Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Chuvas Ácidas e Poluição atmosférica
35657
Created on May 22, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Chuvas Ácidas e Poluição atmosférica
11º ano do ensino recorrente - Física e Química A – Trabalho de pesquisa Feito por: José Pedro
Índice
8. Formas de minimizar a chuva ácida
1. Chuvas ácidas
9. Efeitos da poluição atmosférica
2. Caraterística que identifica as chamadas “chuvas ácidas”.
10. Formas de diminuir o consumo de energia
3. Ácidos fortes presentes nas chuvas ácidas.
11. Poluição atmosférica: Acordos internacionais
4. Poluentes atmosféricos que causam a “chuva ácida”.
12. Formas de diminuir a poluição atmosférica
5. Formação da “chuva ácida”.
6. Consequências das chuva ácidas.
7. Equações químicas das “chuvas ácidas” nos monumentos de calcário
Chuvas Ácidas
A chuva “normal” tem um caráter ácido com o pH a rondar os 5.6. A chuva ácida é também conhecida por deposição ácida, uma vez que estas descargas poluentes podem ocorrer na forma de chuva, neblina, neve, nevoeiro ou granizo. Na Europa Central, por exemplo, o valor médio do pH da água da chuva é compreendido entre os 2 e os 5.
Chuvas ácidas
Caraterística que identifica as chamadas “chuvas ácidas”.
A principal caracteristica que identificam as chuvas ácidas são todos os gases poluentes que são libertados para a nossa atmosfera.
Chuvas ácidas
Ácidos fortes presentes nas chuvas ácidas.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera. No entanto, os principais óxidos que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
Chuvas ácidas
Principais poluentes atmosféricos que causam a “chuva ácida”.
Os principais poluentes que causam a chuva ácida são a queima dos combustíveis fósseis, as fábricas e as Centrais elétricas. A chuva ácida também pode ter origem natural. Os principais causadores naturais da chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira. Os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
Chuva Ácida
Formação da “chuva ácida”.
A precipitação com elevada acidez ocorre quando num determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Nota: As chuvas ácidas não ocorrem apenas no local onde há emissões de gases à atmosfera. É possível que esses gases sejam transportados pelo vento para regiões mais afastadas, podendo provocar a chuva ácida em outras regiões.
Chuva Ácida
Algumas consequências das chuva ácidas
1. O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado.
2. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
3. As plantas podem tornar-se suscetíveis à ocorrência de pragas e doenças.
4. Provoca também estragos nas cidades, ao corroer e destruir monumentos e obras civis.
5. Nos seres humanos a acumulação do dióxido de enxofre no organismo pode provocar doenças respiratórias. Além disso, a ingestão de água acidificada pode causar doenças, como Alzheimer, Parkinson e hipertensão. Em crianças, podem ocorrer problemas associados ao cérebro.
Chuvas ácidas
Equações químicas que traduzem o efeito das “chuvas ácidas” nos monumentos de calcário.
1. CaCO3 (s) + H2SO4 (aq)→ CaSO4 (s) + CO2 (g) + H2O (l); 2. CaCO3 (s) + 2HNO3 (aq)→ Ca(NO3)2 (aq) + CO2 (g) + H2O (l); Qualquer uma das reações é uma ácido-base e tem como produtos de reação o sulfato de cálcio (1) e o nitrato de cálcio (2). O sulfato de cálcio é uma substância pouco solúvel em água e que se forma, por isso, depósitos sólidos nas fendas e poros dos calcários e mármores, promovendo a sua desintegração.
Mosteiro da batalha - Leiria
Chuvas Ácidas
Formas de minimizar a chuva ácida
Para minimizar o efeito das chuvas ácidas devemos usar transportes públicos diminuindo assim o número de carros e a quantidade de emissões poluentes, devemos usar também o metrô, que por ser elétrico polui menos do que os carros e, também, utilizar fontes de energia renováveis.
A nível industrial, os responsáveis terão de escolher as opções ou a combinação de opções que sejam mais eficientes para o resolver, como, por exemplo: 1. Utilizar carvão sem enxofre; 2. Proceder à "limpeza" dos efluentes gasosos; 3. Utilizar diferentes processos tecnológicos; 4. Usar fontes de energia alternativas; 5. Diminuir os consumos de energina; 6. Restaurar o ambiente danificado.
Poluição Atmosférica
Efeitos da poluição atmosférica que afetam os direitos humanos.
Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, Materiais, animais, vegetais e pessoas podem ser indiscriminadamente afetados pelos efeitos de poluentes, quer de forma direta, quer indiretamente. Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e os meios respiratórios. Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que permitem as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, alterando-se assim a fotossíntese. Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulas no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.
Poluição Atmosférica
Coordenação entre os povos, no que concerne a produção e consumo de energia.
Para diminuir o consumo de energia deve haver uma coordenação entre os povos e uma mudança nos seus estilos de vida, como por exemplo: 1. Promover estilos de vida, como mobilidade sustentável, que gerem menor impacto ambiental. 2. Alterar os atuais padrões de consumo de energia. 3. Apoiar e recompensar empresas que promovam: conservação e gestão sustentável dos recursos naturais e inovação em sua atividade. 4. Valorizar a natureza e os recursos naturais. 5. Desenvolver padrões de consumo sustentáveis e saudáveis. Estes foram só alguns exemplos de entre muitos outros possíveis.
Poluição Atmosférica
Acordos internacionais que procuram comprometer os Estados na redução da poluição atmosférica.
- O Pacote “Energia-Clima” (ou Pacote “20-20-20”), adotado em dezembro de 2008 pela UE, estabeleceu para 2020 a redução de 20% do consumo de energia primária, relativamente aos níveis de 1990. Em outubro de 2014, no âmbito do quadro de ação da UE relativo ao “Energia e Clima” para 2030, foi estabelecida a meta não vinculativa de redução do consumo de energia de pelo menos 27% em relação às projeções do consumo futuro de energia com base nos critérios atuais;
- Em 2015, na Conferência do Clima (COP-21) realizada em Paris, foi assinado um novo acordo visando frear as emissões. Foi o primeiro consenso global acerca do tema, determinando aos 195 países signatários o controle do aumento da temperatura média do planeta, buscando limitá-lo a 1,5ºC. Para isso, os países desenvolvidos deverão garantir financiamento de US$100 bilhões por ano. O documento não indica quando as emissões precisam parar de subir, nem menciona porcentagens de redução, mas o acordo deverá ser revisto a cada cinco anos.
Write atitle here
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh.
Poluição Atmosférica
Responsabilidade social de cada cidadão na redução de poluentes atmosféricos.
Todos os cidadão deviam adotar mais medidas para diminuir a poluição atmosférica, como por exemplo: 1. Incentivar a utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a implantação de sistemas de transportes coletivos de qualidade; 2. Reduzir a utilização de agrotóxicos ( fungicidas, herbicidas, inseticidas, ...). 3. Promover a conservação e ampliação das áreas florestais. 4. Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e centrais elétricas, tratamento de resíduos etc. ...
A poluição do ar é resultado de ações individuais e coletivas e, por isso, demanda ações de cidadãos e empresas para ser solucionada.