Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A escultura no barroco brasileiro

sara-pluzzardi

Created on August 24, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

A escultura no Barroco Brasileiro

O Barroco manifestou-se no Brasil de maneira singular e marcante. Por sua grande capacidade de absorver características das culturas locais, esse estilo persistiu na produção artística por longo período, em contínua renovação no país. Foi na escultura que ocorreu a contribuição mais original da cultura luso-brasileira para a arte barroca. O uso da talha em madeira no interior das igrejas brasileiras equivale ao uso do mármore nas igrejas italianas As linhas sóbrias da arquitetura das igrejas coloniais ressaltam ainda mais os relevos ornamentados, que muitas vezes eram folhados a ouro ou pintados de cores vivas. A talha, como era chamada essa escultura ornamentada sobre grandes peças de madeira, estendia-se pelas paredes da nave principal, cobria altares laterais e em alguns casos forrava toclo o teto. Além dos entalhes que decoram as paredes, destacam-se nas igrejas barrocas brasileiras numerosas imagens esculpidas em madeira ou moldadas em barro cozido. Essas imagens, algumas vezes organizadas em grupos, podiam ser vistas como atores que encenavam um teatro devocional.

O Barroco brasileiro alcançou seu apogeu no isolamento das cidades mineiras na metade do século XVIII. Cada núcleo urbano tinha seu estilo próprio escultura em nnadeira. A efervescôncia criativa caracterizou essa época de opulência, em que provavelmente mais de 20 toneladas de ouro extraído da região eram enviadas anualmente a Portugal. O artista mais importante desse momento foi o mineiro Antônio Francisco Lisboa (c. 1730-1814), chamado de Aleijadinho. Filho de um mestre de obras português e de uma africana, esse artista autodidata talvez nunca tenha viajado para além das cidades mineiras. Pouco se sabe de sua vida, mas há registros de que em torno dos 40 anos de idade ele foi afetado por uma doença degenerativa que lhe causava dores e deformações, o que explica o apelido pelo qual se tornou conhecido. Aleijadinho não se limitou a repetir os modelos europeus. Em suas obras, observam-se formas expressivas cheias de espontaneidade e autenticidade.

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, é considerado a principal obra de Aleijadinho, o conjunto é formado pela igreja, o adro onde estão instaladas doze esculturas de profetas do Antigo Testamento, esculpidas em pedra-sabão, a escadaria e as seis capelas que contêm os passos da Paixão de Cristo.

Cidades mineiras: a partir dos • últimos anos do século XVII, foram encontradas jazidas de ouro nas terras que hoje correspondem ao estado de Minas Gerais. Depois de • dois séculos de colonização, pela primeira vez o interior do território passava a ser foco de interesse do governo português. A notícia da descoberta de ouro atraiu à região das minas um súbito afluxo populacional de outras regiões do Brasil e também de Portugal. Rapidamente surgiram pequenos núcleos urbanos, como Mariana, Sabará e Vila Rica, atualmente Ouro Preto.

Representação Aleijadinho e seus auxiliares foram responsáveis pelos conjuntos de esculturas em madeira expostos no interior das pequenas capelas que marcam os passos da Paixão de Cristo no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ao todo são 66 figuras que compõem sete cenas: Ultima Ceia, Horto das Oliveiras, Prisão de Cristo, Flagelação, Coroação de Espinhos, Subida para o Calvário (ou Cruz às Costas) e Crucificação.

Nesse conjunto de esculturas, Aleijadinho representou a subida de Cristo em direção ao Calvário como um cortejo, À frente do grupo há a figura de um arauto tocando trombeta, personagem sempre presente nas procissões que aconteciam nas ruas das cidades mineiras à época. No relato do episódio feito pelo apóstolo Lucas, que integra o Novo Testamento, Jesus fala tom duas mulheres que o seguiam aos prantos.

Aleijadinho, Subida paro o Calvório ou Cruz às Costas, 1796-1799. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, Minas Gerais, em foto

Passos da Paixão de Cristo: conjunto de sete (ou múltiplo de sete) cenas que representam os últimos episódios da vida de Cristo No arranjo das esculturas de Aleijadinho, as sete cenas foram montadas em seis capelas, reunindo-se os conjuntos da Flagelação e da Coroação de Espinhos em uma mesma capela.

Observe as esculturas representadas nesta página e responda: 1.Que elementos o escultor utilizou para compor um teatro devocional? 2.Como o escultor representou a "subida"? 3.Como são as vestimentas dos personagens? 4.Em sua opnião, de que maneira o artista trabalhou as peças de madeira a fim de realizar essa encenação?