Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Angústia - Graciliano Ramos

Amanda Pulini Dario

Created on August 25, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

Angústia Graciliano Ramos

University Logo

“Os livros idiotas animam a gente. Se não fossem eles, nem sei quem se atreveria a começar.”

Amanda Pulini Dario 1ºEM

09/09/2021

Biografia

Algumas obras que se destacaram: Caetés (1933) Vidas Secas (1938) São Bernardo (1934) Angústia (1936) A Terra dos Meninos Pelados (1939) Brandão Entre o Mar e o Amor (1942) Histórias de Alexandre (1944) Infância (1945) Histórias incompletas (1946) Insônia (1947)

  • Foi um escritor e jornalista brasileiro pertencente à segunda fase do modernismo (1930-1945).
  • Nasce em 27 de outubro de 1892 na pequena cidade de Quebrangulo, Alagoas.
  • Morre em 20 de março de 1953 no Rio de Janeiro.
  • 1915: Seus irmaõs e seu sobrinho morrem vítimas da epidemia da peste bulbônica.
  • Casa-se com Maria Augusta de Barros, com quem tem quatro filhos.
  • 1920: Morte de Maria Augusta.
  • 1928: Casa-se com Heloísa Leite de Medeiros, com quem tem outros quatro filhos.
  • 1933: Início de Angústia.
  • Em março de 1936 é preso em Maceió.
  • 1936: Publicação de Angústia.
  • 1980: Heloísa Ramos doa o Arquivo Graciliano Ramos ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Contexto Histórico

  • O relato de Luís da Silva corresponde em tempo e espaço ao momento em que Graciliano escreve o romance
  • Crise de 29
-Quebra da bolsa de Nova Iorque -Maior crise econômica da história do capitalismo
  • 1930: Ascensão de Getúlio Vargas por meio do golpe
-Graciliano Ramos foi preso pelo exército de Getúlio Vargas, acusado de subversão e associação ao comunismo, exilado em Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
  • Retrato da miséria
  • Em meados de 1900: Origem da República Velha e os primeiros anos da abolição da escravatura

Sobre o livro "Angústia"

Porque têm esse nome?

Angústia é o nome da obra porque é o eixo central da narrativa, tudo vem e volta para esse sentimento. Por isso, foco narrativo do romance é o monólogo interior. O narrador-personagem constrói os eventos com base em suas lembranças, em suas percepções, no local em que forma o sentimento angustioso. É um estado de delírio do personagem, sufocado pela angústia, não sabe diferenciar o real do irreal e até confessa ter a memória preenchida pela imaginação.

  • Angústia é um romance caracterizado pela autoanálise e pela introspecção, pois gira em torno das memórias e autoavaliações de Luís da Silva, um homem de vida trágica e psicológico atormentado.
  • 1° pessoa, tempo psicológico (sem cronologia exata, vários flashbacks)
  • Narrador não confiável
  • Uso da metalinguagem

Personagens

Julião Tavares: -Filho de um rico comerciante, galanteador, respeitado pela sociedade que o cerca. -Gerou abortos clandestinos encobertados pelo poder financeiro do pai. -Provoca asco em Luís da Silva, pelo fato de ser pegajoso e ter "voz pastosa".

Luís Pereira da Silva: -Funcionário público e nas horas vagas e noturnas, jornalista e escritor. -Frustrado, deprimido, tímido, solitário e impotente. -Apaixonado por Marina. -Sua angústia cresce no transcorrer das ações que o rodeiam. -Cresce nele a necessidade de vingança, a ponto de premeditar e cometer um ato criminoso contra Julião Tavares.

Vitória: -Empregada e "agregada" de Luís da Silva. -Entende tudo o que passa ao seu redor. -Roubava as moedas e escondia-as no quintal.

Lobisomem: -Velho, de hábitos reclusos e mal falado pela vizinhança, largamente acusado de abusar de suas três filhas.

Marina: -Moça pobre, vaidosa, fútil, tem sonhos mais altos que sua condição social e deixa-se levar facilmente pela lábia de Julião Tavares, embora ainda estivesse ligada a Luís da Silva. Depois de ficar grávida do amante, é abandonada e comete aborto.

Dona Mercedes: -Tem um amante rico e provoca inveja em Marina, que a toma como modelo

Personagens

Moisés: -Um dos poucos amigos de Luís da Silva. -Judeu, trabalhava com um tio e encontrava no amigo um de seus interlocutores. -Tem ideias comunistas e, por causa disso, é perseguido

Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva: -Avô de Luís da Silva, evocado pelas recordações do neto. -Entrou em decadência, mas fora senhor de engenho respeitado. -Casado com sinhá Germana.

Pimentel: -Amigo de Luís da Silva. -Jornalista e socialista. -Escreve críticas sobre a sociedade e política

Camilo Pereira da Silva: -Pai de Luís da Silva, herdeiro da decadência, indolente e sem perspectivas.

Sr. Ivo:-Amigo de Luís da Silva. -Pedinte, ladrão e bêbado. -Por vezes é acolhido por Luís

Dona Adélia e Seu Ramalho: -Pais de Marina, deixam-se levar por Julião Tavares, atraídos pelos presentes que ele lhes trazie pelas necessidades por que passavam.

Enredo:

-Luíz da Silva volta para o seu passado, remoendo memórias de sua infância e alimentando pessimismos sobre si mesmo e o mundo. -Resolve se fixar em Maceió onde se apaixona pela sua vizinha Marina e chegam até a marcar noivado. -Luíz descobre que Marina o estava traindo com Julião Tavares. -Era incapaz de afastar os pensamentos sobre Marina e Julião e começou a segui-los. -Descobriu que Julião também estava traindo Marina. -A antipatia de Luís por Julião Tavares nasce no primeiro encontro e continua como ódio até o momento do enforcamento. -Buscou no homicídio do rival sua vingança pessoal e uma forma de se livrar de seus fantasmas e alucinações. -Após a morte dele, Luís é acometido por uma profunda crise existencial que o levou ao fundo do poço, do qual emerge para escrever seu relato após trinta dias de profunda crise. -Volta para a sua casa completamente perturbado, sufocado pela angústia com medo de ser descoberto.

Parte Favorita

Currupaco, papaco, A mulher do macaco Ela fia, ela cose, Ela toma tabaco Torrada no caco.

Fontes:

https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/angustia/ https://beduka.com/blog/exercicios/questoes-sobre-o-livro-angustia/ https://beduka.com/blog/materias/literatura/resumo-do-livro-angustia-de-graciliano-ramos/ https://www.objetivo.br/arquivos/folhetos_obras_fuvest_unicamp/obra_fuvest_folheto_angustia.pdf https://www.todamateria.com.br/vida-e-obra-de-graciliano-ramos/ https://brasilescola.uol.com.br/literatura/angustia-romance-graciliano-ramos.htm https://pt.slideshare.net/clauheloisa/angstia-de-graciliano-ramos