações mais intensas que o correspondente teor em urânio, devido à presença de elementos ainda desconhecidos.
Curiosidade #3
Alguns elementos têm o nome de cientistas, planetas ou figuras mitológicas famosas. Einsteinium tem o nome de Albert Einstein, enquanto germânio, amerício e gálio foram nomeados após os locais em que foram descobertos. O urânio foi nomeado logo após a descoberta de Urano. Os nomes de alguns elementos vêm da mitologia. Por exemplo, o tório deve o seu nome ao deus escandinavo do trovão, Thor. O titânio, por sua vez, tem o nome dos titãs gregos.
Ernest Rutherford-1871
Ernest Rutherford, foi um físico e químico neozelandês que descobriu a emissão de raios alfa e beta:
- Enquanto trabalhava na Universidade McGill em Montereal, identificou as radiações alfa e beta como duas radiações distintas e estudou algumas das suas propriedades.
Estudou as radiações emitidas pelo elemento rádio, realizou diversas pesquisas sobre o movimento de iões e sobre o urânio. Durante estas últimas, constatou que um tipo de radiação emitido pelo elemento era facilmente bloqueado por uma folha fina de metal.1911
1909
1908
1901
Niels Bohr- 1885
Niels Bohr, um físico dinamarquês, fundou a chamada física dos átomos ou física quântica. Em 1913, propôs um modelo para o átomo de hidrogénio fundamentado em conceitos preliminares da teoria quântica. A sua descoberta partiu dos estudos sobre o núcleo atómico de Rutherford, da mecânica quântica de Max Planck e das ideias de Albert Einstnein ao constatar que os eletrões se movimentam em órbitas definidas em torno do núcleo, nas quais não emitem radiação, e que, para mudar de órbita, emitem ou absorvem uma pequena quantidade de energia.
Henry Moseley-1887
Henry Moseley, um físico britânico, começou por melhorar a espectometria de raios x, que havia sido introduzida recentemente. O trabalho de Moseley forneceu uma fundação experimental firme para as intuições de Mendeleev, resultando num posicionamento mais preciso dos elementos na tabela periódica. Isaac Asimov disse que a morte de Moseley: - “foi provavelmente a morte da guerra mais dispendiosa para a humanidade.”
tITLEHERE
Glenn Theodore Seaborg - 1912
Glenn Theodore Seaborg foi um dos grandes contributos para a criação da bomba atómica. Os seus conhecimentos foram essenciais para uma longa pesquisa sobre a química nuclear realizada pela Comissão da Energia Atómica.
+92
Antes de falecer, Seaborg, recebeu 9 prémios, entre os quais o Prémio da Comissão de Energia Atómica de Enrico Fermi em 1959, pelo seu trabalho excecional no campo da química nuclear e a sua liderança em assuntos científicos e educacionais e o Prémio Nobel da Química em 1951.
Curiosidade #4
A tabela periódica pode não ser capaz de se prolongar até 137 elementos. O físico Richard Feynman previu que, se existir, nunca seremos capazes de observar o 137º elemento. Isso iria acontecer porque, teoricamente, os elétrões do elemento 137 orbitariam à velocidade da luz. Hipoteticamente, os elétrões do elemento 139 orbitariam ainda mais rápido do que a velocidade da luz, tornando-o impossível dado o conhecimento científico de hoje.
pela vossa atenção!
Trabalho realizado por: António Mateus; Bernardo Pedro; Maria Dias; Marta Campos; Matilde Lopes; 10º1B
2021/2022