Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sociedades animais

Eduardo Titto

Created on May 7, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

sociedades animais: Colônias de animais eussociais

animais eussociais

Hidrozoários coloniais

Seleção de parentesco

Eussociabilidade é um tipo de comportamento de convivência em colônias, no qual, apenas alguns indivíduos se reproduzem, há cuidado dos filhotes gerados pelos reprodutores e várias gerações coexistem. Abelhas, formigas, cupins e algumas aranhas exibem esse comportamento.

Muitos insetos são capazes de morrer para proteger a colônia. Como esse comportamento pode ter evoluído foi um mistério durante muito tempo. A resposta é a seleção de parentesco: animais aparentados (como irmãos, primos ou sobrinhos) apresentam semelhança genética entre si, assim, "genes altruístas" que favorecem os parentes de um indivíduo, mesmo às custas da vida deste podem se espalhar desde que haja parentesco muito próximo. Abelhas, por exemplo, em geral, são todas irmãs.

As colônias formadas por hidrozoários são fundamentalmente diferentes daqeuelas feitas por insetos. Nesses animais, como a Caravela-protuguesa, a colônia é formada por indivíduos que assumem funções organulares especializadas (como flutuação, locomoção, captura de alimento e reprodução), formando um organismo único. Isso é possível porque todos os indivíduos da colônia são formados a partir do mesmoo ovo fertilizado.

Origem da colônia

O comportamento eussocial evolui em espécies onde há um alto grau de parentesco e melhor chance de sobrevivência vivendo em grupos do que de maneira solitária. Certos níveis de cooperação e divisão de tarefas podem surgir em grupos de animais não aparentados, os seus vizinhos, um comportamento conhecido com "aninhamento comunitário", que pode ter sido anterior às colônias atuais..

Divisão de tarefas

Os indivíduos que formam uma colônia exibem um alto grau de especialização e divisão de tarefas. Os sinais determinantes para a seleção das castas podem ser sinais ambientais ou químicos, como feromônios, que induzem a especialização dos indivíduos. Um exemplo notável, é a formiga pote-de-mel, que apresentam uma casta especializadas em armazenar reservas de mel em seus abdomens.

Fernando Biedermann