Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Nazaré - Tradições: Trajes e expressões.

margaridagcmarques

Created on May 19, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Nazaré

As tradições: os trajes e as expressões.

2020/2021

Chêra mal qu’imbaça!

introdução

Neste trabalho vamos apresentar algumas tradições da vila da Nazaré: o traje feminino, o traje masculino e algumas expressões típicas nazarenas.

Margarida Marques - Nº11, 6ºB

Alicia Costa - Nº1, 6ºB

Traje Feminino

A mulher da nazaré veste tradicionalmente as sete saias, que estão relacionadas com as sete virtudes, com as sete ondas do mar, com as sete cores do arco-íris e com os sete dias da semana. Habitualmente a nazarena anda descalça. Nos dias em que usa calçado coloca tamancos de pele preta com sola de madeira ou chinelos de trança. Nos dias de festa usa chinelas de verniz preto com salto de sola.

Traje Feminino

Traje masculino

O traje do pescador, adaptado às condições da vida no mar, é simultaneamente leve e agasalhador e oferece liberdade de movimento para poder trabalhar. Para a confecção das camisetas e das ceroulas, utilizava-se o tecido mais comum, o escocês. Para completar o traje, usavam uma cinta preta à volta da cintura e um barrete preto de lã. Para trabalhar as ceroulas eram largas e com trenas de lã. Usavam casaco de "retina" em dias de frio, de cores escuras com gola de bico e bolsos chapados. Os objetos eram guardados no barrete pois nem as ceroulas nem as camisas tinham bolsos. Normalmente os pescadores andavam descalços.

Traje masculino

Expressões

Na vila da Nazaré existem muitas expressões típicas que só as pessoas que cá vivem conseguem perceber o querem dizer. Escolhemos 12 expressões das muitas que encontrámos e tentaremos explicar o seu significado.

Chêra mal qu’imbaça! (Cheira mal que embaça) Significa que o cheiro não é nada agradável.És de seda! Significa que a pessoa é atrevida, é esperta. Tá o barc perdid’! (Está o barco perdido!)Expressão irónica que indica que alguém perdeu o controlo da situação.

Expressões

À perigosa inliadêra! (Ah perigosa enleadeira!)Um insulto. É de pêxe! (é de peixe!)O mesmo que "dá sorte". Tem même bêces de libertina! (Tem mesmo beiços de libertina)Expressão utilizada para se referir a alguém que fala demais.

Expressões

Olha! Dá cá o ganh’! (Olha dá cá o ganho) Expressão que quer mostrar desinteresse por uma informação recebida. Pariga (Rapariga) Miga (Amiga) Picnin (Pequenino) Seca fat’s d’oliad! (Seca fatos de oleado)Expressão utilizada quando alguém é muito aborrecido.ZutaFecho de correr

Recursos Utilizados:

  • https://www.leme.pt/magazine/imagens-do-passado/portugal/trajes-regionais/mulher-da-nazare.htmlhttps://www.leme.pt/magazine/imagens-do-passado/portugal/trajes-regionais/mulher-da-nazare.html
  • https://sites.google.com/site/viladanazare/traje-masculino
  • https://zoom.us/j/95018982244?pwd=RUFqNjZYRkVuSnRicldqYkdkZ2Fxdz09#success
  • https://www.genial.ly/
  • pesquisa realizada junto dos familiares nazarenos.

Fim