Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Elementos Básicos da Linguagem Visual

João Bosco

Created on May 4, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

To the Moon Presentation

Projection Presentation

Transcript

Apresentação

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Professor João Bosco - CEF 106

PONTO

É o elemento mais simples da linguagem visual. É um elemento pequeno se compararmos com o restante da imagem; é o menor de todos os elementos da linguagem visual e, no entanto, com ele construímos imagens. Se o ponto estivesse unido a outro, e este a outro, e assim sucessivamente, o que viríamos seria uma linha. Um ponto isolado em uma obra chama muita atenção de quem observa. Quando se desenha ou se pinta uma obra usando muitos pontos, pode-se criar uma sensação de vibração.

Pontos separados e agrupados

Dependendo de como os pontos são organizados eles podem ser muito expressivos.

Georges Seurat e a técnica do pontilhismo final do séc. XIX

Foi uma técnica inovadora de pintura que tinha como proposta formar a imagem através de minúsculos pontos de cores pincelados na tela de maneira que, quando as pessoas observassem à distância correta, misturassem os milhares de pontos formando a imagem

ATIVIDADE 1

DESENHO COM PONTOSNO CADERNO DE DESENHO, FAZER UMA IMAGEM USANDO SOMENTE O PONTO.

AS LINHAS

A linha ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. há muitos tipos de linha. Cada tipo sugere uma sensação diferente. As linhas definem as formas e as figuras, é o sinal mais versátil e essencial do desenho, pois pode sugerir sentimentos, movimento, ritmo, velocidade...

As LINHAS podem ser classificadas como:

Geométricas: são abstratas e tem apenas uma dimensão, o comprimento;

Linhas

Gráficas: linhas desenhadas ou traçadas numa superfície qualquer;

Físicas: podem ser observadas, principalmente, nos contornos dos objetos, naturais ou construídos, criada de maneira abstrata na forma de uma percepção visual ilusória e imaginária como fios de energia, rachaduras em pisos, o horizonte etc.

Linhas Podem ser

RETA. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza. • CURVA. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade. • VERTICAL. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de elevação. • HORIZONTAL. Indica repouso. Também pode expressar quietude. • INCLINADA. Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento. • QUEBRADA. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas. • ONDULADA. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico. • ESPIRAL. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.

Tarcila do Amaral ( São Paulo)

Composição viii, 1923 por Wassily Kandinsky

ATIVIDADE 2

Piet Mondrian reduzia a imagem aos seus elementos básicos – linhas, formas, cores e ritmo numa composição que abandona a arte do “natural” e passa a seguir formas rígidas e geométricas.

DESENHO COM LINHAS NO CADERNO DE DESENHO, FAZER UMA IMAGEM USANDO SOMENTE AS LINHAS.

Textura

É a qualidade impressa em uma superfície, enriquecendo as impressões e sentidos que teremos de determinada forma.

A textura pode ser classificada de duas maneiras: natural e artificial

Ao fazer sua arte de modo inovador o artista pôde expressar as características dos elementos básicos da linguagem visual.

ATIVIDADE 3TEXTURA NATURAL E TEXTURA ARTIFICIAL

Ótica

Natural porque é construída e encontrada na natureza, como a areia, folhas e madeira. A artificial é produzida pelo ser humano, como as texturas em paredes

A FORMA

É derivada da organização imaginária que damos a um conjunto de linhas dando um sentido de orientação espacial e de reconhecimento da imagem representada. Existem três formas básicas: o círculo, o quadrado e o triângulo equilátero, cada qual com suas características e especificidades, exercendo no observador diferentes efeitos visuais e impressões quanto aos seus significados.

As formas também podem se dividir em dois grandes grupos:

Geométricas: Parte da matemática que estuda as figuras ordenadas perfeitamente (formas básicas, polígonos etc)

Orgânicas: formas ordenadas ou aleatórias em estruturas não geométricas, observadas principalmente na natureza, daí o seu nome (asa de inseto, folha de árvore, curso e ramificações de um rio etc).

CORES

CORES PIGMENTO

DIMENSAO

A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também depende da ilusão. A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti-la, mas também vê-Ia, com o auxílio de nossa visão. A ilusão pode ser reforçada de muitas maneiras, mas o principal artifício para simulá-la é a convenção técnica da perspectiva. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe uma dimensão real; ela é apenas implícita.

DIMENSAO

DIMENSAO

TOM - Exemplo de Escala Tonal

OBRIGADO PELA PRESENÇA!

Professor João Bosco - CEF 106