Vanguardas Europeias
O que é Vanguardas Europeias?
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX.
As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.
Futursimo
Cubismo
Expressionismo
Ocoreu nas primeiras décadas do século XX. O movimento foi iniciado na literatura.
Principais características: valorização das inovações trazidas pela industrialização e tecnologia; temas da vida urbana; uso de cores fortes e contrastes; experimentações de técnicas e estilos.
Principais artistas plásticos: Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carra, Natalia Goncharova e Ambrogio Casati.
Iniciou no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do XX que este movimento artístico alcançou seu auge.
Principais características: ênfase na subjetividade; traços fortes; utilização arbitrária das cores; formas dramáticas.
Principais artistas plásticos: Van Gogh, Edvard Munch, George Grosz e Paulo Klee.
Surgiu no começo do século XX.
Principais características: decomposição das figuras em formas geométricas; não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada); não utilização da perspectiva e tridimensionalidade, uso do humor.
Principais artistas plásticos: Pablo Picasso, Paul Cézanne, Fernand Léger, Marcel Duchamp e Braque.
Title here
Dadaísmo
Surrealismo
Este movimento de vanguarda artística surgiu em Paris na década de 1920.
Principais características: influência da Psicanálise, valorização dos sonhos e imagens inconscientes na elaboração de obras de arte; arte sem relação com a lógica e a razão.
Principais artistas plásticos: Salvador Dalí, René Magritte, Joan Miró, Max Ernst e Frida Kahlo.
Movimento artístico de caráter anárquico, que surgiu na Suíça em 1916.
Principais características: uso de artefatos do cotidiano, retirados contexto, em obras de arte; uso do humor e irreverência; posição contrária ao capitalismo, rompimento com as tradições artísticas. Principais artistas plásticos: Hans Arp e Marcel Duchamp.
Maria Vitória Schreiber GarzuziColégio Sesi da Indústria
Vanguardas Europeias
mariavgarzuzi
Created on May 28, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Advent Calendar
View
Tree of Wishes
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
Explore all templates
Transcript
Vanguardas Europeias
O que é Vanguardas Europeias?
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.
Futursimo
Cubismo
Expressionismo
Ocoreu nas primeiras décadas do século XX. O movimento foi iniciado na literatura. Principais características: valorização das inovações trazidas pela industrialização e tecnologia; temas da vida urbana; uso de cores fortes e contrastes; experimentações de técnicas e estilos. Principais artistas plásticos: Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carra, Natalia Goncharova e Ambrogio Casati.
Iniciou no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do XX que este movimento artístico alcançou seu auge. Principais características: ênfase na subjetividade; traços fortes; utilização arbitrária das cores; formas dramáticas. Principais artistas plásticos: Van Gogh, Edvard Munch, George Grosz e Paulo Klee.
Surgiu no começo do século XX. Principais características: decomposição das figuras em formas geométricas; não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada); não utilização da perspectiva e tridimensionalidade, uso do humor. Principais artistas plásticos: Pablo Picasso, Paul Cézanne, Fernand Léger, Marcel Duchamp e Braque.
Title here
Dadaísmo
Surrealismo
Este movimento de vanguarda artística surgiu em Paris na década de 1920. Principais características: influência da Psicanálise, valorização dos sonhos e imagens inconscientes na elaboração de obras de arte; arte sem relação com a lógica e a razão. Principais artistas plásticos: Salvador Dalí, René Magritte, Joan Miró, Max Ernst e Frida Kahlo.
Movimento artístico de caráter anárquico, que surgiu na Suíça em 1916. Principais características: uso de artefatos do cotidiano, retirados contexto, em obras de arte; uso do humor e irreverência; posição contrária ao capitalismo, rompimento com as tradições artísticas. Principais artistas plásticos: Hans Arp e Marcel Duchamp.
Maria Vitória Schreiber GarzuziColégio Sesi da Indústria