Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Figuras de pensamento

Leonardo de Barros Sasaki

Created on August 5, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Blackboard Presentation

Higher Education Presentation

Transcript

Figuras de pensamento

* * *

ANTÍTESE, PARADOXO, PROSOPOPEIAEUFEMISMO, HIPÉRBOLE, GRADAÇÃO E IRONIA

ANTÍTESE

Relação de ideias por meio de associação e/ou aproximação de palavras com sentidos opostos entre si a fim de dar destaque à noção de constraste.

Exemplos: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura." (ditado popular)

SONETO DE SEPARAÇÃO (Vinicius de Moraes) De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mãos espalmadas fez-se o espanto. De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a última chama E da paixão fez-se o pressentimento E do momento imóvel fez-se o drama. De repente, não mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente. Fez-se do amigo próximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, não mais que de repente. Oceano Atlântico, a bordo do Highland Patriot, a caminho da Inglaterra, set. de 1938

Uğur Gallenkuş@ugurgallen

* * *

A colagem de Ugur Gallenkusconstrói-se em uma antítese? Que ideias opostas estão em contraste? Qual efeito se cria?

PARADOXO (ou OXIMORO)

Associação de ideias opostas que vai contra a opinião geral (senso comum) ou que sugere a falsidade do seu próprio conteúdo.

Exemplos: "Tem, mas acabou." Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; (Luis de Camões)

"Na escrita literária, o paradoxo é sempre uma aposta na legitimidade da incoerência."

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2011.

"Mentiras sinceras me interessam" (Cazuza, "Maior Abandonado") “O mito é o nada que é tudo” (Fernando Pessoa, Mensagem)

Por que a resposta do professor cria um paradoxo?Quais são as ideias opostas que compõem o paradoxo?

ANTÍTESE

PARADOXO

  1. Ideias opostas, contraditórias;
  2. Ideias aparentemente absurdas, que se excluem mutuamente;
  3. Ideias contrárias são unidas e desafiam a lógica comum. Destacam-se pelos novos sentidos que podem criar.
  1. Ideias opostas, contraditórias;
  2. Ideias coerentes, que são aceitas dentro da opinião geral, do senso comum;
  3. Ideias contrárias permanecem em situação de oposição e destacam-se pelo constraste.

Tô bem de baixo pra poder subir Tô bem de cima pra poder cair Tô dividindo pra poder sobrar Desperdiçando pra poder faltar Devagarinho pra poder caber Bem de leve pra não perdoar Tô estudando pra saber ignorar Eu tô aqui comendo para vomitar (...)Suavemente pra poder rasgar Olho fechado pra te ver melhor Com alegria pra poder chorar Desesperado pra ter paciência Carinhoso pra poder ferir Lentamente pra não atrasar Atrás da vida pra poder morrer Eu tô me despedindo pra poder voltar (Tom Zé, "Tô")

Te perdoo Por contares minhas horas Nas minhas demoras por aí Te perdoo Te perdoo porque choras Quando eu choro de rir Te perdoo Por te trair (Chico Buarque, "Mil Perdões")

PROSOPOPEIA (ou PERSONIFICAÇÃO)

Consiste na atribuição de características humanas a outros animais, objetos inanimados e/ou seres imaginados.

Exemplos: “Os letreiros a te colorir (...)/ As vitrines te vendo passar”. Chico Buarque, "As vitrines" "O poeta ia bêbado no bonde. O dia nascia atrás dos quintais. As pensões alegres dormiam tristíssimas. As casas também iam bêbadas." Carlos Drumond de Andrade, "Aurora"

Qual figura de linguagem melhor descreveria a estratégia que a Pixar frequentemente utiliza em suas animações?

EUFEMISMO

Consiste na substituição de um termo, expressão ou fato trágico, desconfortável ou grosseiro por outro mais agradável ou ameno.

Exemplos “Quando a Indesejada das gentes chegar Encontrará lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar." Manuel Bandeira, "Consoada"

"Segundo os pais, os meninos eram muito educados, mas tinham personalidade forte." "Meu cliente omitiu a verdade para se proteger." "A plataforma anunciou um pequeno reajuse no valor do investimento mensal."

Em quais contextos o uso do eufemismo pode ser comum? Qual seria sua função nessas situações?

Qual efeito de sentido pretendido pelo empresário ao utilizar o eufemismo "majoração"?

Com base na definição de eufemismo, por que se pode afirmar que a legenda do tweet acabou desvirtuando o propósito da campanha?

HIPÉRBOLE

O enunciador se serve do exagero – quase sempre inverossímil – do sentido para fins de expressão emocional ou de destaque/ênfase a alguma informação.

Exemplos"Sete mil vidas, sete milhões e ainda um pouco mais É o que eu desejo e o que deseja esta noite Noite de calma e vento, momento de preces e de carnavais" (Caetano Veloso, "Sete mil vezes")

EXAGERADO - CAZUZA Amor da minha vida Daqui até a eternidade Nossos destinos foram traçados na maternidade Paixão cruel, desenfreada Te trago mil rosas roubadas Pra desculpar minhas mentiras, minhas mancadas Exagerado Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar

Por você eu largo tudo Vou mendigar, roubar, matar Até nas coisas mais banais Pra mim é tudo ou nunca mais Exagerado Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado E por você eu largo tudo Carreira, dinheiro, canudo Até nas coisas mais banais Pra mim é tudo ou nunca mais Exagerado Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado Jogado aos teus pés com mil rosas roubadas

Quais características da hipérbole são perceptíveis nas campanhas publicitárias e qual o efeito de sentido esperado?

GRADAÇÃO

Palavras ou expressões ordenadas numa escala de grandeza ou de intensidade, constituindo uma gradação, que pode ser ascendente (do menos para o mais) ou descendente (do mais para o menos).

Exemplos“Oh, não aguardes, que a madura idade/Te converta em flor, essa beleza/Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.” (Gregório de Matos, "Soneto a Maria dos Povos" ) “E como uma segunda pele, um calo, uma casca, uma cápsula protetora” (Adriana Calcanhotto)

Eu era pobre. Era subalterno. Era nada. (Monteiro Lobato)

"Em volta desta mesa velhos e moços lembrando o que já foi Em volta dessa mesa existem outras falando tão igual Em volta dessas mesas existe a rua vivendo seu normal Em volta dessa rua uma cidade sonhando seus metais" (Milton Nascimento, "Nas asas da Painair")

IRONIA

A ironia consiste em dissimular/fingir um texto que estimula a rejeição de seu significado literal. Logo, duas coisas são ditas ao mesmo tempo em relação de inversão. Pode ser utilizada com diferentes propósitos: humor, zombaria, crítica, repreensão etc.

Exemplos- Chegou rápido, hem?! Eu A-M-O quando você me deixa esperando. -Isso! Fala mais alto para todo mundo ouvir. - E a errada sou eu? É incrível seu talento para estragar tudo. PARABÉNS!

A Rosa garante que é sempre minha Quietinha, saiu pra comprar cigarro Que sarro, trouxe umas coisas do Norte Que sorte voltou toda sorridente (Chico Buarque, "Rosa") “Soares olhava para Camilo com a mesma ternura com que um gavião espreita uma pomba.” (Machado de Assis, "A parasita azul") Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis, nada menos. (Machado de Assis, "Memórias póstumas de Brás Cubas")

Qual a informação não expressa nesse "diploma" irônico? Quais elementos nos sinalizam a ironia?

A interação virtual tem gerado muitos ruídos de comunicação, pois nem sempre temos elementos para identificar a ironia.