Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
clima e vegetação da asia e oceania - 9º ano fortec
viniicius.nunes90
Created on May 12, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Clima e Vegetação
Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.
– zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra. – zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidamente das outras. – zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico. – zona polar do sul: abrange as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico. – zona polar do norte: abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.
As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos .por causa disso são muito frias. por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de g randes geleiras.
Vegetação
O que é vegetação? Vegetação é conjunto de plantas de uma determinada região. Devido às diferenças climáticas da terra, principalmente a variação de temperatura e umidade, existem diferentes coberturas vegetais. Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. Deserto: é a vegetação que caracteriza as regiões semiáridas, áridas e hiperáridas; Estepe: o clima predominante é o temperado continental, muito comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África; Tundra: é a vegetação que predomina no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta por capim e junco. Esse clima apresenta baixas temperaturas; floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, onde o clima é continental frio ou polar; Savana: a savana também é conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de regiões da Austrália e do continente africano; Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte; Vegetação de montanha: essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas; Floresta tropical: fica nas regiões próximas à linha do Equador. A temperatura, umidade e a quantidade de chuvas são elevadas; Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, as quatro estações do ano são bem definidas.
Clima da Ásia
O continente apresenta muitos contrastes climáticos. Ao norte seu território é corado pelo círculo polar ártico e ao sul pelo equador. Devido à variação da altitude, o continente asiático possui desde climas quentes até o mais frio.
O relevo também é outro fator climático de grande importância, pois as montanhas e planaltos fazem as médias térmicas diminuírem, o que justifica o aparecimento de neves eternas. Os ventos possuem também importância na distribuição das chuvas, principalmente no sul e sudeste asiático, onde sopram as monções.
Clima equatorial: Está no sudoeste. Compreende a estreita faixa próxima ao equador, na Indonésia, Malásia e sul das Filipinas, onde as temperaturas anuais possuem média de 25°C a 26°C. É um clima quente e chuvoso o ano todo, com umidade relativa em torno de 80%. Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima equatorial é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade.
Clima tropical: Esse clima também apresenta baixa amplitude térmica - variação que ocorre entre a temperatura máxima e a temperatura mínima. Então isso significa que a temperatura desse clima não tem grandes variações nem durante o dia nem ao longo do ano. as regiões que possuem o clima tropical recebem muita chuva, não na mesma quantidade das regiões do clima equatorial, e nem durante todo ano. As chuvas do clima tropical são espalhadas de maneira igual. Esse quesito marca a sua principal característica, que é a definição de duas estações: uma quente e seca, e a outra quente e chuvosa. As florestas tropicais, que são o tipo de vegetação mais exuberantes do clima equatorial, tem grande incidência de chuva. Elas são ricas em biodiversidade tanto animal como de plantas. Nas áreas semiúmidas, com menor precipitação anual, surge uma vegetação característica dos climas tropicais, a savana, que é constituída por vegetação rasteiras e arbustos e algumas árvores distantes umas das outras. Nas áreas pouco úmidas, onde chove pouco, encontramos a estepe, que é feita, predominantemente, por vegetação rasteira e xerófila - adaptadas a pouca quantidade de água.
Clima temperado: Pertencem a este grupo climático na Ásia a China, o Japão, a Coreia, a Manchúria, a Sibéria centro-meridional e certas áreas da Ásia central. Nessas regiões as médias térmicas raramente sobem mais de 20°C e suas estações são bem definidas. É influenciada pela maritimidade, contudo é influenciado também pela continentalidade devido a grande extensão territorial asiática. Sua vegetação é composta pela floresta temperada caducifólia, cujas folhas da árvore caem no inverno
Clima desértico: As regiões desse clima começam no mar Vermelho, e vai até a Mongólia, onde a disposição do relevo favorece o aparecimento de áreas mais secas. É caracterizado por ser seco e quente pela manhã e gélido à noite. Possui temperaturas médias de 35°C a 40°C. Os desertos mais ocidentais possuem são arenosos e quentes todo o ano. Os demais são pedregosos, registrando, no inverno, queda de neve, enquanto no verão é muito quente. A vegetação é xerófila, resistente à seca.
Clima mediterrâneo: Típico da Ásia ocidental, com verões secos e quentes e invernos suaves e chuvosos. As precipitações são regulares nas estações frias. Sua vegetação é a mata rala, pois sofreu devastação, dando origem a campos para à agricultura.
Clima frio ou polar: O clima subpolar está presente em regiões de elevadas latitudes como na Sibéria, possui invernos longos e rigorosos, a temperatura não passa de 10°C. Os solos estão cobertos por gelo por pelo menos metade do ano. No curto verão há o aparecimento da vegetação tundra. Já no clima frio neva durante 3 a 6 meses do ano, e vegetação é a de coníferas e taiga (pinheiros)
Clima de Monções: A Índia e as regiões orientais da Ásia, são as que mais sofrem com esse clima.É caracterizado por possuir invernos secos e verões chuvosos. Isso ocorre devido as massa de ar que se deslocam do continente para o oceano durante o inverno, já durante o verão elas se deslocam do oceano para o continente. A vegetação sao as savanas e as florestas tropicais.
A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer). Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.