Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Era uma vez...

A. E. Martinho Árias

Created on June 25, 2021

Figueiró do Campo

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

KAMISHIBAI

Era uma vez...

Jardim de infância de Figueiró do Campo

Era uma vez... um grupo de meninos que andava no Jardim de Infância.

Um dia decidiram que queriam conhecer o mundo. - Mas como vamos conhecê-lo se ele é tão grande que não cabe desenhado nesta folha de papel?Como, ainda, eram todos crianças não conheciam a palavra desistir e, por isso, começaram por conhecer Figueiró do Campo…

No OUTONO, quando já tinham terminado as vindimas, nos seus passeios ficaram espantados com as novas cores que ganhavam vida.

Ficaram também admirados com os bonitos girassóis que abraçavam os raios de sol, ainda, quentes.

No INVERNO, o vento que passava ali perto e soprava devagarinho, contou-lhes que a água é sempre a mesma. Quando está cansada de correr, dorme nas nuvens, quando quer brincar, salta para os rios e para os campos.Com capas e galochas nos pés, os meninos saltaram nas poças de lama que encontravam nos campos. E, por vezes, a brincadeira ficava um pouco mais suja… Mas eles não se importavam!

Depois do inverno veio a PRIMAVERA e conheceram uma árvore muito envergonhada, que estava muito pertinho do Jardim de Infância, e que só crescia se não estivesse ninguém a olhar para ela. Os seus ramos estavam repletos de pequenas flores coloridas e sobre ela esvoaçavam lindas borboletas!

Nos seus passeios porque tinham descoberto que os pássaros presos não cantam, choram, paravam na floresta para os ouvir cantar!

Descobriram, também, um vale encantado, onde habitavam fadas boas e que era protegido por abelhas, que zumbiam no céu atarefadamente. Aí os animais brincavam alegremente porque o VERÃO estava quase, quase a chegar! E o sol estava a ficar cada vez mais quente!

Os meninos descobriram, ainda, que todos os caminhos podiam ir dar ao mesmo sítio. E aí conheceram alguém muito especial…

… Martinho Árias, famoso presbítero, que lhes contou um pouco da sua história e dos seus feitos. Martinho Árias falou-lhes das suas aventuras e peripécias, mas também da forma como tinha ajudado as gentes de Soure e de Figueiró do Campo na construção de casas, assim como no cultivo dos campos. Nos seus passeios os meninos não tinham visto o mundo inteiro, mas conheceram um pouco da história da terra e das gentes que os acolheram durante um ano!

E esse grupo de meninos éramos NÓS!