Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
revolução federalista
Luca Gouveia
Created on August 24, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Revolução
Federalista
iniciar
causas
As principais causas da Revolução Federalista foram: - Insatisfação dos federalistas com o domínio político de Júlio de Castilhos (presidente do RS) do Partido Republicano Rio-grandense. - Disputa política entre dois grupos políticos gaúchos: Os chimangos (pica-paus) eram defensores do governo de Júlio de Castilhos, da centralização política, do presidencialismo, do positivismo e do governo federal. Já os maragatos (federalistas) queriam tirar Júlio de Castilhos do poder do RS, implantar um sistema descentralizado, baseado no parlamentarismo. Os federalistas eram também contrários à política implantada pelo governo federal após a Proclamação da República e exigiam uma revisão da constituição.
Príncipais líderes
A revolução foi dividida em dois grupos diferentes, já que desejavam caminhos diferentes para a República brasileira. Um dos líderes eram Júlio de Castilho líder dos republicanos o grupo também era conhecido como chimangos, Júlio era aliado do presidente Floriano Peixoto e eles defendiam que o presidente tivesse amplos poderes para fundar a República. O outro grupo era federalista também conhecido como maragatos e o seu líder era Gaspar Silveira Martins eles defendiam a separação do poder e a implantação do parlamentarismo.
Júlio de Castilhos, líder dos republicanos, ou chimangos, que participou da Revolução Federalista.
como foi?
Durante os dois anos de conflito, a Revolução Federalista foi marcada pela violência e crueldade de ambos os lados. Os vencedores não tiveram piedade dos vencidos, chegando ao extremo de degolarem aqueles que já tinham morrido no campo de batalha.
Júlio de Castilhos foi eleito presidente do estado do Rio Grande do Sul, em 1893. Os federalistas não aceitaram sua eleição e se rebelaram. Os maragatos dominaram a fronteira com o Uruguai e exigiram a deposição de Castilhos do poder gaúcho. O presidente Floriano Peixoto enviou tropas federais para apoiar seu aliado. Apesar de o governo gaúcho receber apoio das tropas federais e da polícia estadual, os maragatos venceram os primeiros confrontos. A Marinha, que já havia se revoltado contra Floriano, juntou-se aos maragatos para participar da guerra. Esse apoio contribuiu para reforçar a presença federalista no norte do Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. Com a derrota em outras frentes, os maragatos concentraram seus esforços em terras gaúchas.
Como terminou?
A revolução terminou em agosto de 1895 quem estava no governo era Prudente de Moraes que recebeu o nome de "pacificador ". Prudente assinou um tratado de paz com os Margatos assim ficou combinado a derrota deles.
consequências
A república consolidou-se no governo Floriano Peixoto. As forças opositoras que questionavam o autoritarismo do Executivo ou buscavam restaurar o modelo monárquico foram duramente banidas. O Exército reformou sua presença na república ao participar ativamente das rebeliões contra o governo federal. Mesmo não estando na presidência, os militares não se afastaram da política. Movimentos iniciados nos quartéis contra o poder civil começam a ser organizados no começo do século XX.
onde aconteceU?
A revolução aconteceu no sul do brasil
Curiosidades
- A revolução federalista também ficou conhecida como a “Revolução da Degola”, posto que o degolamento era comum, com o intuito de poupar armas e munições. Nesse contexto, muitos Federalistas e Republicanos foram degolados, aproximadamente 2 mil vítimas.
- Numa população de um milhão de pessoas, a Revolução Federalista deixou cerca de 12 mil mortos, dentre pica-paus e maragatos.
Fontes
◈ https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolucao-federalista.htm ◈ https://www.todamateria.com.br/revolucao-federalista/ ◈ https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/revolucao-federalista.htm ◈ Imagens retiradas do google
Trabalho História
Trio> Maria Fernanda> Júlia Silva> Luca Gouveia> 901> Componente Curricular = História > Ana Paula