Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Biomas dos Brasil: Pantanal :)
Mariaa
Created on May 19, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tarot Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
Transcript
biomas do brasil: pantanal
Alguns aspectos importantes que você deve saber sobre o nosso bioma Pantanal.
Felipe, Maria Fernanda e Raiane Castilho
sua localização:
abramgência - região, estados
bioiversidade:
sua fauna e flora
O seu ecossistema mantém boa parte da sua cobertura vegetal nativa, responsável, talvez, pela permanência de espécies que, em outros biomas, já se mostram em extinção. São cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 espécies de peixes.
Em área, o Pantanal é o menor dos biomas do Brasil e possui poucas espécies endêmicas. No entanto, por ser um dos melhores conservados, abriga alta densidade de espécies animais.
fauna e suas espécies:
Imagine a abundância de formas de vida em uma região com uma dinâmica tão especial como essa. As espécies que ali ocorrem acompanham a dinâmica das cheias e secas que acontecem anualmente, que tornam o ambiente muito biodiverso e único. Para completar, há uma grande instabilidade climática, o que demanda que animais e plantas que lá habitam sejam muito adaptáveis.
- ARIRANHA (Pteronura Brasiliensis)
2. JACARÉ-DO-PANTANAL (Caiman Yacare)
3. TUIUIÚ (Jabiru mycteria)
4. CERVO-DO-PANTANAL (Blastocerus dichotomus)
flora e suas espécies:
A flora do Pantanal é constituída por plantas migradas do Cerrado, da Amazônia, do Chaco e da Mata Atlântica, ocorrendo raras espécies exclusivas (endêmicas) do Pantanal. É comum a ocorrência de formações vegetais. A vegetação é muito variada, principalmente em função da inundação e do solo.
- VITÓRIA-RÉGIA (Victoria amazonica)
2. Carandazais, o elemento predominante é a palmeira carandá (Copernicia alba)
3. Buritizais, onde domina a palmeira buriti (Mauritia flexuosa/Mauritia vinifera)
4. Paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo (Tabebuia aurea)
ASPECTOS FÍSICOS:
Como o próprio nome diz, é um grande pântano. suas planícies alagam durante os períodos de chuva.
ÁREA
RELEVO
CLIMA
Precipitações e temperaturas
SOLO
sua área:
O pantanal pode ser encontrado em 22 cidades brasileiras, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul , o mesmo também é encontrado em alguns países da américa do Sul (Paraguai e Bolívia). A área dele abrange aproximadamente cerca de 220 mil km², sendo 120 mil km² no território brasileiro, ocupando apenas 2% do território do país, sendo o menor bioma dentre os outros da nossa nação.
Seu relevo:
O Pantanal está situado em uma área circundada por planaltos que atingem, em média, 700 metros de altitude. Essa elevação ao redor do bioma é a responsável pelas nascentes dos vários rios pantaneiros. Dos planaltos ao redor, o mais famoso é o maciço Urucum, no Mato Grosso do Sul, com um pico culminante de 1065 metros de altitude. Nessa unidade de relevo, encontramos uma das maiores reservas de manganês do Brasil, mineral bastante utilizado em indústrias siderúrgicas.
CLIMA E TEMPERATURA:
FREQUÊNCIAS PRECIPITAÇÕES
O Pantanal está localizado em uma área de ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno seco. Esse fato é essencial para a atividade turística da região, uma das grandes impulsionadoras da economia.
- Inverno: ocorre de abril a setembro e caracteriza-se pela ausência de chuva e por temperaturas elevadas, com média de 25 ºC.
- Verão: ocorre de outubro a março e tem-se a presença de chuvas regulares, com temperaturas elevadas, com médias em torno dos 30 ºC.
SEU SOLO:
O solos pantaneiros são de grande parte de planície inundável, uma característica comum da região. Ele também se caracteriza por ter um solo arenoso, e pouco argiloso possuindo pouca retenção de água e nutrientes, deste modo ele possui uma baixa aptidão para processos agrícolas por ser pouco fértil, devido a inundação que faz com que a matéria orgânica decomponha-se de forma lenta, por esse fato ele acaba sendo utilizado mais para a pecuária por ser realizada inicialmente em campos nativos, a vegetação é adaptada para o processo.
aspectos ambientais
queimadas, espécies em extinção, consequências
Pela grande exploração de pele e penas de animais, as espécies estão desaparecendo rapidamente. Também contribui com essa causa a poluição dos rios, causada pelas indústrias e garimpeiros, e o processo de construção de rodovias que resulta no desmatamento das margens. Com isso, possibilitará o empobrecimento da biodiversidade do Pantanal e atingirá as populações que habitam na região, pois, a grande maioria depende da pesca.
queimadas:
O aumento das queimadas no Pantanal tem sido significativo nos últimos anos, mas em 2020 o número se tornou ainda mais preocupante. Neste mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio.
As queimadas de 2020 já destruíram mais de 2 milhões de hectares na região, o que corresponde a 15% do bioma. Em relação ao último ano, o aumento é assustador: mais de 60,8% de queimadas em nove meses. De acordo com a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou.
espécies em extinção:
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ambiental do governo que faz parte do Ministério do Meio Ambiente, há 1.172 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil. Desse total, 318 estão em uma situação considerada crítica.
Algumas dessas espécies ameaçadas:
1. Onça-pintada (Panthera onca) 2. Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) 3. Cachorro-vinagre (Speothos venaticus) 4. Ariranha (Pteronura brasiliensis) 5. Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) 6. Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus)
impactos ambientais:
Atualmente, os impactos ambientais e socioeconômicos no Pantanal são muito evidentes, decorrentes da inexistência de um planejamento ambiental que garanta a sustentabilidade dos recursos naturais desse importante bioma. A expansão desordenada e rápida da agropecuária, a exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio, são responsáveis por profundas transformações regionais. Algumas delas vêm sendo avaliadas pela Embrapa Pantanal, como a contaminação de peixes e jacarés por mercúrio e diagnóstico dos principais pesticidas. A remoção da vegetação nativa nos planaltos para implementação de lavouras e de pastagens, sem considerar a aptidão das terras, e a adoção de práticas de manejo e conservação de solo, além da destruição de habitats, são fatores que aceleraram o assoreamento dos rios na planície, o que tem intensificado as inundações - com sérios prejuízos à fauna, flora e economia do Pantanal.
FONTES:
- https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/pantanal.htm
- https://www.todamateria.com.br/pantanal/
- https://www.nationalgeographicbrasil.com/natgeo-ilustra/pantanal
- https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/
- https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pantanal-matogrossense
- https://www.embrapa.br/pantanal/flora-e-paisagens-do-pantanal
- https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm
- https://www.peritoanimal.com.br/animais-em-extincao-no-pantanal-23409.html
- https://www.embrapa.br/pantanal/impactos-ambientais-e-socioeconomicos-no-pantanal
- https://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/pantanal_-_flora_e_fauna.html
- https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-pantanal.htm
- https://documentapantanal.com.br/2020/04/15/dia-nacional-da-conservacao-do-solo-o-solo-do-pantanal/#:~:text=A%20aptid%C3%A3o%20agr%C3%ADcola%20do%20solo,n%C3%A3o%20tem%20muita%20aptid%C3%A3o%20agr%C3%ADcola
Thank you!
Esperamos que, por meio dessa coleta dados, você posso ter descoberto e tirado dúvidas sobre nosso bioma em estudo, o Pantanal.