Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Armas usadas na 1 Guerra Mundial

KLEBER LUCAS LAO DOS SANTOS

Created on April 27, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Advent Calendar

Tree of Wishes

Transcript

ARMAS USADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

ARMAS USADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Apresentado por : - Joao Lucas. - Josué Marçal. - Kleber Lucas. - Luis Felipe Coutinho. - Victor Adriano

Introdução:

Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centradana Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as gran- des potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados(Tríplice Entente entre Rei- no Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria- Hungria e Itália);

Metralhadoras

  • Embora a sua concepção tivesse ocorrido algumas décadas antes pelo norte-americano Isaac Newton Lewis, somente por ocasião da Primeira Guerra Mundial as metralhadoras foram largamente utilizadas e aperfeiçoadas devido a sua impressionante quantidade de disparos por minuto.
  • No início eram pesadíssimas e somente o exército alemão estava completamente integrado com a nova arma. Porém, logo a ceifadora de vidas em rajadas se alastraria aos demais exércitos por ocasião de modelos mais leves e compactos.

METRAHADORAS

EXEMPLOS:

MADSEN COMPRIMENTO: 1,14 m COMPRIMENTO DO CANO: 58,4 cm CADÊNCIA DE TIRO: 450 tpm PESO: 9 kg ALCANCE EFETIVO: 1 km LOCAL DE ORIGEM: DINAMARCA EM SERVIÇO: 1903

MG 08 PESO: 62 kg ALCACE EFETIOO: 4000 m DATA DE CRIAÇÃO: 1908 LOCAL DE ORIGEM: ALEMANHA CALIBRE: 7,92 mm MAUSER

BROWNING M2 COMPRIMENTO: 1,65M COMPRIMENTO DO CANO: 114,3 CM CRIADOR: JOHN BROWNING PESO: 69 kgSO CALIBRE: 12,7 x 99 mm NATO FABRICANTE: GENERAL DYNAMICS LOCAL DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS

Tanques de guerra

  • Criado pelos britânicos com a promessa de quebrar o impasse da guerra de trincheiras, os tanques de guerra surgiram em 1916 com o Mark I. Blindados, tracionados por lagartas e muito bem armados, mostravam-se uma promissora arma de guerra. Contudo, ainda eram engenhos confusos e demandavam de paciência de seus tripulantes.
  • Os franceses estavam desenvolvendo tanques bem avançados, quando a guerra terminou e todos os investimentos foram cancelados. Porém, as ideias permaneceram e os veículos adquiririam a maturidade na Segunda Guerra Mundial, ganhando o apelido de os reis do campo de batalha.

TANQUES DE GUERRA

EXEMPLOS:

RENAULT FT-17 CRIAÇÃO: 1917 ORIGEM: FRANÇA PESO: 7 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 8km/H

A7V STURMPANZERWAGEN CRIAÇÃO: 1918 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 29,8 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 13km/H

MARK V CRIAÇÃO: 1918 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 29,5 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 8km/H

couraçados

  • Os encouraçados surgiram na Inglaterra em 1906 com o lançamento ao mar do poderoso HMS Dreadnought, um imenso navio de guerra com mais de 18 mil toneladas, padronizado com dez canhões de 12 polegadas e motores a gás.
  • Os encouraçados eram navios extremamente resistentes e poderosos contra qualquer outro tipo de embarcação e defesas costeiras. Os encouraçados se tornariam tão poderosos que eram facilmente capazes de ostentar alguns dos maiores canhões da história.

ENCOURAÇADOS

EXEMPLOS:

HMS DREADNOUGHT CRIAÇÃO: 1906 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 21,8 TONELADAS COMPRIMENTO: 160m VELOCIDADE: 21 nós

U-9 CRIAÇÃO: 1910 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 495 TONELADAS COMPRIMENTO: 57,4m VELOCIDADE MÁX: 14,2 nós

SMS DERFFLINGER CRIAÇÃO: 1914 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 30,7 TONELADAS COMPRIMENTO: 210,4m VELOCIDADE MÁX: 26,5 nós

aviões

  • Os aviões sem dúvida representaram a maior inovação armamentista da Primeira Guerra Mundial, visto que, embora recentemente inventados, já se projetavam sobre a guerra. Logo a aviação militar ganharia seus ases, sobretudo o Ás dos Ases, o alemão Manfred Von Richthofen (O Barão Vermelho).
  • Inicialmente restritos a funções de reconhecimento, logo passaram a desempenhar funções de escolta e bombardeio. No fim da guerra surgiria o conceito de bombardeio estratégico, onde o foco é a destruição do parque industrial inimigo para sua limitação de guerrear ou mesmo colapso dos meios de produção.

AVIÕES

EXEMPLOS:

AVRO 504 PRIMEIRO VOO: SETEMBRO 1913 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 830 kg VELOCIDADE MÁX: 145 km/H

BREGUET 14PRIMEIRO VOO: NOVEMBRO 1916 ORIGEM: FRANÇA PESO: 1536 kg VELOCIDADE MÁX: 175 km/H

ALBATROS D.IIIPRIMEIRO VOO: AGOSTO 1916 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 695 kg VELOCIDADE MÁX: 175 km/H

GASES VENENOSOS

  • Em 22 de abril de 1915, durante a Segunda Batalha de Ypres, os alemães lançaram um grande ataque de gás de cloro sobre trincheiras ocupadas por britânicos, franceses e argelinos. Em apenas 10 minutos, 5 mil soldados estavam mortos e milhares feridos.
  • O poder destrutivo da arma química rapidamente seduziu os demais exércitos que passaram a utilizar o gás de cloro e outros elementos, sobressaindo-se o famoso assassino químico da Primeira Guerra, o gás mostarda.
  • Exemplo de uso de gases venenosos na Grande Guerra
  • O emprego de gases tóxicos fez parte das sucessivas técnicas da guerra. Diante do impasse da guerra de trincheiras, buscou-se cada vez mais criar e aperfeiçoar técnicas para dar prosseguimento às ofensivas.
  • A paralisia enfrentada na “terra de ninguém” arrefecia o moral das tropas e mais dispendiosos se tornavam os materiais industriais e humanos.

Gases tóxicos usados na Primeira Guerra Os principais gases usados na Primeira Guerra foram o gás de cloro, o gás mostarda e o gás fosgênio. EFEITOS GÁS DE CLORO:Os principais sintomas do gás cloro são irritação na pele e nos olhos, complicações no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. GÁS MOSTARDA:causa sangramento e bolhas no sistema respiratório. As vítimas geralmente morrem de edema pulmonar – excesso de líquido no pulmão. Mesmo em altas concentrações, o gás não é percebido pela vítima por várias horas. No caso da contaminação pelo pulmão, essa “discrição” é fatal. GÁS FOSGÊNIO: O Fosgênio é um severo irritante das vias respiratórias e que provoca, no momento imediato à exposição, mínima irritação, podendo levar a danos severos tardiamente (em até 72 horas). ... À temperatura ambiente o Fosgênio é um gás incolor, não inflamável, com odor sufocante que lembra o cheiro de sapoti.

OBRIGADOPELA ATENÇÃO