Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

esquema dos últimos cantos de "os lusíadas"

Sofia Soares Muniz

Created on May 17, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

The Power of Roadmap

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Interactive QR Code Generator

Transcript

esquema dos cantos restantes

"Os lusíadas" de Luis de Camões

canto v

canto vI

canto vII

Após toda a história contada por Vasco, seus companheiros continuam em direção as Índias. Durante a viagem, Baco convence que façam outro consílio novamente no palácio de Neptuno, no final é decidido que os Lusíadas tivessem que enfrentar uma tempestade no mar para naufragá-los. Neste momento Vasco da Gama supica para Vênus que os ajude. Assim Vênus manda que as Ninfas acamassem os ventos. Dessa forma, os marinheiros vêem Calecut.

Quando Vasco da Gama termina de narrar a história do reinado de D. Manuel, ele conta sobre os diversos obstáculos que enfrentaram durante Lisboa e Melinde. É retomado várias vezes durante os cantos, os fenômenos naturais fantasiosos

Na chegada Calecut, Camões compara as expedições portuguesas com as cruzadas. Vasco manda uma pessoa para observar como era aquela terra e depois saem da embarcação e são recebidos pelo governador e o rei. Catual o governador, pede a Paulo da Gama (irmão de Vasco) para que explicassem o significado da bandeira portuguesa. Após, Camões invoca a Ninfa.

canto IX

canto vIII

canto X

Paulo explica como as figuras representadas estão ligadas à história de Portuga. Nesta hora, Baco tenta dificultar novamente os Portugueses através de um sonho para um sacerdote. Depois de um tempo Vasco é obrigado a se retirar da ilha, mas em troca é dado fazendas . E no final o autor reflete sobre o valor do ouro.

Quando os lusíadas tem sucesso em sua viagem, Vênus manda cupido usar as ninfas como presente aos lusos.

Tétis e as Ninfas oferecem um banquete aos marinheiros como forma de prêmio. As ninfas falam sobre provicias que viriam no futuro. tétis leva Gama para um monte para lhe apresentar a Máquina do Mundo para mostrar o caminho de volta. Posteormente, os portugueses vão em rumo à Portugal