Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Armas usadas na 1 Guerra Mundial

KLEBER LUCAS LAO DOS SANTOS

Created on April 27, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

ARMAS USADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

ARMAS USADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Apresentado por : - Joao Lucas. - Josué Marçal. - Kleber Lucas. - Luis Felipe Coutinho. - Victor Adriano

Introdução:

Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centradana Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as gran- des potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados(Tríplice Entente entre Rei- no Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria- Hungria e Itália);

Metralhadoras

  • Embora a sua concepção tivesse ocorrido algumas décadas antes pelo norte-americano Isaac Newton Lewis, somente por ocasião da Primeira Guerra Mundial as metralhadoras foram largamente utilizadas e aperfeiçoadas devido a sua impressionante quantidade de disparos por minuto.
  • No início eram pesadíssimas e somente o exército alemão estava completamente integrado com a nova arma. Porém, logo a ceifadora de vidas em rajadas se alastraria aos demais exércitos por ocasião de modelos mais leves e compactos.

METRAHADORAS

EXEMPLOS:

MADSEN COMPRIMENTO: 1,14 m COMPRIMENTO DO CANO: 58,4 cm CADÊNCIA DE TIRO: 450 tpm PESO: 9 kg ALCANCE EFETIVO: 1 km LOCAL DE ORIGEM: DINAMARCA EM SERVIÇO: 1903

MG 08 PESO: 62 kg ALCACE EFETIOO: 4000 m DATA DE CRIAÇÃO: 1908 LOCAL DE ORIGEM: ALEMANHA CALIBRE: 7,92 mm MAUSER

BROWNING M2 COMPRIMENTO: 1,65M COMPRIMENTO DO CANO: 114,3 CM CRIADOR: JOHN BROWNING PESO: 69 kgSO CALIBRE: 12,7 x 99 mm NATO FABRICANTE: GENERAL DYNAMICS LOCAL DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS

Tanques de guerra

  • Criado pelos britânicos com a promessa de quebrar o impasse da guerra de trincheiras, os tanques de guerra surgiram em 1916 com o Mark I. Blindados, tracionados por lagartas e muito bem armados, mostravam-se uma promissora arma de guerra. Contudo, ainda eram engenhos confusos e demandavam de paciência de seus tripulantes.
  • Os franceses estavam desenvolvendo tanques bem avançados, quando a guerra terminou e todos os investimentos foram cancelados. Porém, as ideias permaneceram e os veículos adquiririam a maturidade na Segunda Guerra Mundial, ganhando o apelido de os reis do campo de batalha.

TANQUES DE GUERRA

EXEMPLOS:

RENAULT FT-17 CRIAÇÃO: 1917 ORIGEM: FRANÇA PESO: 7 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 8km/H

A7V STURMPANZERWAGEN CRIAÇÃO: 1918 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 29,8 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 13km/H

MARK V CRIAÇÃO: 1918 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 29,5 TONELADAS VELOCIDADE MÁX: 8km/H

couraçados

  • Os encouraçados surgiram na Inglaterra em 1906 com o lançamento ao mar do poderoso HMS Dreadnought, um imenso navio de guerra com mais de 18 mil toneladas, padronizado com dez canhões de 12 polegadas e motores a gás.
  • Os encouraçados eram navios extremamente resistentes e poderosos contra qualquer outro tipo de embarcação e defesas costeiras. Os encouraçados se tornariam tão poderosos que eram facilmente capazes de ostentar alguns dos maiores canhões da história.

ENCOURAÇADOS

EXEMPLOS:

HMS DREADNOUGHT CRIAÇÃO: 1906 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 21,8 TONELADAS COMPRIMENTO: 160m VELOCIDADE: 21 nós

U-9 CRIAÇÃO: 1910 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 495 TONELADAS COMPRIMENTO: 57,4m VELOCIDADE MÁX: 14,2 nós

SMS DERFFLINGER CRIAÇÃO: 1914 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 30,7 TONELADAS COMPRIMENTO: 210,4m VELOCIDADE MÁX: 26,5 nós

aviões

  • Os aviões sem dúvida representaram a maior inovação armamentista da Primeira Guerra Mundial, visto que, embora recentemente inventados, já se projetavam sobre a guerra. Logo a aviação militar ganharia seus ases, sobretudo o Ás dos Ases, o alemão Manfred Von Richthofen (O Barão Vermelho).
  • Inicialmente restritos a funções de reconhecimento, logo passaram a desempenhar funções de escolta e bombardeio. No fim da guerra surgiria o conceito de bombardeio estratégico, onde o foco é a destruição do parque industrial inimigo para sua limitação de guerrear ou mesmo colapso dos meios de produção.

AVIÕES

EXEMPLOS:

AVRO 504 PRIMEIRO VOO: SETEMBRO 1913 ORIGEM: INGLATERRA PESO: 830 kg VELOCIDADE MÁX: 145 km/H

BREGUET 14PRIMEIRO VOO: NOVEMBRO 1916 ORIGEM: FRANÇA PESO: 1536 kg VELOCIDADE MÁX: 175 km/H

ALBATROS D.IIIPRIMEIRO VOO: AGOSTO 1916 ORIGEM: ALEMANHA PESO: 695 kg VELOCIDADE MÁX: 175 km/H

GASES VENENOSOS

  • Em 22 de abril de 1915, durante a Segunda Batalha de Ypres, os alemães lançaram um grande ataque de gás de cloro sobre trincheiras ocupadas por britânicos, franceses e argelinos. Em apenas 10 minutos, 5 mil soldados estavam mortos e milhares feridos.
  • O poder destrutivo da arma química rapidamente seduziu os demais exércitos que passaram a utilizar o gás de cloro e outros elementos, sobressaindo-se o famoso assassino químico da Primeira Guerra, o gás mostarda.
  • Exemplo de uso de gases venenosos na Grande Guerra
  • O emprego de gases tóxicos fez parte das sucessivas técnicas da guerra. Diante do impasse da guerra de trincheiras, buscou-se cada vez mais criar e aperfeiçoar técnicas para dar prosseguimento às ofensivas.
  • A paralisia enfrentada na “terra de ninguém” arrefecia o moral das tropas e mais dispendiosos se tornavam os materiais industriais e humanos.

Gases tóxicos usados na Primeira Guerra Os principais gases usados na Primeira Guerra foram o gás de cloro, o gás mostarda e o gás fosgênio. EFEITOS GÁS DE CLORO:Os principais sintomas do gás cloro são irritação na pele e nos olhos, complicações no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. GÁS MOSTARDA:causa sangramento e bolhas no sistema respiratório. As vítimas geralmente morrem de edema pulmonar – excesso de líquido no pulmão. Mesmo em altas concentrações, o gás não é percebido pela vítima por várias horas. No caso da contaminação pelo pulmão, essa “discrição” é fatal. GÁS FOSGÊNIO: O Fosgênio é um severo irritante das vias respiratórias e que provoca, no momento imediato à exposição, mínima irritação, podendo levar a danos severos tardiamente (em até 72 horas). ... À temperatura ambiente o Fosgênio é um gás incolor, não inflamável, com odor sufocante que lembra o cheiro de sapoti.

OBRIGADOPELA ATENÇÃO