Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Agentes erosivos

Leonor

Created on May 2, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Presentation

Smart Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Modern Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Mas de onde é que será que veio esta pedra enorme? Como é que terá aqui chegado?

Ah! Já sei! Talvez tenha sido pela ação dos agentes erosivos.... E que tal mostrar-vos umas imagens, de forma a descobrirmos quem são estes agentes?

Vamos lá descobrir...

Boa! Agora vamos então ver se acertaram...

Para isso vamos explorar os seguintes tópicos:

Índice

1. O que é a erosão?

2. Quais são os agentes erosivos?

3. Fases do processo de erosão

O que é a erosão?

A erosão é o processo de desgaste dos solos e das rochas em que há o transporte e acumulação de pequenos detritos de um lugar para outro. Os agentes erosivos como a água, o vento, os abalos sísmicos e o vulcanismo são os principais responsáveis por este processo.

Embora a erosão seja um processo natural, o ser humano tem provocado modificações que agravam e aceleram o desenvolvimento deste processo. A desflorestação, a impermeabilização do solo e a criação de pastagens são as principais ações humanas que têm provocado a perda e deslocamento do solo todos os anos.

Quais são os agentes erosivos?

Existem agentes erosivos internos e externos. Os agentes erosivos internos atuam no interior da Terra e têm reflexos no exterior alterando as formas de relevo, como por exemplo os movimentos das placas tectónicas, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Agentes erosivos internos

Abalos sísmicosOs abalos sísmicos estão diretamente ligados à dinâmica da tectónica de placas. Podem ser resultantes devido ao choque entre duas placas que se encontram (movimentos convergentes; movimentos divergentes ou movimentos transformantes) . Em áreas oceânicas, os impactos gerados pelos terremotos podem provocar a formação de grandes tsunamis.

Agentes erosivos internos

Vulcanismo são atividades de erupção do magma localizado no interior da Terra em direção à superfície. Esse material quente e pastoso costuma encontrar brechas para a sua ascensão nas zonas de encontro entre duas placas tectónicas, onde existem falhas e fraturas que permitem a sua passagem. Em Portugal este agente erosivo deu forma a lagoa das 7 cidades, nos Açores.

Agentes erosivos internos

Tectonismo (movimento das placas tectónicas) é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra. Dentro das paisagens formadas pelo tectonismo, temos as montanhas, as cordilheiras, os vulcões e todas as paisagens que, posteriormente, são novamente modificadas pelos agentes externos de transformação do relevo.

Agentes erosivos externos

Os agentes erosivos externos atuam no exterior da Terra, como por exemplo, a água e o vento.

Agentes erosivos externos

Erosão Marinha: A ação das águas do mar sobre a superfície terrestre provoca o desgaste das formações rochosas. É um processo lento e gradual, contribuindo para a erosão das costas altas (abrasão marinha) e para a deposição de sedimentos nas costas mais baixas (deslocação de partículas e areia).

Consequências: redução das praias e recuo das duas e falésias. Medidas: Construção de barreiras e alimentação artificial de praias.

Agentes erosivos externos

Erosão pluvial A erosão pluvial é a erosão causada pela força das gotas da chuva que ao caírem no solo provocam o desgaste dos materiais que formam este. Nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos naturais, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.

Agentes erosivos externos

Erosão fluvial A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra.

Agentes erosivos externos

Erosão Glacial A erosão glacial é causada pela ação do gelo e da neve. Geralmente ocorre porque as variações de temperatura congelam e descongelam a água, que dilata e comprime-se, afetando as rochas e os solos.

Agentes erosivos externos

Ventos: O vento atua no relevo também num processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira. A ação dos ventos sobre o relevo é também chamada de erosão eólica.

Fases do processo de erosão

Os agentes erosivos externos atuam em três fases: -O Desgaste dá origem à fragmentação das rochas. É o arranque e a fragmentação dos materiais rochosos pelos agentes erosivos; - O Transporte é a segunda fase do processo erosivo e define-se pelo movimento dos materiais fragmentados e desgastados; -A Acumulação é a última fase do processo erosivo e traduz-se no depósito ou sedimentação dos materiais fragmentados.

Agora que já aprendemos mais sobre os agentes erosivos, vamos visualizar alguns vídeos!

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-processo-de-erosao/

https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7787/e512307/estudo-do-meio-e-cidadania-3-e-4-anos