Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Anfíbios [slide]

Haylla Santos

Created on November 9, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Anfíbios

ANFÍBIOS

Principais indivíduos; características; reprodução; classificação;

Kamilly e Haylla

Os anfíbios são animais vertebrados e possuem uma pele permeável (porosa), se encaixam na classe Amphibia e filo Chordata. Esta classe está dividida em três tipos de anfíbios: Os Anuras, Urodelas e Apodas. Também são animais ectotérmicos.

ECTOTÉRMICO: Que consegue mudar de temperatura de acordo com o ambiente em que está.

  • ANUROS: São anfíbios que não possúem cauda e seus ossos são adaptados para a locomoção à saltos. Na fase larval esses animais se alimentam de microorganismos e algas, porém, na fase adulta se tornam carnívoros, alimentando-se de pequenos moluscos e artrópodes (lacraias, aranhas, borboletas, etc).

>

Sapo

  • URODELOS: Já esses anfíbios possuem caudas, possuem patas curtas e corpos alongados. São semelhnates a lagartos mas a difereça é que eles não possuem escamas. Alguns vivem como aquáticos a vida toda, são carnívoros desde a fase larval e em alguns casos, essas larvas podem se tornar canibais, alimentando-se da sua própria espécie.

<

Tritão

Anfíbio em fase larval

Salamandra

  • APODAS: Não possuem membros, seu corpo é como de uma cobra ou verme, vivem escondidos em lugares úmidos, como riachos e se alimentam de pequenos vertebrados. Também são Gimnofionas.

Cecília

ou

Cobra-Cega

CARACTÉRÍSTICAS PRINCIPAIS GERAL DOS ANFÍBIOS

- Pele úmida e lisa;- Respiração Cutânea: Troca de gases através da pele; (É uma respiração adicional) - Dentes pequenos; - Boa parte da estrutura do corpo é ossificado; - Pecilotérmicos (Possuem sangue frio); - Não possuem escamas;

REPRODUÇÃO

A reprodução no caso dos Anuras (sapo, rã, perereca) é sexuada e externa (ou seja, acontece fora do corpo da fêmea), onde o macho abraça a fêmea e ela libera seus óvulos, o macho lança sobre eles os gametas, fecundando-a. Os ovos gerados são deixados na água até que os girinos nasçam.

Os Urodelas (tritões, salamandras) possuem uma forma de reprodução sexuada externa nos Cryptobranchoidea e Sirenidae, mas mas em outras Salamandras o contato é interno. Ambos acasalam na água e por lá já liberam os ovos. O desenvolvimento dos filhotes pode ser iniciado pela fase larval ou direta, depende da espécie.

Os Apodas (cobra-cega) também fazem reprodução sexuada interna e seus filhotes já nescem desenvolvidos. São ovovíparos, pois os ovos ficam dentro de si até o fim da formação, o que não acontece nas situações anteriores onde os ovos são lançados para fora do corpo da mãe.

FIM <3