Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
arcadismo
Sabrina Stella
Created on September 6, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Interactive Hangman
View
Secret Code
View
Branching Scenario: Academic Ethics and AI Use
View
The Fortune Ball
View
Repeat the Sequence Game
View
Pixel Challenge
View
Word Search: Corporate Culture
Transcript
ARCADISMO
- o arcadismo se desenvolveu na passagem da idade moderna para a idade contemporânea (século XVIII e início do XIX)
- foi marcado pelas revoluções burguesas, que resultaram na ascensão política e econômica da burguesia e em seu maior acesso à cultura
- também é chamado de Neoclassicismo
O termo "arcadismo" liga-se às arcádias, grupos de poetas que procuravam resgatar as origens clássicas da poesia. Essa tradição estava presente em algumas ideias recorrentes, os lugares-comuns.
Arcadismo no Brasil
Formas Líricas
As formas líricas compunham uma gama ampla: éclogas, odes, madrigais, rondós, sonetos, liras, etc. Todas as formas compunham a chamada poesia pastoril, em que os poetas usavam pseudônimos de pastores. A produção épica em língua portuguesa deu continuidade a épica camoniana e a poesia satírica, de grande relevância no período, apresentavam um conteúdo pornográfico e ironizava as autoridades da época.
A produção árcade no Brasil, além de apresentar as características típicas desse movimento, como o respeito às regras de composição e a presença de temas clássicos, expõe a paisagem brasileira e a situação de impasses entre a Metrópole e a Colônia. A poesia desse período pode ser dividida em: poesia lírico amorosa - trabalha o tema Arcade do encontro entre o "eu lírico pastor" e sua amada. poesia épica - descreve partes da história do Brasil e a aproximação entre o europeu e o indígena. poesia satírica - critica e denuncia a situação política da época.
Nomes importantes: Manuel Maria Barbosa Du Bocage, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga