Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Mendel e a Ervilha
Gabrielly Christina Moreira
Created on May 18, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Genética
MENDEL E A ERVILHA
INÍCIO DE SEUS ESTUDOS
APRESENTAÇÃO
Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822 na República Tcheca. Mendel era um jovem brilhante, suas ambições sempre foram enormes. Em sua dolescência ele recebeu o dever de cuidar da fazenda de seus pais, mas ele não aceitou e foi para o Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho.
Foi no jardim do mosteiro, onde Mendel começou seus estudos sobre a natureza. Sua curiosidade sobre as espécies das plantas foi crescendo e ele começou a questionar o porquê delas serem diferentes. Na época de Mendel, a teoria sobre genética mais famosa era a teoria da mistura, onde o filho seria uma mistura do pai e da mãe. Porém, muitos conceitos dessa teoria não faziam sentidos, o que fez com que os questionamentos de Mendel aumentassem.
A SIMPLES ERVILHA
LÓGICA
à frente do seu tempo
Foi no jardim do Mosteiro que Mendel construiu seu jardim de ervilha. A escolha da ervilha foi pelo motivo dela ser de fácil cultivação e crescer rapidamente. Mendel tentava entender como certas características passavam de uma geração para outra. As ervilhas, por exemplo, podem ser lisas ou enrugadas, verdes ou amarelas, entre outras características. Em uma estufa, ele plantou ervilhas lisas e enrugadas. Após o crescimento das plantas, Mendel cruzou as ervilhas lisas com as enrugadas e as plantou. Após o crescimento, Mendel percebeu que apenas ervilhas lisas nasceram, nenhuma enrugada. Então ele plantou todas as lisas e surpreendentemente as enrugadas voltaram.
Mendel contou todas as evilhas que plantou e percebeu uma proporção de 3x1, isto é, a cada três ervilhas lisas, nasce uma ervilha enrugada. Essa descoberta mudou toda o conceito da genética moderna. Mendel imaginou que se uma ervilha contém os fatores lisos e enrugados, metade do pólen que ela produz terá o fator liso e metade terá o fator enrugado. Com isso ele chegou a conclusão de que o fator liso é o dominante, por isso só nasce uma ervilha enrugada, se o fator for unicamente enrugado.
O estudo de Mendel foi apresentado em fevereiro de 1865, mas ele não obteve sucesso em sua apresentação. Assim, seu estudo foi ignorado pela sociedade. 16 anos após sua morte, em 1900, seu estudo foi redescoberto por estudantes que demonstraram a importância do estudo de Mendel, que é fundamental até os dias de hoje.