Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Pronomes indefinidos

manuelaarravaldedeus

Created on May 18, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

To the Moon Presentation

Projection Presentation

Transcript

Pronomes Indefinidos

Alícia, Ana Clara, Manuela

Definição e Função

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo. Veja:

  • Todos poderão participar do concurso literário.
  • Muitos alunos dessa escola foram classificados para a fase final do concurso.
Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.Quando um grupo de palavras desempenha função de pronome indefinido, recebe o nome de locução pronominal indefinida. Exemplos: qualquer um, cada qual, todo aquele que etc....

Usos eSpecias

Mesmo

- "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado no andar"... - errado - "antes de entrar no elevador, "verifique se ele se encontra..."... - certo. - não se deve usar "mesmo" como pronome pessoal - o pronome "mesmo" é demonstrativo. Sua função é retomar uma oração ou reforçar um termo de natureza substantiva. - "Ele é uma pessoa extremamente caridosa e espera que eu faça o mesmo"

Emprego dos Indefinidos

o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo.

Ganhamos duas casas cada um.

Motivo algum me fará desistir de você. (negativo)

o indefinido todo e toda (singular), quando desacompanhados de artigo, significam qualquer.

Todo homem é desonesto. (Qualquer homem) QUANDO ACOMPANHADOS DE ARTIGO DÃO IDÉIA DE TOTALIDADE Ela comeu toda a pizza. Qualquer (plural = quaisquer): Vieram pessoas de quaisquer origens.

o indefinido certo, antes de substantivo é pronome indefinido, depois do substantivo é adjetivo.

Não compreendi certas pessoas. (pronome indefinido) Escolheu a pessoa certa para casar. (adjetivo)

A REVOLUÇÃO DO CÉREBRO

O seu cérebro é capaz de quase qualquer coisa. Ele consegue parar o tempo, ficar vários dias numa boa sem dormir, ler pensamentos, mover objetos à distância e se reconstruir de acordo com a necessidade. Parecem superpoderes de histórias em quadrinhos, mas são apenas algumas das descobertas que os neurocientistas fizeram ao longo da última década. Algumas dessas façanhas sempre fizeram parte do seu cérebro e só agora conseguimos perceber. Outras são fruto da ciência: ao decifrar alguns mecanismos da nossa mente, os pesquisadores estão encontrando maneiras de realizar coisas que antes pareciam impossíveis. O resultado é uma revolução como nenhuma outra, capaz de mudar não só a maneira como entendemos o cérebro, mas também a imagem que fazemos do mundo, da realidade e de quem somos nós. […] KENSKI, R. A revolução do cérebro. “Superinteressante”, agosto 2006.