Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Gripe Espanhola - Feira de Ciências 2021

Maria Clara Sasdelli

Created on October 26, 2021

Feira de Ciências PUC Minas 2021.

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Video

Akihabara Video

Essential Video

Space video

Season's Greetings Video Mobile

End of the Year Wrap Up

Christmas Promotion Video

Transcript

Grupo:Carlos OliveiraMaria Clara Sasdelli

Feira de Ciências 2021/2º

Gripe Espanhola

“A doença começa como o tipo comum de gripe, mas os doentes desenvolvem rapidamente o tipo mais viscoso de pneumonia jamais visto. Duas horas após darem entrada no hospital, têm manchas castanho-avermelhadas nas maçãs do rosto e algumas horas mais tarde pode-se começar a ver a cianose estendendo-se por toda a face a partir das orelhas, até que se torna difícil distinguir o homem negro do branco. A morte chega em poucas horas e acontece simplesmente como uma falta de ar, até que morrem sufocados. É horrível. Pode-se ficar olhando um, dois ou 20 homens morrerem, mas ver esses pobres-diabos sendo abatidos como moscas deixa qualquer um exasperado.”

Fonte: https://hospitaldocoracao.com.br/novo/midias-e-artigos/artigos-nomes-da-medicina/gripe-espanhola-a-mae-de-todas-pandemias/

O que foi a Gripe Espanhola?

História, Causa, Sintomas e Tratamentos.

Sintomas

Dores musculares e nas articulações; Dor de cabeça; Insônia; Febre; Cansaço; Dificuldade respiratória e falta de ar; Laringite, faringite e pneumonia; Dor abdominal; Aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos; Proteinúria, nefrite, coriza e tosse.

TRATAMENTO

Era indicado como forma de tratamento dos sintomas:Repouso;Beber água; Boa alimentação. É importante lembrar que como não existia vacina contra o vírus, na época. Os médicos receitavam a aspirina, um anti-inflamatório, para aliviar a dor e reduzir a febre dos doentes, quinino, medicamento usado para malária e outras coisas da época. Não existiam aparelhos respiradores e nem os antibióticos e os vírus não eram vistos pelos microscópios existentes. Não existia um tratamento realmente eficaz.

Os primeiros casos foram registrados nos Estados Unidos, sendo o soldado Albert Gitchell o primeiro casso confirmado, em 11 de março de 1918, sendo seguido por mais 1110 diagnósticos na semana seguinte.

Espalhou-se mais rapidamente por conta da movimentação causada pela Primeira Guerra Mundial, sendo espalhada entre as tropas e difundida pelo mundo.

Chegando no continente europeu, foi levada ao restante do mundo devido o transporte internacional de mercadorias, assim, todos os continentes habitados foram afetados pela doença, escapando apenas os locais mais remotos, como o Norte da Islândia e as ilhas das Samoa Americana, na Oceania.

IMPACTO DA GRIPE NO MUNDO

O surto da doença causou uma crise no sistema de saúde por onde passava devido a grande demanda de pessoas doentes, sendo umas das medidas de proteção o isolamento social com o fechamento de igrejas, escolas e comércios, assim como o uso de máscaras em alguns países.

Em algumas partes do mundo ainda colonizadas, como alguns países do continente africano e asiático, foram as que mais registraram casos de morte, podendo ser atrelado à condição social, como na Índia, onde cerca de 20 milhões de pessoas, em sua maioria jovens de castas baixas, morreram.

As estatísticas mostram que durante a pandemia da Gripe Espanhola, houveram entre 50 a 100 milhões de mortos ao redor do mundo, tendo sido a Índia um dos locais mais afetados.

A Gripe Espanhola chegou no Brasil em setembro de 1928, espalhando-se por todas as regiões do país, ocasionando cerca de 35 mil mortes.

Acredita-se que a gripe chegou ao Brasil, quando passageiros do navio britânico Demerara, vindo de Lisboa, em Portugal, desembarcaram infectados em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Além de militares que prestavam serviço no exterior desembarcaram doentes em Pernambuco.

Um dos infectados pela doença foi Rodrigues Alves, quinto presidente do Brasil, tendo sido substituído pelo vice-presidente Delfim Moreira, que, por sua vez, se tornou o primeiro presidente interino do Brasil.

A GRIPE NO BRASIL

Algumas dicas não comprovadas de tratamento se espalharam pelo país, sendo um deles, uma mistura de cachaça, mel e limão que prometia curar a infecção, receita parecida com a caipirinha, que, segundo especialistas, surgiu nesta época se tornando uma paixão nacional.

Devido à demora das autorias para a tomada de medidas emergenciais, 65% da população adoeceu. Só no Rio de Janeiro foram registrados mais de 14 mil óbitos pela doença, enquanto em São Paulo ao menos 2 mil morreram. Segundo relatos, o medo de sair nas ruas e ser contaminado era tão grande que os corpos dos mortos permaneciam por dias ou até semanas nas ruas. Grande parte das vítimas da Gripe Espanhola foram enterradas como indigentes e em valas coletivas.

Onde tinha a gripe espanhola no mundo?

era uma PANDEMIA ?

França, Reino Unido, India, Rússia, China e Japão

Estados Unidos

Brasil

O que é uma

pandemia?

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Fonte: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia

Relação

PANDEMIA / COVID

Atualmente estamos vivendo uma pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, conhecido como Covid 19. Atinge, hoje, o mundo todo e já com mais de 4 milhões de mortes.

OBRIGADO