Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
IRACEMA APRESENTAÇÃO
Ana Luiza
Created on August 8, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
Transcript
José de Alencar
iracema
2 ° Comércio
Integrantes
Ana LuizaAyanne Davi Estevan Gabriel Illana
SUMÁRIO
1. Quem foi José de Alencar
3. Personagens
4. O romantismo em Iracema
2. Apanhado geral da obra
apanhado geral
Quem foi José de Alencar
José de alencar
José Martiniano de Alencar foi um escritor brasileiro atuante no século XIX, um dos principais nomes da literatura de sua época. Foi também orador, político, advogado e crítico. Ele nasceu em 1829, com o mesmo nome de seu pai, que era padre, senador e foi duas vezes presidente da província do Ceará.
principais obras
Cinco minutos ; O Guarani A Viuvinha Lucíola Iracema Ubirajara Til Senhora
apanhado geral
Apanhado geralda Obra
apanhado geral
Um dia, Martim se perde na mata e acaba encontrando Iracema, que estava caçando. Como os brancos são inimigos de seu povo, ela atira uma flecha, ferindo o homem no ombro. Martim não reage à agressão por ser uma mulher. Ela então leva o português ferido para sua cabana onde, protegido pela lei da hospitalidade, ele é cuidado pelo pajé. Nasce então uma forte atração entre eles. O guerreiro branco, no entanto, tem consciência da impossibilidade de sua união com uma índia de uma tribo inimiga. Pede assim a bebida alucinógena à moça, para dormir e não ceder à tentação. Sob efeito da bebida ele tem um sonho onde chama a moça para se deitar com ele na rede. Ela obedece e os dois acabam tendo relações. Nas palavras de Alencar “Tupã já não tinha mais sua virgem nos campos dos tabajaras” Martim decide então construir uma cabana na praia cearense onde passa a viver com Iracema.
O livro narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos. Este segredo está condicionado à sua virgindade. Até que um dia, um europeu entrou na vida de Iracema. Seu nome era Martim, ele é um guerreiro português que vive entre a tribo Pitiguara e tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra as invasões estrangeiras. Junto com seu fiel amigo, Poti, lidera os guerreiros pitiguaras nas batalhas contra invasores, principalmente holandeses. Os potiguaras, que vivem na costa cearense, são inimigos naturais dos tabajaras, que vivem mais para o interior.
apanhado geral
. Pouco tempo depois, ela engravida e esse filho é mais uma amarra para Martim, que sonha com sua terra natal mas não tem coragem de abandonar a mulher e o filho, da mesma forma que não pode leva-los para a Europa. Começa então o martírio de Iracema. Longe da família e dos amigos, ela passa muito tempo sozinha, enquanto Martim faz suas expedições fiscalizando toda a costa. Quando ele está com ela, uma nuvem de tristeza cobre seu rosto enquanto seus olhos buscam Portugal na linha do horizonte. Ela sente-se culpada pela tristeza do amado e conclui que a sua morte é a única forma de libertá-lo. Começa então a definhar de tristeza e solidão. Quando o filho nasce, ela o chama de Moacir, que significa “filho da dor”, e morre. Martim a enterra na sombra de uma palmeira, pega o filho, primeiro representante de uma nova raça, e parte para Portugal. Alguns anos mais tarde ele volta liderando um grupo de colonos. No lugar onde ele vivera o seu amor com a moça, ele funda a primeira cidade do Ceará.
apanhado geral
Personagens
personagens
IracemaCaubi Araquem Andira Moacir Irapuã Martim
JapiPoti Jacaúna Batuirité
IRACEMA
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
CAUBI
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Araquém
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Moacir
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Irapuã
Martim
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Japi
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Jacaúna
* imagem meramente ilustrativa, sem relação com personagens citados na obra
Batuirité
apanhado geral
O romantismo em Iracema
Ao ler e analisar o livro "Iracema", fica clara diversas caracteristicas românticas, a marca registrada de José de Alencar.
caracteristicas do romantismo
Para comprovar a presença romântica, foram utilizados versos da narrativa lida. As características românticas estão presentes, no livro, nos seguintes tópicos:
Essa característica é muito notada em diversas obras românticas. No livro, percebemos o engrandecimento da beleza da região onde acontecem os fatos. “O mar entrando por ele formava uma bacia de água cristalina, que parecia cavada na pedra como um camucim”.
Presença do nacionalismo
A figura de um herói é muito comum e bem representada na primeira geração romântica. Assim, vemos que na história do livro possui um herói, mais precisamente, uma heroína e um herói. Iracema, além de ser muito idealizada, como veremos mais a frente, possui características marcantes para ter a imagem de heroína. Iracema possui uma marcante história que é muito retratada no Romantismo. Ela espera o amado, se entrega a ele, fica com saudades, e morre por essa saudade. Além disso, vemos que Martim assume papel de herói também. O europeu, demonstra uma mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra.
Construção de um herói
O sentimentalismo está presente em toda a obra, e esse fato fica perceptível desde o princípio do livro, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema. Logo em um dos primeiros capítulos, encontramos frases em que o autor expressava muito sentimento: "Sofreu mais d’alma que da ferida.". Essa, utilizada quando Iracema avistou um “guerreiro estranho”.
Sentimentalismo
A idealização é muito comum ao decorrer das páginas. Percebemos isso quando é retratada várias e belas características de como era a Iracema: “... a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos ... mais longos que seu talhe de palmeira. O povo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem ..."
Idealização
Ao decorrer da leitura, algumas partes acabaram sendo melancólicas. Esse acontecimento possui ligação com o fato de que a pureza de Iracema lhe foi tirada, de acordo com as suas crenças, porque ela deixou suas ideologias de lado, quebrando seu voto de castidade e vivendo um amor carnal aos olhos de quem via de fora.
Sentimento de religiosidade
obrigado!