Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Química das Tatuagens

Artur Trivelin De Angeli

Created on September 7, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

H3C - CH2 - CH2 - CH3

Apresentando

Química das Tatuagens

1.

História

  • Em 1769, o navegador inglês James Cook, descobre pessoas tatuadas na Polinésia.

Homens e mulheres pintam o corpo. Na língua deles, isso se chama tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.

  • Porém, os primeiros registros de pessoas tatuadas são datados entre os anos de 3370 e 3100 antes de Cristo, já que em 1991 foi encontrado uma múmia humana com 61 tatuagens, conhecida como "Múmia do Similaun", ou "Homem de Ötzi". Nas margens do Rio Nilo, a sacerdotisa da Deusa Hator, Amunet, foi outra múmia encontrada que possuía tatuagens em sua pele.

Homen de Ötzi

James Cook

1.

História

  • A princípio, os romanos usavam as tatuagens para marcar pessoas escravizadas, ciminosos ou condenados. Mas com o passar dos anos, soldados usavam as tatuagens para identificar possíveis desertores e para simbolizar sua coragem e conquistas. Durante as Cruzadas, no século XI, soldados que tinham a cruz tatuada no corpo, deveriam ser enterrados como cristãos.
  • No Egito Antigo, mulheres eram tatuadas para serem identificadas como parte do hárem do faraó ou que passariam por rituais. Grávidas também eram tatuadas nas coxas, abdômen e peito, pois acreditava-se que isso protegeria o bebê.
  • Na China, as tatuagens eram marginalizadas e vistas como profanação do corpo. Entretanto, o grupo étnico que vivia às margens de Dulong, pintavam o rosto das mulheres acreditando que evitariam estupros de possíveis invasores.

1.

História

  • No Japão, a tatuagem era muito marginalizada e continua sendo até hoje, muito devido à Yakuza, máfia do país que marca os seus associados com tatuagens.
  • As tatuagens só chegaram ao Brasil em 1959, com o dinarmaquês Knud Harald Lucky Gegersen, cujo estúdio ficava em Santos e era frequentado contantemente por marinheiros. Aqui, as tatuagens também eram marginalizadas e mal vistas pela sociedade.

Knud Harald Lucky Gegersen

Tatuagem sendo feita sem máquina

1.2

Técnicas Antigas

  • Antes da invenção da máquina de tatuar, os procedimentos eram feitos com objetos pontiagudos capazes de perfurar a pele. No Japão, o bambu era afinado e usado. No Pacífico, eram usados um objeto para bater e um instumento feto de osso, bastante pontiagudo. Assim, a pele era perfurada e por cima dos ferimentos era passado carvão de noz-moscada. Além de bastante dolorosos, esses procedimentos eram extremamente lentos.

1.3

A Máquina de Tatuar

  • Um dos antepassados da máquina de tatuar foi criado por Thomas Edison. Ele desenvolveu um modelo de caneta elétrica capaz de perfurar papéis, permitindo que vários documentos fossem copiados de uma só vez.
  • Foi aí que Samuel O'Reilly, em 1891, percebeu certo potencial na invenção do estadunidense e usou a caneta elétrica de Edison como modelo para criar a primeira máquina de tatuar da história!

Patente da primeira máquina de tatuar

Patente da caneta elétrica

1.3

A Máquina de Tatuar

  • Com o tempo, surgiram as máquinas de bobina hidráulica, mais utilizadas hoje por garantirem mais precisão para os movimentos e traçados. Mas foi somente em 1929 que Percy Waters elaborou o design mais próximo ao que é usado hoje em dia, com o botão de liga/desliga e outros aparelhos metálicos.
  • Nos anos 2000, Carson Hill criou a máquina pneumática, que, por ser movida a gás, pode ser esterilizada muito mais facilmente em aparelhos de desinfecção, reduzindo os riscos de se fazer uma tatuagem. Já em 2009, a empresa Neuma criou uma máquina híbrida pneumática-elétrica, com um líquido antimicrobiano que é liberado sempre que as agulhas tocam alguma superfície ou tinta.

1.3

A Máquina de Tatuar

2.

A Química nas Tatuagens

  • As tatuagens estão presentes na sociedade há muito tempo, seja como forma de ritual religioso ou simplesmente pelo desejo de marcar a pele. Mas, as cores das tatuagens têm uma ligação diretam com a QUÍMICA.
  • A Tabela Periódica dos elementos químicos é um arranjo que permite não só verificar as características dos elementos, mas também fazer previsões de como esses elementos se comportam frente às reações. Os elementos da Família B são denominados "Elementos de Transição" e são objetos de estudo sobre as tatuagens.

2.

A Química nas Tatuagens

2.

A Química nas Tatuagens

  • Os Elementos de Transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos e devido a essas características são bastante utilizados na fabricação de vidros e nas tatuagens. Mas, isso NÃO acontece com todos os elementos da família B!
  • Os Elementos de Transição que têm seus orbitais completamente preenchidos, normalmente, não são coloridos. Isso acontece pois esses elementos possuem orbitais que permitem transições eletrônicas que absorvem radiações do espectro visível ou que causam emissão luminosa.

2.

A Química nas Tatuagens

Quando as transições eletrônicas fazem com que certas partes do espectros visível sofram mudanças, sendo coloridas aos nossos olhos.

Duas coisas podem acontecer para gerar as cores!

Quando as transições causam emissões luminosas, se tornando perceptíveis como uma cor.

2.

A Química nas Tatuagens

Naftol AS (cor vermelha)

Cu-Ftalocianina (cor azul)

Diarilídeo (cor amarela)

Clorinato Cu-Ftalocianina (cor verde)

2.1

Tipos de Tatuagens

  • Temporárias: São conhecidas como Tatuagens de Hena. Este nome povém da planta da qual é retirada a pigmentação: A Henna lausonia inermes. Essa planta é originária da Índia e países do Oriente Médio. Sua coloração é marrom ou ferrugem e não possui efeito tóxico. O risco está na adição de carbono e de substâncias contendo chumbo e mercúrio para a obtenção da cor preta.

2.1

Tipos de Tatuagens

  • Definitivas: como o próprio nome indica, são definitivas. O único modo de retirá-las é através de laser: um processo doloroso cujo resultado final não é muito satisfatório, pos no lugar da tatuagem fica uma cicatriz. A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele.

3.

Produção das tintas

As tintas de tatuagem são misturas complexas de:

  • Veículos: água, glicerina e outros derivados oxigenados;
  • Aditivos: polímeros, surfactantes, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), nanopartículas (NP) e polímeros;
  • Pigmentos: complexos orgânicos ou inorgânicos e NP.

3.

Produção das tintas

Óxido de Cobalto

Óxido de Zinco

Sal de Cobre

Carbonato de Chumbo

Óxido de Carbono

Dióxido de Titânio

3.

Produção das tintas

  • As tintas removíveis têm um funcionamento bem diferente. Elas são baseadas em corantes que podem ser absorvidos e degradados pelo organismo. O corante absorvível é envolvido numa cápsula transparente que garante a sua permanência na pele. Esta cápsula protetora é feita de um material sensível à luz, que se dcompõe quando irradiado com um laser apropriado, libertando assim as moléculas do corante. Estas serão absorvidas e metabolizadas pelo organismo e em algumas horas a tatuagem desaparece.

Remoção de uma tatuagem

Processo de remoção da tatuagem

3.1

Realização da tatuagem

  • As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado. É importante que a tinta seja colocada no local certo para evitar que a tatuagem seja removida. Se a tinta fosse colocada superficialmente, o processo de descamação da pele levaria à eliminação da tatuagem.

3.1

Realização da tatuagem

4.

Efeitos

  • Os riscos das tatuagens estão na maioria dos casos relacionados com o tipo de tinta utilizada, que podem ser tóxicas ao organismo. Além disso, podem haver contaminações, caso o ambiente não contenha a higiene necessária para o procedimento.
  • As tintas vermelha, laranja e amarela são as mais perigosas por conter composto azólico que se desintegra quando exposto ao sol, aumentando o risco de câncer. As cores verde e azul em tom metálico contém níquel e podem causar alergias. Por fim, a cor preta é a que possui menos riscos, mas podem conter substâncias tóxicas como a carbon black, que aumenta as toxinas no corpo.

4.

Efeitos

Alumínio: anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica. Cádmio: câncer de pulmões e próstata; lesão nos rins. Chumbo: cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral. Mercúrio: intoxicação do sistema nervoso central. Cobalto: fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte.Cromo: asma (bronquite); câncer. Titânio: câncer do trato respiratório.

4.

Efeitos

  • Os principais riscos de fazer uma tatuagem incluem: reação alérgica, inflamação do local, formação de queloides, risco de infecção, coceira ou manchas na pele, aparecimento de um halo escuro na tatuagem e aumento do risco de desenvolvimento de lesões benignas.

4.1

Dados

  • Entre 1% e 5% de todas as tatuagens que são feitas hoje em dia tem provocado algum tipo de infecção. Um estudo da Alemanha publicado em 2010 constatou que 67,5% das pessoas tatuadas revelaram ter alguma complicação, sendo que em 5% dos casos, o problema era permanente.
  • Até alguns anos, os problemas de saúde relacionados às tatuagens tinham a ver com a falta de higiene e condições precárias dos estabelecimentos, além de práticas comuns de umedecer a agulha com saliva. Porém, atualmente, a falta de regulamentação dos produtos usados nos desenhos vem causando problemas.

4.1

Dados

  • Especialistas alerta que o mair problema pode surgir a longo prazo,já que não se sabe ao certo como as tintas interagem com o organismos e, em muitos casos, tem-se observado que as reações demoram meses para surgir ou mesmo anos.
  • Um estudo realizado pelas autoridades suíças entre 2008 e 2013 sobre tintas de tatuagem encontrou 39 corantes orgânicos diferentes, sendo que nenhum tinha sido testado para uso em contato com a pele humana, embora o uso destes já era generalizado no período.

4.2

Cuidados

Não frequentar praia ou piscina nos primeiros 2 meses e aplicar uma boa camada de protetor solar sempre que se expor ao sol.

Exigir que todo o material seja novo e descartável.

Após ou ao fazer uma tatuagem, deve-se ter alguns cuidados para reduzir riscos de alguma complicação.

Fazer a tatuagem com um profissional devidamente capacitado.

Não doar sangue durante 1 ano após a realização da tatuagem.

Preferir tatuagens pequenas e pretas e não fazê-la em cima de pintas ou manchas.

Aplicar uma pomada ou creme cicatrizante ou antibiótica.

5.

Expectativas Futuras

  • Cientistas da Alemanha estão perto de criar tatuagens que sofrem alterações em seus pigmentos de acordo com os níveis de glicose, abulmina e pH no sangue, ajudando pessoas com doenças como diabetes e insuficiência renal, por exemplo. A abulmina é uma proteína que, em níveis baixos, aponta para problemas no rim ou no fígado, e em altos, pode indicar problemas cardíacos. Diabetes comprometem a capacidade do corpo de metabolizar os açúcares, por isso os níveis de glicose no sangue ficam sempre altos. Já alterações no pH fazem o sangue ficar mais ácido ou mais alcalino.
  • Ainda há uma estrada longa de testes até que elas possam ser usadas por médicos e pacientes, mas a tecnologia é promissora. O próximo passo é incluir receptores sintéticos nas tintas que as façam mudar sempre de cor. Ainda não foram feitos testes em humanos.

pH

Glicose

Abulmina

5.

Expectativas Futuras

  • Cientistas criam tatuagem que RECARREGA BATERIA COM SUOR. O adesivo abriga uma biobateria alimentada por lactato, uma substância muito semelhante ao ácido lático produzido durante o execício físico intenso e presente no suor. A técnica pode ser usada em breve para forncer energia para aparelhos de monitoramento cadíaco, relógios digitais e smartphones.
  • Em uma sessão de bicicleta ergométrica de intensidades variadas durante 30 minutos, gerou-se até 70 microwatts por centímetro quadrado de pele.
  • Wenzhao Jia é a cientista que conduz as pesquisas e disse que não buscava desenvolver uma biobateria, mas sim um aparelho de monitoração de lactato.

5.

Expectativas Futuras

Não é uma coisa só para atletas. A maioria das pessoas que se exercita quer saber como pode melhorar (a eficiência) do seu exercício físico.

5.

Expectativas Futuras

  • Para desenvolver o produto comercialmente, o laboraório precisa vencer o desafio de aumentar a produção de energia. Uma maneira seria tornar o aparelho mais sensível à substância. Outra alternativa seria incorporar várias células de biocombustível à tatuagem, conectadas em série ou em paralelo.
  • Outros passos futuros, segundo Jia, seria conectar aparelhos eletrônicos portáteis à tatuagem e criar uma forma de armazenar a corrente elétrica.
  • Vantagem de usar o corpo e não baterias convencionais, segundo Jia:

Elas podem ser recarregadas mais rapidamente e são mais seguras: não há risco de explosão ou vazamento de materiais tóxicos. E elas usam uma energia renovável: você.

Referências

https://www.tatuantes.com/pt/la-increible-historia-las-maquinas-tatuar/https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-da-tatuagem.htm https://helltattoo.com.br/conheca-a-historia-da-tatuagem/ https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/tatuagem.htm http://www.alcabones.com.br/historia-evolutiva-da-maquina-de-tatuagem/ https://inkertattoo.com.br/historia-da-tatuagem/ http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/cientistas-criam-tatuagem-que-recarrega-bateria-com-suor.html https://super.abril.com.br/saude/cientistas-criam-tatuagens-que-mudam-de-cor-quando-a-saude-nao-vai-bem/ http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-das-tatuagens

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/como-sao-feitas-as-tatuagens.htm#:~:text=tatuagens%20s%C3%A3o%20feitas%3F-,As%20tatuagens%20s%C3%A3o%20feitas%20por%20meio%20da%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20de%20tinta,at%C3%A9%20atingir%20o%20local%20adequado.https://www.tuasaude.com/riscos-e-cuidados-com-a-tatuagem/ https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/10/ciencia/1441880248_999343.html https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tatuagens-sobponto-vista-quimico.htm http://casaamericana.com.br/as-tatuagens-e-a-quimica/. https://petquim.wordpress.com/2014/08/07/tatuagens-sob-o-ponto-de-vista-quimico/ https://www.materiais.gelsonluz.com/2019/03/composicao-quimica-da-tinta-de-tatuagem.html https://findtattoo.com.br/curiosidades/conheca-a-historia-da-tatuagem-e-sua-evolucao/

3º QUINT A

OBRIGADO!

  1. Artur Trivelin De Angeli
  2. Laysa Breda Bisi
  3. Leonardo Rossoni Guasti
  4. Nicole Ricati Lazzarini
  5. Priscilla Santos da Rós