Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Linguagem Formal X Linguagem Informal LCS
.m1@
Created on November 15, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Interactive Card
View
Happy Holidays Mobile Card
View
Halloween Discount Code
View
Interactive Halloween Card
View
Halloween Invitation
View
Ghost Letter
View
Wanted interactive card
Transcript
LINGUAGEM FORMAL XLINGUAGEM INFORMAL
Vamos conversar sobre linguagens e suas variantes, porque é importante saber diferenciar os seus usos .Irei apresentar duas situacões diferentes: Formal e Informal.
Não existe a forma certa ou errada em relação à língua.
A língua é viva!!!!
VÍDEOINTRODUTÓRIO
1:54 minutos
CONCEITO
LINGUAGEM:Capacidade de interação por meio da palavra oral ou escrita, gestos e imagens. Seu uso tem por objetivo a produção de sentido, ou seja, o entendimento entre as pessoas envolvidas no processo comunicativo.
Classificação das Linguagens
Linguagem Culta
Caracterizada pelo uso correto das normas gramaticais. Exemplo: Você aceita ir ao cinema comigo? Fala e escrita formal, com pronúncia clara e correta das palavras. Exemplo: Estava e não tava.
Classificação das Linguagens
Linguagem Coloquial
Não há preocupação com as normas gramaticais. Linguagem espontânea, regionalista,informal. Uso de expressões do dia a dia. Uso de gírias (vocabulário nomentâneo e novo ou antigo que passa por novos sentidos, usados para grupos específicos). Vocabulário Simples.
FORMAS DE USO
LINGUAGEM INFORMALEscreve como se fala, Girias, Regionalismo Contexto de informalidade Charges, crônicas e literatura.
LINGUAGEM FORMAL Textos didáticos, científicos, informativos. Documentos oficiais e jurídicos Provas, exames e redações Mídia formal, literatura clássica.
Variação situacional ouSituação contexto
É muito importante prestar atenção na seguinte situação:
Em uma loja de skate: Vendedor: E aí mano como voce está! Ele pode falar assim. Situação: loja é informal (skate) Contexto: loja informal , o cliente é um jovem, assim como o vendedor .
Em uma loja de terno: Vendedor: Olá, boa tarde!Como posso te ajudar. Situação: Loja formal (mesmo que o cliente esteja trajando roupa esporte) Contexto: loja formal, mesmo se cliente e vendedor jovem.
ATENÇÃO
A língua varia de acordo com o lugar, com a situação comunicativa ou, até mesmo, com nosso interlocutor – a pessoa com quem falamos ou a quem escrevemos. Isso é o que chamamos de VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Diferenças da linguagem formal e informal Charge linguagem formal e informal
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras.
Exemplos
Exemplo!!!!
Linguagem culta Amo-te, você é minha vida.
Linguagem coloquial Te amo, você é minha vida.
Tem gente demais ali. Linguagem coloquial Tem: forma verbal do verbo ter, está no lugar do verbo haver. Há gente demais ali.
Exemplo!!!
Dica:
Na Linguagem culta não podemos começar as orações com pronome oblíquos. 1ª me mim, comigo - 2ª te ti, contigo - 3ª lhe, o, a, se ele, ela, si, consigo Plural 1ª nos nós, conosco - 2ª vos vós, convosco - 3ª lhes, os, as, se eles, elas, si, consigo.
ATIVIDADE
Ao fazerem uso da linguagem coloquial, os falantes utilizam: a) linguagem formal/padrão da língua, porém, escrita da mesma forma como é pronunciada pelos falantes. b) linguagem informal, siglas e gestos. c) linguagem informal, gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua. d) linguagem não verbal, como gestos, mímicas e desenhos. e) linguagem verbal escrita a partir de siglas e abreviações.
Letra c c) linguagem informal, gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua
Resposta explicada!!!!
A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Dessa forma, é comum empregarmos gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da língua.
VAMOS PRATICAR!!!!
Me liga, Me chama, Me diz que Me ama.
Pronome Me começando a oração caracteriza linguagem.....................................
Até a próxima aula!