Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil do século XXI
Mariana Maciel
Created on August 21, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil do século XXI
Mariana, Luan, Thiago, Gustavo e Igor
Texto 1:
- A prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social. Ela contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para formação do indivíduo e é capaz de abrir oportunidades para toda vida.
- Quando orientados de maneira correta, os exercícios funcionam como peças-chave para aprender a ter mais empatia e respeito.
- O futebol, por exemplo, auxilia no desenvolvimento do pensamento estratégico, na colaboração do grupo, na interação social, assim como na corrida e na força.
texto 2:
- Todos nós já nos deparamos com a história de alguém que teve sua vida verdadeiramente transformada pelo esporte. Não é raro se deparar com pessoas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão social. Como é o caso de pessoas com deficiência que encontraram nas práticas esportivas a sua fonte de recuperação e fortalecimento.
- O esporte adaptado se caracteriza por mudanças de regras e materiais que possibilitam aos praticantes com deficiência o seu pleno desempenho. Sua presença no Brasil se evidencia a partir de 1958, com o surgimento dos primeiros clubes de cadeira de rodas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
TEXTO 3:
ícaro MIguel
Lutador brasileiro considerado o melhor do mundo em taekwondo
- Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Ícaro foi vice-campeão mundial de taekwondo em 2019, ano em que também conquistou prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima na categoria até 80 quilos.
Ícaro perdeu 90% da capacidade de visão no olho direito ainda criança, aos seis anos de idade, quando sua mãe, acidentalmente, confundiu frascos de remédio e pingou amônia em seu olho para curar de uma irritação comum pós-banho de piscina.
ARgumento 1:
CITAÇÃO:
- Nelson Mandela, defendia o poder do esporte como método de inclusão social:
- “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem”.
Projetos sociais:
Tanto na fruição de espetáculos, aulas de teatro, música, dança, quanto na prática regular e sistemática de atividades físicas, de forma contínua podemos proporcionar com que pessoas de diferentes realidades e condições socioeconômicas possam conviver nos mesmos espaços (inclusão), para a realização destas atividades, das quais muitas delas serão escolhidas como carreira profissional, transformando suas realidades e de suas famílias..
O Projeto Transforma oferece oficinas artísticas e culturais para alunos da rede pública de ensino desde 2006. Além disso, fortalece parceiros locais para auxiliar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e situações de desigualdade. Thiago Frank, Gestor do Programa Transforma: " Nós do grupo Algar acreditamos sim que é possível utilizar a cultura e o esporte como ferramentas de inclusão e transformação social."
https://www.institutoalgar.org.br/arte/transforma/cultura-esporte-inclusao-social/
argumento 2:
FATO HISTÓRICO:
- Em 29 de julho de 1948, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, Guttmann organizou a primeira competição em cadeiras de rodas, à qual chamou de Jogos de Stoke Mandeville. Dezesseis militares inscritos, entre homens e mulheres com algum tipo de lesão, participaram do torneio de tiro com arco. Em 1952, militares holandeses aderiram ao movimento e os Jogos de Stoke Mandeville se tornaram internacionais.
- Os primeiros Jogos Paraolímpicos, sob esse nome, foram realizados em Roma, na Itália, em 1960, com 400 inscritos, de 23 países. Desde então, são promovidos a cada quatro anos, assim como os Jogos Paraolímpicos de Inverno, que tiveram sua primeira edição em 1976, com sede em Örnsköldsvik, na Suécia.
http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/historia
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 1:
COMO?
DETALHAMENTO DO "QUEM":
QUEM?
O QUE?
EFEITO:
Diretoria de projetos esportivos em parceria com as emissoras de televisão.
Ampliar o conhecimento das pessoas em relação aos projetos que incentivam o esporte.
Por meio de propagandas e depoimentos de pessoas que tiveram a vida mudada com ajuda dos projetos.
Com o fito de aumentar a inclusão de crianças e jovens por meio do esporte.
Redes de grande influência no Brasil do século XXI.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 2:
COMO?
DETALHAMENTO DO "QUEM":
QUEM?
O QUE?
EFEITO:
Marcas de roupas e sapatos esportivos em parceria com os meios midiáticos.
Ampliar o acesso das pessoas com deficiências aos sapatos e as roupas esportivas.
Por meio de vídeos contando a história dos atletas, doações e patrocínios.
Com o fito de aumentar a inclusão de deficientes aos esportes, dar mais visibilidade e, como consequência, a inclusão social.
Meios de grande visibilidade e influência.
FIM