Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

7 ano - Navegações

enemculturapop

Created on September 7, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Zen Presentation

Transcript

as grandes navegações

Start

Até o século XV as rotas de navegação passavam pelo Mar Mediterrâneo.

No século XV, o Império Otomano dominou as rotas de comércio no Mediterrâneo.

Infográfico 1

PÉRIPLO AFRICANO

Infográfico 2

NOVA ROTA COMERCIAL

em 1498, vasco da gama chegou em calicute

Portugal procurou contornar o continente africano para fugir do domínio de Veneza e Gênova sobre o mar Mediterrâneo. O objetivo econômico era ter acesso direto aos valiosos produtos do Oriente.

atlântico supera o mediterrâneo em relevãncia para os fluxos comerciais

Portugal

Espanha

NAVEGAÇÃO PARA O OCIDENTE PARA CHEGAR AO ORIENTE

CONTORNO DA ÁFRICA PARA CHEGAR AO ORIENTE

1492 - Cristóvão Colombo consegue autorização para atravessar o Atlântico com o objetivo de chegar ao Oriente. Em 12 de outubro chegou na Ilha de Guanahani (San Salvador). 1497 - Américo Vespúcio anuncia a 'descoberta' de novas terras.

1415 - conquista de Ceuta 1437 - Cabo Bojador 1488 - Bartolomeu Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança 1498 - Vasco da Gama chega às Índias 1521 - circunavegação de Fernão de Magalães

Infográfico 3

Colombo viajou na direção do Ocidente para atingir Calicute

Ele acreditava na esfericidade da Terra

Mas essa direção era errada!!!

Faz sentido. Em tese ele daria a volta no Globo e chegaria nas Índias.

Mas no meio do caminho havia uma pedra...

Isso mesmo! Ele acabou aportando em outro continente.

Ele morreu sem saber que havia "descoberto a América"

... por isso chamou os locais de índios.

a partir dos estudos de américo vespúcio. o nome "américa" apareceu em um mapa de 1507

E como surgiu o nome do continente?

Foi assim que os países ibéricos se tornaram tão poderosos

Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas

Mas havia disputa entre eles

A ideia era dividir o mundo por descobrir entre as duas potências marítimas.

tratado de tordesilhas

(ENEM/2014) À primeira vista que encontrei as ilhas, dei o nome de San Salvador, em homenagem à Sua Alta Majestade, que maravilhosamente deu-me tudo isso. Os índios chamam esta ilha de Guanaani. À segunda ilha dei o nome de Santa Maria de Concepción, à terceira, Fernandina, à quarta, Isabela, à quinta, Juana, e assim a cada uma delas dei um novo nome.

Cristóvão Colombo. Carta a Santangel, 1493. In: TODOROV, T. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

O processo de nomeação e renomeação realizado pelos europeus no contexto da conquista da América expressa a) a valorização da natureza americana, uma vez que ela era considerada por europeus o prémio pela conquista e colonização. b) o desejo de estabelecer comunicação com os indígenas, uma vez que a busca pelo ouro dependia do contato com os nativos. c) a tomada de posse do Novo Mundo, uma vez que renomear era impor aos povos indígenas os signos culturais europeus. d) o caráter sagrado da América, uma vez que fora considerada pelos europeus o paraíso terrestre em virtude da bondade dos nativos. e) a necessidade de orientação geográfica, uma vez que o ato de nomear permitia criar mapas para futuras viagens na América.

(PUC GO/2019) Em sua terceira expedição ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo adentrou pelo rio Orinoco, no atual território venezuelano. Assim ele descreveu aos reis católicos suas impressões: “[...] quanto mais andava, mais achava a água do mar doce e gostosa e, depois de muito navegar, cheguei a um lugar onde as terras me pareceram lavradas. [...] encontrei terras dignas de figurar entre as mais bonitas do mundo e muito povoadas [...] e ao ver tanta vegetação e beleza, resolvi ancorar e conhecer aquela gente, que logo veio em canoas até a nau, para pedir, da parte do cacique, que eu desembarcasse. E, quando viram que eu não pretendia atendê-los, insistiram com uma infinidade de canoas; vários usavam peças de ouro no pescoço, enquanto outros traziam pérolas amarradas nos braços.”

(COLOMBO, Cristóvão. Diários da descoberta da América. Porto Alegre: L & PM, 1999, pp. 180-181. Adaptado.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o olhar colonialista expresso por esse documento do “descobridor” da América: a) A profunda admiração e respeito que ele possuía para com a vontade das populações nativas. b) A atitude de só desembarcar quando convidado, pois os europeus não eram invasores nem destruidores das culturas locais. c) Tanto a admiração com a beleza dos territórios “descobertos” quanto o interesse pela riqueza fácil. d) A curiosidade e o interesse de tudo anotar, com pormenores, demonstrando interesse científico pelos modos de viver daqueles povos.

Filme: 1492

História Vs. Cristóvão Colombo

THANKS!