rede hidrográfica do rio Guadiana
«Corre o rio e entra no mar e a sua água é sempre a que foi sua.» Fernando Pessoa
COMEÇAR
Sitíos onde passa
Rio guadiana
Onde nasce?
Clima
A sua importância
Extensão
Vantagens/ desvantagens
Rede hidrográfica
Bacia hidrográfica
Fatos interessantes
Barragem
Bibliografia
Rio guadiana
Rio Guadiana
O rio Guadiana é um dos mais navegáveis rios que provêm de Espanha, precisamente na província espanhola Cidade Real. A sua orientação é de norte (N) para sul (S). Este rio é luso-espanhol.
Uádi Ana para Guadiana...
Os romanos chamavam-lhe Anas, ao que os mouros juntaram uádi (a palavra árabe para "rio") sendo então o Uádi Ana, passando ao português como Ouadiana. Porém, desde o século XVI que, por influência castelhana, foi ganhando terreno a forma Guadiana.
ONDE NASCE?
Onde nasce?
O Rio Guadiana nasce na província espanhola de Cidade Real, renasce precisamente nos Ojos del Guadiana (fontes situadas no município de Villarrubia de los Ojos, em Espanha).
Fato interessante:
Uma das principais lendas sobre este rio, dita que este desaparece e reaparece até aos dias de hoje. De fato, o rio Guadiana não tem uma localização precisa, pois é composto por uma cabeceira formada pela confluência de vários rios, ribeiros e aquíferos.
Extensão
Extensão
O rio Guadiana é um rio da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1 700 m e desagua no oceano Atlântico, entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte. O mesmo tem um comprimento de 829km.
Rede hidrográfica do rio guadiana (afluentes, subafluentes e caudal)
Rede hidrigráfica
A rede hidrográfica pode classifica-se como muito densa, apresentando, regra geral, as vertentes dos
cursos de água formas complexas e a presença de vales encaixados. Em Portugal, a rede hidrográfica abrange totalmente 10 conselhos, por exemplo, Alandroal, Alcoutim, Barrancos, Campo Maior e Mértola. Como também 22 conselhos que estão parcialmente abrangidos, por exemplo, : Almodôvar; Arraiolos, Arronches, Beja e Borba. Porém, a rede hidrográfica em Portugal é mais densa no norte do que no sul. Deve-se, em grande parte, ao fato de ter uma maior precipitação a norte do que no sul.
Afluentes:
A rede hidrográfica do rio Guadiana é constituida por afluentes como: Zancára, Guadiana Alto, Azuer, Jabalón, Ardila, Matachel e degebe (5).
+ info
Subafluentes:
O rio Guadiana além de ter enúmeros afluentes também apresenta subaflentes, por exemplo: a ribeira de Odearça, a ribeira de Carreiras, a ribeira de Odealeite e a ribeira de Oeiras.
+ info
Definições:
Afluente: são cursos de água de alguma dimensão, que não desaguam no oceano ou mar, mas que desaguam em rios principais. Subafluente: pequenos cursos de água, ribeiras, levadas e riachos. Rede hidrográfica: formado por um rio principal e por todos os seus tributários (afluentes e subafluentes).
Caudal minímo e máximo
O caudal de um rio é a quantidade de água que passa neste por unidade de tempo. Como é vulgar, no verão o caudal é pequeno e no inverno é grande.
Fato interessante:
Uma das razões do caudal do Pulo de Lobo estar na representação é, porque este tem uma cascata de de 20m de altura uma das grandes atrações deste rio em território nacional.
+ info
Fonte original: uma das provas de canoagem do meu Pai no rio Guadiana perto de Alqueva, antes da construção da barragem do Alqueva, em 1988.
Bacia hidrográfica do Rio Guadiana
Bacia hidrográfica
- Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem é a extensão de escoamento de um rio central e seus afluentes.
- O Rio Guadiana tem aproximadamente, em termos de bacia hidrográfica, 60 400 km2.
- A nível internacional, na Península Ibérica, a bacia hidrográfica é a terceira que ocupa maior espaço.
- São consideradas nove sub-bacias hidrográficas que integram as principais linhas de água, afluentes do rio Guadiana, Alcarrache, Ardila, Caia, Chança, Cobres, Degebe, Murtega e Xévora.
- Ao nível de escoamento anual da bacia hidrográfica do Rio Guadiana, entre os nove principais rios de Portugal, é o que escoa menos. Isto deve-se à diferença entre a precipitação e a evapotranspiração estarem quase no mesmo nível, 50mm.
Barragem de ALQUEVA
Barragem de Alqueva
A construção da barragem de Alqueva, em Portugal no Alentejo interior, permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, também chamado de Grande Lago. Foi construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia elétrica. Em 19 de Outubro o reforço de potência da central hidroelétrica de Alqueva, injetou pela primeira vez eletricidade na rede elétrica nacional. Tratou-se de um investimento de cerca de 190 milhões de euros.
Capacidade da barragem em Janeiro de 2010 e Fevereiro de 2002.
8 de fevereiro de 2002
12 de janeiro de 2010
4.150 milhões de metros cúbicos
Distribuição da água da albufeira do Alqueva pelas atividades .
De acordo com a EDIA, desde o início de 2020 até outubro, Alqueva distribuiu cerca de 350 milhões de metros cúbicos de água, dos quais mais de 251 milhões foram diretamente para os clientes finais, cerca de 13,5 milhões para captações diretas e pouco mais de 84 milhões para os perímetros de rega confinantes.
350 milhões de metros cúbicos
Total
+28%
99 milhões
+100%
350 milhões
+71%
251 milhões
Sítios por onde passa
Sitíos por onde passa o Rio Guadiana
Villarrubia de los Ojos
Luciana
Puebla de Don Rodrigo
Orellana la Vieja
Villagonzalo
Mérida
Badajoz
Reguengos de Monsaraz
Mértola
Alcoutim
Vila Real de Santo António
Ayamonte
Foz do Rio Guandiana
Clima
Clima
Vamos analisar com atenção a variação do clima entre duas localizações geograficamente diferentes, uma em Espanha, no interior, e outra no litoral algarvio.
Batajoz
A cidade Badajoz pertence à província autónoma de Estremadura. O clima de Badajoz é do tipo mediterrânico, ameno, com verões secos e quentes e sazonalidade moderada
Variação do clima
Vila Real de Santo António
Em Portugal, no Sul, o clima é caraterizado com verões quentes, longos e secos. Invernos curtos e suaves com precipitações escassas e irregulares. A cidade Vila Real de Santo António pertence ao distrito de Faro, localiza-se no litoral algarvio na fronteira com Espanha. Como está localizada na entrada para o Mar Mediterrânio tem uma grande influência da ação moderadora do mar. Apresentando uma temperatura amena.
Variação do clima
Importância do Rio guadiana
Importância
O Rio Guadiana tem uma grande importância na vida das populações que o utilizam no quotidiano. Este rio à muitos anos era muito importante para quem vinha de barco desde o Alentejo até ao Algarve. Antigamente, havia uma grande azafama, pois encontrava-se uma grande concentração de vários tipos de barcos. Foi um Rio de pescadores e minérios. Após, o fecho da mina de Domingos, este movimento do rio diminuiu o que levou à perda de vários pescadores.
Vantagens e desvantagens
Vantagens
A nível turístico
Agricultura alentejana
LoremIpsum
Produção elétrica
Transporte marítimo
LoremIpsum
Além fronteiras
DESVANTAGENS
Poluição Ambiental
01
«Poluir o presente não é contruir um futuro sustentável» Filipe Alves
Denpendência dos espanhóis
02
03
Fronteira instável
10
Fatos interessantes
Maiores rios do mundo
Ciclo hidrológico do RIO GUADIANA
Para conseguirmos analisar como funciona a dinâmica do Rio Guadiana, sabendo que as condições climatéricas não são favoráveis, pois há uma maior evapotranspiração do que precipitação.
Evaporação ou transpiração
Escoamento e/ou infiltração
Precipitação
Formação de nuvens
Espécies exóticas no rio Guadiana
03
01
02
04
Caranguejo Azul
Água mais quente e salina no Guadiana é berço para espécies exóticas.
peixe-gato-do-canal
podem afetar a sobrevivência das tradicionais.
Jacinto-de-água
Éuma planta invasora.
outras 8 espécies exóticas
Algumas espécies nativas no rio Guadiana
03
02
01
04
Lampreia
A lampreia-marinha é a maior lampreia anádroma que se conhece.
Enguia
Enguia, tambem conhecida por iró
Escalo-do-Sul
Pimpão
EMBARCAÇÃO ATIRA 1,8 TONELADAS DE HAXIXE AO RIO GUADIANA E FOGE PARA MAR ALTO
“A embarcação encetou a fuga a alta velocidade na direção sul, para mar alto. Ainda foi feita a perseguição, mas não foi possível abordá-la”, explicou à agência Lusa o comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, Nuno Marinho. A droga estava a ser transportada por uma embarcação que levantou suspeitas e foi depois atirada à água pelos seus tripulantes, quando estes se aperceberam da presença da força policial, precisou a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado, que quantificou inicialmente o total apreendido em 1,5 toneladas de haxixe.
ttps://observador.pt/2020/10/22/albufeira-do-alqueva-esta-com-59-da-capacidade-maxima/
Bíbliografia
https://ensina.rtp.pt/artigo/rio-guadiana/ https://arquivos.rtp.pt/conteudos/poluicao-no-rio-guadiana-6/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Guadiana https://riosdeportugal.webnode.pt/rios-de-portugal/rio-guadiana/ Aula digital- Manual De GeoPortugal https://www.youtube.com/watch?v=mqO1Qseh7Mg https://observador.pt/2020/10/22/albufeira-do-alqueva-esta-com-59-da-capacidade-maxima/ https://cpdm.webnode.pt/especies-do-guadiana/especies/ Enciclopédias manual
Obrigado!
João Miguel Ferreira 10º31 Escola Secundária Jaime Moniz
Obrigado!
João Miguel Ferreira 10º31 Escola Secundária Jaime Moniz
Rio Guadiana
joaomiguelferreira005
Created on May 13, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tarot Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
Explore all templates
Transcript
rede hidrográfica do rio Guadiana
«Corre o rio e entra no mar e a sua água é sempre a que foi sua.» Fernando Pessoa
COMEÇAR
Sitíos onde passa
Rio guadiana
Onde nasce?
Clima
A sua importância
Extensão
Vantagens/ desvantagens
Rede hidrográfica
Bacia hidrográfica
Fatos interessantes
Barragem
Bibliografia
Rio guadiana
Rio Guadiana
O rio Guadiana é um dos mais navegáveis rios que provêm de Espanha, precisamente na província espanhola Cidade Real. A sua orientação é de norte (N) para sul (S). Este rio é luso-espanhol.
Uádi Ana para Guadiana...
Os romanos chamavam-lhe Anas, ao que os mouros juntaram uádi (a palavra árabe para "rio") sendo então o Uádi Ana, passando ao português como Ouadiana. Porém, desde o século XVI que, por influência castelhana, foi ganhando terreno a forma Guadiana.
ONDE NASCE?
Onde nasce?
O Rio Guadiana nasce na província espanhola de Cidade Real, renasce precisamente nos Ojos del Guadiana (fontes situadas no município de Villarrubia de los Ojos, em Espanha).
Fato interessante:
Uma das principais lendas sobre este rio, dita que este desaparece e reaparece até aos dias de hoje. De fato, o rio Guadiana não tem uma localização precisa, pois é composto por uma cabeceira formada pela confluência de vários rios, ribeiros e aquíferos.
Extensão
Extensão
O rio Guadiana é um rio da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1 700 m e desagua no oceano Atlântico, entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte. O mesmo tem um comprimento de 829km.
Rede hidrográfica do rio guadiana (afluentes, subafluentes e caudal)
Rede hidrigráfica
A rede hidrográfica pode classifica-se como muito densa, apresentando, regra geral, as vertentes dos cursos de água formas complexas e a presença de vales encaixados. Em Portugal, a rede hidrográfica abrange totalmente 10 conselhos, por exemplo, Alandroal, Alcoutim, Barrancos, Campo Maior e Mértola. Como também 22 conselhos que estão parcialmente abrangidos, por exemplo, : Almodôvar; Arraiolos, Arronches, Beja e Borba. Porém, a rede hidrográfica em Portugal é mais densa no norte do que no sul. Deve-se, em grande parte, ao fato de ter uma maior precipitação a norte do que no sul.
Afluentes:
A rede hidrográfica do rio Guadiana é constituida por afluentes como: Zancára, Guadiana Alto, Azuer, Jabalón, Ardila, Matachel e degebe (5).
+ info
Subafluentes:
O rio Guadiana além de ter enúmeros afluentes também apresenta subaflentes, por exemplo: a ribeira de Odearça, a ribeira de Carreiras, a ribeira de Odealeite e a ribeira de Oeiras.
+ info
Definições:
Afluente: são cursos de água de alguma dimensão, que não desaguam no oceano ou mar, mas que desaguam em rios principais. Subafluente: pequenos cursos de água, ribeiras, levadas e riachos. Rede hidrográfica: formado por um rio principal e por todos os seus tributários (afluentes e subafluentes).
Caudal minímo e máximo
O caudal de um rio é a quantidade de água que passa neste por unidade de tempo. Como é vulgar, no verão o caudal é pequeno e no inverno é grande.
Fato interessante:
Uma das razões do caudal do Pulo de Lobo estar na representação é, porque este tem uma cascata de de 20m de altura uma das grandes atrações deste rio em território nacional.
+ info
Fonte original: uma das provas de canoagem do meu Pai no rio Guadiana perto de Alqueva, antes da construção da barragem do Alqueva, em 1988.
Bacia hidrográfica do Rio Guadiana
Bacia hidrográfica
Barragem de ALQUEVA
Barragem de Alqueva
A construção da barragem de Alqueva, em Portugal no Alentejo interior, permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, também chamado de Grande Lago. Foi construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia elétrica. Em 19 de Outubro o reforço de potência da central hidroelétrica de Alqueva, injetou pela primeira vez eletricidade na rede elétrica nacional. Tratou-se de um investimento de cerca de 190 milhões de euros.
Capacidade da barragem em Janeiro de 2010 e Fevereiro de 2002.
8 de fevereiro de 2002
12 de janeiro de 2010
4.150 milhões de metros cúbicos
Distribuição da água da albufeira do Alqueva pelas atividades .
De acordo com a EDIA, desde o início de 2020 até outubro, Alqueva distribuiu cerca de 350 milhões de metros cúbicos de água, dos quais mais de 251 milhões foram diretamente para os clientes finais, cerca de 13,5 milhões para captações diretas e pouco mais de 84 milhões para os perímetros de rega confinantes.
350 milhões de metros cúbicos
Total
+28%
99 milhões
+100%
350 milhões
+71%
251 milhões
Sítios por onde passa
Sitíos por onde passa o Rio Guadiana
Villarrubia de los Ojos
Luciana
Puebla de Don Rodrigo
Orellana la Vieja
Villagonzalo
Mérida
Badajoz
Reguengos de Monsaraz
Mértola
Alcoutim
Vila Real de Santo António
Ayamonte
Foz do Rio Guandiana
Clima
Clima
Vamos analisar com atenção a variação do clima entre duas localizações geograficamente diferentes, uma em Espanha, no interior, e outra no litoral algarvio.
Batajoz
A cidade Badajoz pertence à província autónoma de Estremadura. O clima de Badajoz é do tipo mediterrânico, ameno, com verões secos e quentes e sazonalidade moderada
Variação do clima
Vila Real de Santo António
Em Portugal, no Sul, o clima é caraterizado com verões quentes, longos e secos. Invernos curtos e suaves com precipitações escassas e irregulares. A cidade Vila Real de Santo António pertence ao distrito de Faro, localiza-se no litoral algarvio na fronteira com Espanha. Como está localizada na entrada para o Mar Mediterrânio tem uma grande influência da ação moderadora do mar. Apresentando uma temperatura amena.
Variação do clima
Importância do Rio guadiana
Importância
O Rio Guadiana tem uma grande importância na vida das populações que o utilizam no quotidiano. Este rio à muitos anos era muito importante para quem vinha de barco desde o Alentejo até ao Algarve. Antigamente, havia uma grande azafama, pois encontrava-se uma grande concentração de vários tipos de barcos. Foi um Rio de pescadores e minérios. Após, o fecho da mina de Domingos, este movimento do rio diminuiu o que levou à perda de vários pescadores.
Vantagens e desvantagens
Vantagens
A nível turístico
Agricultura alentejana
LoremIpsum
Produção elétrica
Transporte marítimo
LoremIpsum
Além fronteiras
DESVANTAGENS
Poluição Ambiental
01
«Poluir o presente não é contruir um futuro sustentável» Filipe Alves
Denpendência dos espanhóis
02
03
Fronteira instável
10
Fatos interessantes
Maiores rios do mundo
Ciclo hidrológico do RIO GUADIANA
Para conseguirmos analisar como funciona a dinâmica do Rio Guadiana, sabendo que as condições climatéricas não são favoráveis, pois há uma maior evapotranspiração do que precipitação.
Evaporação ou transpiração
Escoamento e/ou infiltração
Precipitação
Formação de nuvens
Espécies exóticas no rio Guadiana
03
01
02
04
Caranguejo Azul
Água mais quente e salina no Guadiana é berço para espécies exóticas.
peixe-gato-do-canal
podem afetar a sobrevivência das tradicionais.
Jacinto-de-água
Éuma planta invasora.
outras 8 espécies exóticas
Algumas espécies nativas no rio Guadiana
03
02
01
04
Lampreia
A lampreia-marinha é a maior lampreia anádroma que se conhece.
Enguia
Enguia, tambem conhecida por iró
Escalo-do-Sul
Pimpão
EMBARCAÇÃO ATIRA 1,8 TONELADAS DE HAXIXE AO RIO GUADIANA E FOGE PARA MAR ALTO
“A embarcação encetou a fuga a alta velocidade na direção sul, para mar alto. Ainda foi feita a perseguição, mas não foi possível abordá-la”, explicou à agência Lusa o comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, Nuno Marinho. A droga estava a ser transportada por uma embarcação que levantou suspeitas e foi depois atirada à água pelos seus tripulantes, quando estes se aperceberam da presença da força policial, precisou a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado, que quantificou inicialmente o total apreendido em 1,5 toneladas de haxixe.
ttps://observador.pt/2020/10/22/albufeira-do-alqueva-esta-com-59-da-capacidade-maxima/
Bíbliografia
https://ensina.rtp.pt/artigo/rio-guadiana/ https://arquivos.rtp.pt/conteudos/poluicao-no-rio-guadiana-6/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Guadiana https://riosdeportugal.webnode.pt/rios-de-portugal/rio-guadiana/ Aula digital- Manual De GeoPortugal https://www.youtube.com/watch?v=mqO1Qseh7Mg https://observador.pt/2020/10/22/albufeira-do-alqueva-esta-com-59-da-capacidade-maxima/ https://cpdm.webnode.pt/especies-do-guadiana/especies/ Enciclopédias manual
Obrigado!
João Miguel Ferreira 10º31 Escola Secundária Jaime Moniz
Obrigado!
João Miguel Ferreira 10º31 Escola Secundária Jaime Moniz