Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
dança moderna
Anna luisa
Created on May 28, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
View
Interactive Hangman
View
Secret Code
Transcript
Dança Moderna
Introdução
A dança moderna é um estilo de dança característico do período da modernidade, nascido na América, na transição do século XIX para o século XX. Esse estilo é considerado a segunda linguagem clássica da dança, sistematizado como alternativa ao balé clássico, instituído como a primeira linguagem. Configurada no contexto de ebulição da Primeira Guerra Mundial, a dança moderna se apresenta como um movimento de negação e ruptura com as prerrogativas do balé clássico. Ou seja, esse estilo busca uma linguagem que rompa com o ideal romântico e com a estrutura rígida proposta pela primeira linguagem clássica da dança.
Objetivo
A dança moderna surgiu com o objetivo de oferecer uma linguagem alternativa para que os bailarinos se expressassem por meio da dança. Sendo assim, a estrutura de dança negada foi substituída por uma linguagem mais expressiva, ou seja, voltada à comunicação de sentimentos e emoções relacionadas aos contextos e histórias de vida dos dançarinos e coreógrafos.
Características
Artistas
- Movimentos expressionistas;
- Transformação nos figurinos e nas maquiagens tradicionais;
- Abandono das sapatilhas de ponta;
- Estilo mais livre e descontraído;
- Dança independente da música e associada à emoção;
- Corpo como único elemento cênico (ausência de cenário).
Surgem algumas figuras importantes para a sistematização de métodos característicos desse estilo. Entre essas figuras estão, principalmente, Martha Graham, Isadora Duncan e Rudolf Laban. Esses são considerado importantes nomes na história dessa linguagem da dança, cujos métodos permitiram aprofundar tanto a filosofia quanto os modos de expressá-la.