Full screen

Share

Show pages

Bumba meu Boi

Alunas: AmAnda, isabella, laura, emilly
1ª série A

Trabalho de sociologia
Bumba meu Boi

Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

bumba meu boi

Amanda Mouro Pereira

Created on September 30, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Bumba meu Boi

Alunas: AmAnda, isabella, laura, emilly1ª série A

Trabalho de sociologia

Bumba meu Boi

Origem:

Surgiu a partir de uma lenda nordestina na época em que o ciclo do gado era de extrema importancia para economia local, no século XVIII. Geralmente essa festividade ocorre em junho. Uma festa popular, com predominância nas regiões Norte e Nordeste. Os primeiros registros oficiais dessa festividade era predominante entre os negros, o que gerou um descontentamento na sociedade elitista da época. Em 1861, a manifestação cultural foi proibida, sofrendo uma paralisação de sete anos.

Lenda

A história está ligada à um casal de escravisados, chamados Pai Francisco e Mãe Catirina. Catirina estava grávida e começou a ter desejos por língua de boi. Seu marido, para atender o desejo da esposa gestante, matou o boi mais bonito de seu senhor. Quando o dono da fazenda notou a morte do animal, convocou curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. O boi voltou à vida, e toda comunidade o celebrou com uma grande festa. Francisco e Catirina receberam o perdão do dono do boi.

Como é a festa?

A celebração inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. As cores se misturam em um ambiente festivo e popular. A música envolve instrumentos como o violão, cavaquinho, pandeiro, chocalho, matraca, triangulo e etc. Na história teatral é encenada a lenda do boi. Comidas como tapioca, peixe e carne de búfalo eram servidas no festival.

Músicas típicas:

Fim

Next page

genially options