Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Racionais MC's

Nicoli Coutinho

Created on November 24, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Zen Presentation

Transcript

Racionais MC's

Sobrevivendo no inferno

Amanda, Gabriel, Giovanni, Nicoli e Pedro Pedroso.

O Racionais MC's

Apresentação

Racionais MC's

O grupo era composto por Mano Bronw, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Sua história se iniciou em SP no ano de 1988 no Clube do Rap quando Mano Brown e Ice Blue (Já eram uma dupla na época) foram ver o Edi Rock e o KL Jay tocarem já que eles tinham uma enorme admiração pelo trabalho deles.

Racionais MC's

Um tempo depois em 1988, os quatro participaram do álbum Coletânea Brasil vol 1, com destaque nas músicas "Pânico na Zona Sul" e "Beco sem saída".

Racionais MC's

Foi a partir dai e do contato com outros rappers que surgiu então os Racionais MC's e mais tardar o 1° álbum "Holocausto Urbano" era lancaçado, os primeiros shows eram feitos e com o passar do tempo se tornaram respeitados e conhecidos nas periferias.

"Eu vim da selva, sou leão, sou demais pro seu quintal"

Racionais MC's

Mano Bronw(Pedro Pereira)

Ice Blue(Paulo Eduardo)

Racionais MC's

Edi Rock(Edivaldo Alves)

KL Jay(Kleber Simões)

Álbum

Sobrevivendo no inferno

  • Lançamento: 1997
  • Gravadora: Cosa Nostra
  • Considerado uma marca no cenário do hip hop nacional;
  • Ajudou a aumentar a autoestima do povo da periferia, dando voz aos oprimidos pelo medo.
  • Gêneros: Gangsta Rap; Political Hip Hop
  • + de 1,5 milhões de cópias

Sobrevivendo no inferno

  • O álbum traz letras que abordam a história, racismo, política, exclusão social e a luta por direitos.
  • Retratam o cotidiano dos negros que vivem nas periferias, os sentimentos de revolta e a luta para sobreviver diariamente.

Sobrevivendo no inferno - Contexto

  • Na época quem governava era Fernando Cardoso, sua política neoliberal tinha a ideia de uma democracia racial, ou seja, passavam a promissa de que não existia mais racismo, mesmo que o ambiente social dissese o contrário, pois diariamente ainda haviam pessoas negras de periferia que sofriam preconceito em suas vidas.

Sobrevivendo no inferno - Contexto

  • Ideais políticos e a realizade nas quebradas eram totalmente divergentes;
  • Era por meio das músicas dos Racionais que esses jovens se encontravam, reconheciam a complicada realidade que viviam, já que isso não ocorria em seus ambientes escolares;

Música

Tô ouvindo alguém me chamar

Análise da música

Por meio do eu lírico a música conta sobre a vida de marginalidade, criminalidade e drogas.No começo o herói é o bandido, dando a entender que aquela vida é legal, cheia de lucros e poder, porém no decorrer da letra vemos que esse é um caminho sem volta, o errado, cheio de arrependimentos.

Análise da música - Parte que retrata a vida de bandido como boa

Todo ponta firme, foi professor no crime Também mó sangue frio, não dava boi pra ninguém Puta aquele mano era foda! Só moto nervosa Só mina da hora Só roupa da moda Deu uma pá de blusa pra mim Naquela fita na butique do Itaim Mas sem essa de sermão, mano, eu também quero ser assim Vida de ladrão não é tão ruim!

Análise da música - No final ao perceber que vai morrer o eu-lírico muda de ideia

("Aí mano, o Guina mandou isso aqui pra você") Mas depois do quarto tiro eu não vi mais nada Sinto a roupa grudada no corpo Eu quero viver Não posso estar morto! Mas se eu sair daqui eu vou mudar Eu tô ouvindo alguém me chamar

Dez minutos atrás, foi como uma premonição Dois moleques caminhando em minha direção Não vou correr, eu sei do que se trata Se é isso que eles querem Então vem, me mata! Disse algum barato pra mim que eu não escutei Eu conhecia aquela arma, é do Guina, eu sei! Uma 380 prateada, que eu mesmo dei Um moleque novato com a cara assustada

Curiosidades/fatos

  • O nome do grupo é uma refência ao disco "Racional" do Tim Maia e é uma maneira de se afastar do rap da geração anterior, já o MC vem de Run DMC ( grupo de rap americano que influenciou o grupo).

Curiosidades/fatos

  • Em 2018 a Unicamp divulgou a lista de obras obrigatórias para o vestibular de 2020, e entra elas estava o álbum "Sobrevivendo no Inferno".

Fim