Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Performance: conceito e ação artística
sara-pluzzardi
Created on September 1, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Higher Education Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Relaxing Presentation
View
Nature Presentation
Transcript
BOOK PRESENTATION
performance: Conceito e ação artística
Flávio de Carvalho veste New look em sua performance pelas ruas do centro de São Paulo (SP), em 1956
Observe a imagem ao lado.
A linguagem da performance tem por fundamento a ação artística, que pode comunicar, instigar, provocar reflexões, criticar, poetizar. As açóes ocorrem em lugares específicos, como museu ou teatro, e também em locais públicos.
No Brasil, o cenário artístico das décadas de 1950 e 1960 mostra, por meio da arte contemporânea, que cada vez mais as obras de arte se articularam em diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, artes visuais, música, escultura, literatura, entre outras. Os recursos audiovisuais também fizeram parte da mistura. Essa proposição estética chegou a desafiar as classificações tradicionais da arte.
O artista modernista, arquiteto, escritor e músico Flávio de Carvalho (1899-1973) foi um dos pioneiros das performances no Brasil, a partir dos anos 1950. Esse fluminense de Barra Mansa escrevia a coluna "A moda e o novo homem", no jornal Diário de São Paulo, e dedicava-se ao estudo de trajes de várias épocas, inclusive a colegão de roupas femininas do francês Christian Dior chamada New Look. De olho no homem dos trópicos, criou em 1956 cada peça de seu traje pensando em sua função, ponderando sobre a anatomia masculina, o conforto e a praticidade.
Chamou-o de Experiência nº 3 e também de New Look, nome que se firmou. O traje compunha-se de uma blusa folgada de mangas curtas coberta por um tecido de nylon branco transparente, saiote branco pregueado, sandálias de couro cru, meias de bailarina ou arrastão e uma touca de cabeça tambenn transparente.Flavio de Carvalho passeou com o New Look pelas ruas de Sáo Paulo, chamando a multidão que o via para acompanhá-lo. O traje e a performance de certa provocaram uma reflexão sobre as convenções sociais vigentes na época.
Perguntas:
Quais são as características essa roupa? Será que ela é confortável? Agradável? Será que a sociedade estranharia a mudança de vestimenta? Há uma convenção cultural sobre isso? Como você percebe as relações entre arte e sociedade?
Atividade
Veja na fotografia como eram os trajes de trabalho e passeio característicos da década de 1950. Como as pessoas teriam reagido à provocação de Flávio de Carvalho? Se ocorresse hoje, ela ainda mexeriacom as pessoas e geraria reflexóes sobre o que vestimos? Por quê? Registre ideias e reflexões em seu caderno.
WRITE A TITLE HERE
Lorem ipsum dolor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.