Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Português

rafaelaguedes11

Created on May 14, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

memorial do convento

Trabalho realizado:Igor Souza nº6 Rafaela Guedes nº10 Sara Varela nnº11

Biografia de José Saramago

conhecimento

TEmas e ideologias

Índice

injustiça social

rELIGIÃO

Amor

Sonho

Biografia de José Saramago

Biografia de José Saramago

Nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga 1947 - Publicou o seu primeiro que o intitulou como "A Viúva" mas com problemas com a iditoura o Livro passou a chamar-se "Terra do Pecado ";1953- Passado 6 anos acabou de escrever o Romance "Claraboia" mas so foi publicado depois de sua morte;Anos 50- tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, com a função de tradutor;1955- torna-se crítico Literário, recebeu o Prémio Camões1966- Volta a escrita e escreve "Os Poemas Possíveis"1971- assumiu funções editoriais no Diário de Notícias.1975- É nomeado diretor -ajunto do Diário de Notícias;1976- instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem Terra, nascendo assim o romance "Levantado do chão " 1998- recebeu o prémio Nobel de Literatura 2007- foi criada em Lisboa Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura,pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente;2010- Faleceu no dia 18 de Junho em Lanzarote

Temas e Ideologias

Amor

Na obra Memorial do Convento, José Saramago, é retratado um nítido contraste entre dois tipos de ralações amorosas, que de algum modo ainda persistem no tempo. Trata-se do amor contratual, que advém de um contrato pré-establecido entre duas casas Europeias, de Portugal e de Áustria através do D.João V e Dona Maria Josefa. Em contra posição ao amor verdadeiro entre Baltasar Sete- Soís e Bilbunda Sete-Luas .

AMOR CONTRATUAL / AMOR VERDADEIRO

Amor

Sonho

Em que medida podemos considerar que neste romance a ação gira em função da magia do sonho? Neste romance,o sonho é a linha temática dominante que atravessa todo o texto.Cruzam-se,no entanto, na ação da obra,dois sonhos se opõem entre si: O sonho individual e megalómano de um rei egoísta e o sonho de voar, desejo intemporal de ser humano.

De que forma o sonho se exprime como fio de condutor do romance? O sonho de edificação de um Convento, que parece ser o fio condutor do romance, depressa cede lugar ao sonho de voar do Padre Bartolomeu de Gusmão. A construção da Passorola assume o papel de central na obra,congregrando o trabalho de três personagens ("trindade terrestre"),o Padre Bartolomeu,Baltasar e Blimunda e só após a concretização do sonho se dá destaque á obra do Convento.

Conhecimento

No “Memorial do Convento”, José Saramago “aborda como ninguém as tensões entre diversas formas de conhecimento, as paixões que desencadeia e o conflito entre diferentes formas de poder”. Trata com frequência questões ligadas ao conhecimento, ao saber e á ciência em diferentes ângulos. O Convento representa o sacrifício caprichoso da coletividade humana vergada a uma vontade individual e, por conseguinte, a deceção da aventura coletiva humana tal como a História não a conta, a Passarola, construída por Baltasar a partir dos planos de Bartolomeu de Gusmão, e voando graças às vontades humanas contidas nas suas esferas que Blimunda captara nos corpos das pessoas, simboliza de algum modo a condição angélica do Homem, ou, mais do que isso, a revelação da condição humana .

Injustiça Social

Apresenta-se como uma crítica cheia de ironia que se passava no ínicio do século XVIII -É criticada a opulência do rei e da nobreza,por oposição á extrema miséria do povo; "Mas esta cidade,mais que todos, é uma boca que mastiga de sabejo para um lado e de escasso para o outro (...)" -Lisboa é uma cidade muito criticada devido á falta de higiene: "Lisboa cheira mal,cheira a padridão, o incenso dá um sentido á fetidez (...)" -Casos de adultério e corrupção de costumes; -Nas classes altas não escapam á crítica os padres, os frades que levam as mulheres para dentro das celas e com elas se gozam; -É criticado o Rei que manda recrutar os homens válidos sem comtemplações nem humanidade;

A Inquisição- a obra denuncia o medo que se vivia na época devido ás perseguições levadas a cabo pelo Santo Ofício, através das descrições de grande visualismo.

Construção da Passarola

Simbologia na Obra: -Elo de ligação entre o céu e a terra; -Representa,metaforicamente, a alma que ascende aos céus; -Representa a libertação de espírito e a passagem para outro estado de existência;

A passarola é movida pelas vontades de seres humanos, o imaginário sobrenatural, afinal está na própria realidade e não no divino. Contudo, a ciência,o imaginário e arte promovem num equilíbrio raro,a construção e o voo da Passarola executada por personagens que mutuamente se auxiliam num encontro solidário de vonatdes.

Religião

Procissão de Quaresma-Comportamento do povo na procissão e o que ele traduz sobre a religiosidade que se vivia na época. -Caracterização da cidade de Lisboa; -Excessos praticados durante o Entrudo (satisfação dos prazeres carnais); -Penitência e mortificação física da alma após os desesrespeitos do Entrudo; O Sermão do Corpo de Deus Bartolomeu Lourenço, como padre católito e pregador prepara o seu sermão para a festa do Corpo de Deus. Encontra com o tema para a pregação após a observação de uma gaivota que pairava sobre o beiral do telhado e refletiu "Deus é uno", o que veio por em dúvida o que lhe tinham ensinado- " Deus é uno em ênssencia mas trino em pessoa"

O padre Bartolomeu, Baltasar e Blimunda encarnam os valores religiosos preconizados pelo Cristianismo na sua ênssencia e que se contrapõem ás atitudes tomadas pela Igreja e pela Inquisição.