Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Biologia - Portfólio
ritasalema75
Created on May 8, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
Hereditariedade
Biologia | Módulo B3 | Profª Carla InêsRita Salema | Nº11 | 2ºAS4
Introdução..................................................................................Distinção entre hereditariedade e genética.......................... Experiências de Mendel............................................................. Conceitos - vídeo....................................................................... Exercícios de Monohibridismo................................................... Árvores genealógicas - Exercício 1.......................................... Árvores genealógicas - Exercício 2.......................................... Árvores genealógicas - Exercício 3.......................................... Árvore genealógica..................................................................... Alelos múltiplos - Exercício 1................................................... Alelos múltiplos - Exercício 2................................................... Alelos múltiplos - Exercício 3................................................... Alelos múltiplos - Exercício 4................................................... Trabalho prático da hemofilia - parte 1............................... Trabalho prático da hemofilia - parte 2............................... Folheto - Mutações.................................................................... Conclusão.................................................................................... FIM..............................................................................................
Índice
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Introdução
Na disciplina de Biologia, a professora Carla Inês, no âmbito do Módulo B3 - Hereditariedade, solicitou-nos a realização de um portfólio com o objetivo de aprendermos mais sobre o tema e como este se processa.
Objetivos
Distinção entre hereditariedade e genética
Genética
Hereditariedade
VS
Experiências de Mendel
Mendel
Ervilhas
Conceitos - vídeo
Exercícios de Monohibridismo
Correção:1. 1.1. Genótipos - Nn (100%) Fenótipos - cor negra (100%) 1.2. Genótipos - NN (25%); Nn (50%); nn (25%) Fenótipos - negro (75%) e branco (25%) 2. 2.1. Alelo dominante - concha lisa (M) Alelo recessivo - concha listada (m) 2.2. O genótipo dos progenitores é a conha lisa (MM) dominante e a conha listada (mm) recessiva, porque a partir do cruzamento parental resulta 100% de concha lisa. 2.3. Genótipos - Mn (100%) 2.4. Genótipos - MM (25%); Mm (50%); mm (25%) Fenótipos - lisa (75%) e listada (25%)
Enunciado:1. Efetuou-se um cruzamento entre uma espécie de coelho de cor negra homozigótico dominante (NN) e uma fêmea branca homozigótica (nn). 1.1. Indica o fenótipo e o genótipo dos indivíduos da geração F1. 1.2. Refere o fenótipo e o genótipo dos indivíduos da geração F2 resultante do cruzamento de indivíduos da geração F1. 2. O caracol Cepaea nemoralis possui uma concha lisa ou listada. Do cruzamento parental entre um caracol de concha lisa e um caracol de concha listada resultaram caracóis de concha lisa. 2.1. Identifica o alelo dominante e o recessivo. 2.2. Indica o genótipo dos progenitores. Justifique. 2.3. Refere o genótipo dos indivíduos de F1. 2.4. Determina, recorrendo ao xadrez mendeliano, as proporções fenotípicas e genotípicas dos caracóis da geração F2.
Árvores genealógicas - Exercício 1
Correção:1. 1.1. 4. 1.2. 1 (nº8). 1.3. Primos e formam um casal consanguíneo. 1.4. O alelo normal é dominante e o alelo do albinismo é recessivo. O alelo normal domina porque: existem mais indivíduos normais do que albinos e a doença (albinismo) não se verifica em todas as gerações. Pais fenotipicamente normais podem ter filhos doentes (albinos). 1.5. 8 – Aa 9 – Aa 10 – Aa 11 - Aa
Enunciado:1. A árvore genealógica abaixo representada ilustra a transmissão genética do albinismo. 1.1. Indica o número de gerações representadas. 1.2. Refere quantos rapazes nasceram dos casamentos da segunda geração. 1.3. Indica a relação de parentesco entre os indivíduos 8 e 9. 1.4. Indica, justificando, a relação de dominância/ recessividade entre o alelo do albinismo e o alelo normal. 1.5. Identifica o genótipo dos indivíduos 8, 9, 10 e 11.
Árvores genealógicas - Exercício 2
Correção:2. 2.1. É dominante porque: surgem indivíduos doentes em todas as gerações e cada indivíduo doente tem, pelo menos, um progenitor doente. 2.2. P – Polidactilia (dominante) p – Normal (recessivo) l.1 – Pp l.2 – Pp 2.3. 50% filhos normais
Enunciado:2. A árvore genealógica abaixo representada ilustra a transmissão genética da polidactilia. 2.1. Refere, justificando, se a característica hereditária em estudo é dominante ou recessiva. 2.2. Representa os genótipos dos progenitores I.1 e I.2. 2.3. Se o indivíduo III.1 casar com uma mulher normal, indica a probabilidade de ter filhos normais.
Árvores genealógicas - Exercício 3
Correção:3. 3.1. O gene recessivo é o responsável pela anomalia muscular. Não existem indivíduos doentes em todas as gerações; existem apenas 2 indivíduos com a doença; indivíduos doentes têm pais normais (heterozigóticos). 3.2. M – normal; m – doente; 1 – MM ou Mm *; 2 – MM ou Mm *; 3 – Mm; 4 – Mm; 5 – Mm; 6 – Mm; 7 – MM ou Mm; 8 – mm; 9 – MM ou Mm; 10 – mm; 11 – MM ou Mm *Um destes progenitores tem de ser heterozigótico. 3.3. 3. 3.4. Primos.
Enunciado:3. Analisa a árvore genealógica de uma família onde surgiu uma anomalia na musculatura (representada a negro). 3.1. Indica o gene recessivo. Justifica. 3.2. Indica o genótipo dos indivíduos desta família. 3.3. Indica o número de gerações representadas nesta árvore genealógica. 3.4. Indica o grau de parentesco entre os dois indivíduos afetados.
Árvore genealógica
Alelos múltiplos - Exercício 1
Correção:1. 1.1. 8 – AB. 1.2. Indivíduos homozigóticos – nº 3 e 7. 1.3. A probabilidade do casal 1 e 2 vir a ter um filho de sangue do grupo O é 0%.
Enunciado:1. Observa o diagrama da figura 1 relativo ao sistema ABO. 1.1. Indica, justificando (recorre ao xadrez mendeliano), o genótipo do indivíduo 8. 1.2. Indica os números que assinalam indivíduos homozigóticos. 1.3. Indica, recorrendo ao xadrez mendeliano, a probabilidade do casal 1 e 2 vir a ter um filho de sangue do grupo O.
Alelos múltiplos - Exercício 2
Enunciado:2. Considera a árvore genealógica da figura 2, que corresponde a uma família, relativamente ao sistema ABO. 2.1. Sendo o pai do grupo A e mãe do grupo B, explica por que motivo a filha (nº 4) possui o grupo O. 2.2. Refere se é verdadeira ou falsa a seguinte afirmação: “O filho deste casal pertence, obrigatoriamente, ao grupo sanguíneo da sua mãe”. Justifica o valor lógico atribuído à afirmação.
Correção:2. 2.1. O motivo pelo qual a filha possui o grupo O, é devido ao facto de tanto o pai como a mãe possuírem cada um, um gene O (A0 e B0). 2.2. É falso, porque a partir do xadrez mendeliano pode verificar-se que o filho tenha o grupo sanguíneo AB, BO, AO ou OO.
Alelos múltiplos - Exercício 3
Correção:3. 3.1. É a criança com o grupo sanguíneo AB. 3.2. A criança com o grupo sanguíneo O. 3.3. A criança O só pode ser filha da mulher, pois o seu grupo sanguíneo é OO e a criança AB é adotada, pois a mulher não pode dar filhos do grupo sanguíneo AB. 3.4. 1 – AB 2 – OO3 3 - AO/BO/OO 4 – AB 5 – AO 6 – BO 7 - OO
Enunciado:3. Numa família o pai tem sangue tipo AB e a mãe do tipo O. Têm quatro filhos com os seguintes tipos de sangue: AB, A, B e O. Uma das crianças á adoptada, outra é filha de um primeiro casamento da mulher, os outros são filhos do casal. 3.1. Refere qual das crianças é adotada. 3.2. Indica a criança que é filha do primeiro casamento da mulher. 3.3. Fundamenta as respostas dadas nas alíneas anteriores. 3.4. Indica o genótipo de cada um dos elementos desta família.
Alelos múltiplos - Exercício 4
Enunciado:4. A árvore genealógica seguinte diz respeito aos grupos sanguíneos de uma família relativamente ao sistema ABO. 4.1. Indica os genótipos da Filipa e do seu filho João. 4.2. Identifica todos os indivíduos homozigóticos desta família e apresenta os respetivos genótipos. 4.3. Que probabilidade tem o próximo filho do Pedro e da Joana de possuir uma constituição genética semelhante à do irmão? Fundamenta a tua resposta, apresentando o xadrez mendeliano.
Correção:4. 4.1.Filipa – AO João - BO 4.2.Indivíduos homozigóticos – Rosa (AA), Tiago (00) e André (00). 4.3. A probabilidade do próximo filho possuir uma constituição genética semelhante à do irmão é de 25%.
Trabalho prático da hemofilia - parte 1
Enunciado - página 235:A hemofilia é uma doença hereditária associada ao sexo que se caracteriza por dificuldade de coagulação sanguínea. Esta doença está associada à presença do alelo recessivo h que prolonga o tempo de coagulação do sangue. O alelo dominante H produz a característica coagulação normal do sangue. 1. Indica os genótipos e respetivos fenótipos que podem ser associados à característica cogulação do sangue. 2. Indica por que razão a probabilidade de se encontrarem homens hemofílicos é superior à de se encontrarem mulheres com a doença.
Correção:1. H – Dominante (normal) h – Recessivo (hemofílico) 2. A probabilidade de se encontrarem homens hemofílicos é superior à de se encontrarem mulheres com a doença, porque o gene da hemofilia é recessivo e, como o homem só tem um cromossoma X, logo, o gene irá sempre se manifestar.
Correção:3. 3.1. Genótipos dos indivíduos parentais (I): 3.2.O indivíduo 4 poderá ter filhos normais se se casar com uma mulher normal e não portadora, pois através do xadrez mendeliano, podemos observar que a possibilidade de o casal ter filhos do sexo masculino normais é de 100% e ter filhas do sexo feminino portadoras é de 100%. 3.3.A mulher II2 poderá ter filhos do sexo masculino com a doença se se casar com um homem normal, pois através do xadrez mendeliano, podemos observar que se a mulher for normal, a possibilidade de o casal ter filhos do sexo masculino com a doença é de 0%, mas caso a mulher seja portadora, a possibilidade de o casal ter filhos do sexo masculino com a doença e de 50%. 3.4. 3.4.1. Genótipo da mãe – 3.4.2.Poderão ter filhas com hemofilia, pois através do xadrez mendeliano, o casal poderá ter a possibilidade de 50% de ter filhas portadoras e filhas com hemofilia. 3.5. Fenótipo do avô –
Trabalho prático da hemofilia - parte 1
Enunciado - página 235:3. Considera a árvore genealógica apresentada na figura 10. 3.1. Indica os genótipos dos indivíduos parentais (I). 3.2. Indica se o indivíduo 4 poderá ter filhos normais se se casar com uma mulher normal e não portadora. Justifica. 3.3. Indica se a mulher II2 poderá ter filhos do sexo masculio com a doença se se casar com um homem normal. Justifica. 3.4. Se II3 se casa com um indivíduo hemofílio e o seu primeiro filho do sexo masculino é hemofílico, prevê: 3.4.1. O genótipo da mãe; 3.4.2. Se poderão ter filhos com hemofilia. Justifica. 3.5. Indica qual é o fenótipo do avô se a mãe de I1 era hemofílica.
Síndrome de Down
Folheto - Mutações
Conclusão
Com este portfólio posso concluir que a hereditariedade é muito mais além das semelhanças entre os pais e os filhos por exemplo, pois requer muito mais conhecimento.Este portfólio irá ser útil para a minha futura profissão, porque é importante saber sobre a cadeia genética de cada indivíduo para futuras conclusões/diagnósticos de cada indivíduo.
FIM!