Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A Lenda do Tangram
Paula Alexandra Fernandes Tomas Alves Alves
Created on July 3, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Lenda do
Paula Alves
Já conheces a lenda?
Não se sabe exatamente qual é a origem do Tangram, só existe a certeza que ele é originário da China. «Era uma vez, num país distante, um imperador chinês chamado Tan. O imperador Tan vivia num palácio dourado, junto de um lago. O que ele mais adorava era passear à volta do lago durante horas a fio...
Um dia enquanto vagueava no meio dos juncos, viu no chão um objeto brilhante . Baixou-se e descobriu um magníficoespelho de prata. Apanhou-o e admirou-o: o espelho era liso como a superfície do lago , macio como uma pluma, brilhante como o seu traje. Quis virá-lo mas... infelizmente, o lindo espelho escapou-lhe das mãos e partiu-se em 7 pedaços!
O imperador Tan, desiludido, tentou reconstrui-lo. Juntando as peças criou a forma de uma pequena personagem! Deslocou mais umas peças e, para seu espanto, formou-se uma linda casa. O imperador Tan regressou ao palácio muito entusiasmado por ter inventado um novo jogo. Batizou-o de Tangram e mandou fabricar um para cada habitante do seu reino.»
Há tangrans em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal.Um dos exemplos interessantes é um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX. O Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo. A sua simplicidade e capacidade de representar uma tão grande variedade de objetos e, ao mesmo tempo, dificuldade em resolvê-los, explicam um pouco a mística deste jogo.
O Tangram é formado por:* 2 triângulos grandes (1,2) * 2 triângulos pequenos (4,5) * 1 triângulo médio (3) * 1 quadrado (6) * 1 paralelogramo (7)
O jogo do Tangram tem regras, que são:* usar todas as peças para formar figuras * colocar as peças deitadas e juntas. Não podes deixar uma peça em cima da outra. Com as sete peças do tangram podes formar uma imensidão de figuras. Aqui ficam alguns exemplos: .
2022