Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Linguagem Formal X Linguagem Informal LCS

.m1@

Created on November 15, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Interactive Card

Happy Holidays Mobile Card

Halloween Discount Code

Interactive Halloween Card

Halloween Invitation

Ghost Letter

Wanted interactive card

Transcript

LINGUAGEM FORMAL XLINGUAGEM INFORMAL

Vamos conversar sobre linguagens e suas variantes, porque é importante saber diferenciar os seus usos .Irei apresentar duas situacões diferentes: Formal e Informal.

Não existe a forma certa ou errada em relação à língua.

A língua é viva!!!!

VÍDEOINTRODUTÓRIO

1:54 minutos

CONCEITO

LINGUAGEM:Capacidade de interação por meio da palavra oral ou escrita, gestos e imagens. Seu uso tem por objetivo a produção de sentido, ou seja, o entendimento entre as pessoas envolvidas no processo comunicativo.

Classificação das Linguagens

Linguagem Culta

Caracterizada pelo uso correto das normas gramaticais. Exemplo: Você aceita ir ao cinema comigo? Fala e escrita formal, com pronúncia clara e correta das palavras. Exemplo: Estava e não tava.

Classificação das Linguagens

Linguagem Coloquial

Não há preocupação com as normas gramaticais. Linguagem espontânea, regionalista,informal. Uso de expressões do dia a dia. Uso de gírias (vocabulário nomentâneo e novo ou antigo que passa por novos sentidos, usados para grupos específicos). Vocabulário Simples.

FORMAS DE USO

LINGUAGEM INFORMALEscreve como se fala, Girias, Regionalismo Contexto de informalidade Charges, crônicas e literatura.

LINGUAGEM FORMAL Textos didáticos, científicos, informativos. Documentos oficiais e jurídicos Provas, exames e redações Mídia formal, literatura clássica.

Variação situacional ouSituação contexto

É muito importante prestar atenção na seguinte situação:

Em uma loja de skate: Vendedor: E aí mano como voce está! Ele pode falar assim. Situação: loja é informal (skate) Contexto: loja informal , o cliente é um jovem, assim como o vendedor .

Em uma loja de terno: Vendedor: Olá, boa tarde!Como posso te ajudar. Situação: Loja formal (mesmo que o cliente esteja trajando roupa esporte) Contexto: loja formal, mesmo se cliente e vendedor jovem.

ATENÇÃO

A língua varia de acordo com o lugar, com a situação comunicativa ou, até mesmo, com nosso interlocutor – a pessoa com quem falamos ou a quem escrevemos. Isso é o que chamamos de VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Diferenças da linguagem formal e informal Charge linguagem formal e informal

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras.

Exemplos

Exemplo!!!!

Linguagem culta Amo-te, você é minha vida.

Linguagem coloquial Te amo, você é minha vida.

Tem gente demais ali. Linguagem coloquial Tem: forma verbal do verbo ter, está no lugar do verbo haver. Há gente demais ali.

Exemplo!!!

Dica:

Na Linguagem culta não podemos começar as orações com pronome oblíquos. 1ª me mim, comigo - 2ª te ti, contigo - 3ª lhe, o, a, se ele, ela, si, consigo Plural 1ª nos nós, conosco - 2ª vos vós, convosco - 3ª lhes, os, as, se eles, elas, si, consigo.

ATIVIDADE

Ao fazerem uso da linguagem coloquial, os falantes utilizam: a) linguagem formal/padrão da língua, porém, escrita da mesma forma como é pronunciada pelos falantes. b) linguagem informal, siglas e gestos. c) linguagem informal, gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua. d) linguagem não verbal, como gestos, mímicas e desenhos. e) linguagem verbal escrita a partir de siglas e abreviações.

Letra c c) linguagem informal, gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua

Resposta explicada!!!!

A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Dessa forma, é comum empregarmos gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da língua.

VAMOS PRATICAR!!!!

Me liga, Me chama, Me diz que Me ama.

Pronome Me começando a oração caracteriza linguagem.....................................

Até a próxima aula!