Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Metodologias e estratégias de aprendizagem ativas

António Tomás

Created on September 26, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas

START

Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas

São novas formas de abordar o ensino-aprendizagem com o aluno como principal agente de construção do conhecimento.

Os alunos estão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem, envolvidos na tomada de decisão ao escolher o caminho em que o conteúdo curricular é ensinado.

Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas

São abordagens pedagógicas centradas no aluno que passa a ser o principal responsável pela sua aprendizagem, atuando ativa e criticamente. O professor atua como um mediador, responsável por orientar os alunos e promover o seu envolvimento.

Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas

As metodologias ativas de aprendizagem são uma abordagem que envolvem ativamente os alunos com os conteúdos pedagógicos por meio de atividades de discussão, resolução de problemas, realização de projetos, estudos de caso, dramatizações, e outros métodos.

Estas abordagens de aprendizagem ativa colocam um grau maior de responsabilidade no aluno do que as abordagens passivas, no entanto, a orientação do professor é crucial na sala de aula de aprendizagem ativa.

Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas

De acordo com diversos autores ...

As metodologias ativas de aprendizagem que envolvem diretamente os alunos no processo de ensino têm um impacto significativo na aquisição de conhecimentos.

Diversas pesquisas referem que o nível de envolvimento dos alunos e o seu desempenho académico aumentam significativamente quando a tecnologia está presente na sala de aula.

Algumas metodologias ativas . . .

  • Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)
  • Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
  • Trabalho em grupo (Cooperative Learning)
  • Gamificação (Gamification)
  • Aprendizagem por resolução de problemas (PBL)
  • Design Thinking
  • Thinking-Based Learning
  • Competency-Based Learning

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

No modelo de Sala de aula invertida, o professor planeia oportunidades de aprendizagem para os alunos, disponibilizando materiais num formato organizado para a autoaprendizagem, que acontecerá fora da sala de aula, por exemplo, em casa. Em sala de aula, são realizadas as tarefas de questionamento e aprofundamento de conhecimento, num ambiente de aprendizagem mais personalizada e entre pares.

adaptado de Orientações para a metodologia Flipped Classroom - DGE

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Crédito do vídeo: bright blue

Aprendizagem baseada em projetos (PBL)

Project-based learning (PBL) or project-based instruction is a student-centered teaching method that encourages learning through engaging, real-world, curriculum-related questions or challenges.

This question or challenge must: • Be open-ended • Encourage students to apply skills and knowledge they’ve developed in your classes • Allow students to take their own approaches to develop an answer and deliver a product

Driven by critical thinking, it’s often interdisciplinary and encourages students to take a rewarding-yet-challenging road to skill-building and knowledge acquisition through a nuanced learning process.

Aprendizagem baseada em projetos (PBL)

Credito do vídeo: Sprouts

Trabalho em grupo (Cooperative Learning)

Esta metodologia assenta na constituição de grupos de 3 a 6 pessoas, onde cada membro tem uma função específica e para concretizar os objetivos é necessário interagir e trabalhar de forma coordenada. É uma aprendizagem cooperativa, sob a orientação do professor, onde o objetivo final é sempre comum e depende do sucesso de cada membro no desempenho das suas tarefas.

Os proponentes deste modelo teorizam que trabalhar em grupo melhora a atenção, o envolvimento e a aquisição de conhecimento pelos alunos.

Trabalho em grupo (Cooperative Learning)

Crédito do vídeo: Teachings in Education

Gamificação (Gamification)

Game based learning é uma abordagem que utiliza jogos com o objetivo de otimizar a experiência de aprendizagem. Nesse caso o jogo permite a compreensão de questões específicas através de simulações, tentativa e erro e resoluções de problemas típicos de jogos.

Gamificação (Gamification)

Crédito do vídeo: Teachings in Education

Aprendizagem por resolução de problemas (PBL)

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia de ensino que promove uma aprendizagem ativa centrada nos alunos, confrontando-os com problemas complexos do mundo real.

Os alunos são levados a problematizar, refletir e atribuir significado às suas aprendizagens, à medida que encontram as respostas para os problemas que lhes são apresentados. Nesse sentido, esta metodologia, para além de favorecer competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, estimula o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a comunicação.

Aprendizagem por resolução de problemas (PBL)

Crédito do vídeo: Maastricht University

Design Thinking

A aplicação do Design Thinking (DT) é resultado do metodo utilizado pelos designers industriais para resolver problemas e satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Quando aplicado à educação, este modelo permite identificar com maior precisão os problemas individuais de cada aluno.

A metodologia Design Thinking foi criada para encontrar soluções ao invés de focar nos problemas, buscando uma abordagem voltada para o ser humano, onde o maior objetivo é o desenvolvimento de habilidades como criatividade, colaboração e empatia.

Design Thinking

Credito do vídeo: Sprouts

Credito do vídeo: InVision

Thinking-Based Learning

Um dos aspetos mais referidos na aprendizagem é a necessidade de mostrar aos alunos como trabalhar com as informações que recebem na escola.

The thinking-based learning is an educational model whose aim is to teach the developing of skills such as reasoning or critical thinking. It is a methodology focused on teaching how to think and decision-making. Thanks to this system, learning based on memorization is relegated to the background and leads the student to a more conscious and focused understanding.

The objective, therefore, is the development of thought and reasoning for a greater autonomy when facing any challenge.

Thinking-Based Learning

Competency-Based Learning

A Aprendizagem Baseada em Competências (CBL) representa um conjunto de estratégias para a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e o estabelecimento de hábitos de trabalho.

Learners work individually, usually online, rather than in cohorts. If learners can demonstrate that they already have mastery of a particular competency or skill, through a test or some form of prior learning assessment, they may be allowed to move to the next level of competency without having to repeat a prescribed course of study for the prior competency. Competency-based learning attempts to break away from the regularly scheduled classroom model, where students study the same subject matter at the same speed in a cohort of fellow students.

Competency-Based Learning

Crédito do vídeo: @officeofinnovationforeduca1261

Eureka!

Obrigado pela vossa atenção