Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Mapa mental 2 Sociologia

beamazur07

Created on June 19, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Map

Akihabara Map

Frayer Model

Create Your Story in Spanish

Microcourse: Key Skills for University

Microcourse: Learn Spanish

Choice Board Flipcards

Transcript

Notórios Antropólogos e suas teses

Defendia que as diferenças entre as sociedades eram culturais e não biológicas, cada ser humano enxerga o mundo de acordo com sua cultura, e que para entender o outro não podemos transformas as diferenças em hierarquia, classificar as sociedades em superior ou inferior

Franz Boas (1858-1942):

Ela foi a primeira mulher a se dedicar profissionalmente à Antropologia. Aluna de Franz Boas, teve seu trabalho marcado pelo relativismo cultural e dedicou-se a combater os discursos “biologizantes” sobre a diversidade humana. Benedict defendia que cada cultura reúne elementos de origens díspares, porém mais ou menos integrados segundo um padrão próprio. Após realizar uma pesquisa de campo com povos indígenas norte-americanos

Ruth Benedict (1887-1948)

Em 1952, Strauss escreveu um manifesto com o objetivo de difundir a ideia de que diversidade e igualdade eram perfeitamente compatíveis.A maior contribuição de Lévi-Strauss para a Antropologia e Ciências Sociais Foi o desenvolvimento de uma análise das sociedades tribais baseada na noção de estrutura. A chamada Antropologia Estrutural teve grande influência sobre o universo intelectual dos anos 60 e 70, sobretudo em áreas como a Filosofia, a Psicologia e a Sociologia (além de, presumivelmente, a Antropologia).

Claude Lévi-Strauss (1908-2009)

O polonês teve um papel fundamental na consolidação da etnografia. Em seu livro 'Os argonautas do Pacífico Ocidental (1922)', ele apresenta os resultados de sua estadia de quase um ano entre os trobriandeses (habitantes dos arquipélagos da Nova Guiné), defendendo que o conhecimento sobre o outro deveria ser produzido por meio da imersão total no cotidiano nativo. Malinowski dizia ser de extrema importância que o pesquisador permanecesse afastado dos outros homens brancos, a fim de recolher o máximo de informações possível por meio de observação e entrevistas. Em suas próprias palavras, “é importante que o antropólogo ouça o que as pessoas dizem e veja o que elas fazem”. Não foi por acaso, que a etnografia ficou também conhecida como “observação participante”

Bronisław Malinowski (1884-1942)

Clifford James Geertz (1926-2006)

Clifford James Geertz (1926-2006) –Um dos mais ilustres antropólogos norte-americanos e autor de um livro intitulado Interpretação das culturas nos deixou uma mensagem muito importante:“As sociedades, como as vidas, contêm suas próprias interpretações. É preciso apenas descobrir o acesso a elas”.