Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Energias renováveis

Mariana Silvestre

Created on April 23, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

The Power of Roadmap

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Interactive QR Code Generator

Transcript

Carolina Cunha | Mariana Silvestre | Mariana Taniça

Energias renováveis

Energia dos oceanos

Energia Solar

Energia Hídrica

Energia Geotérmica

Energia Eólica

Biomassa

O vento é o movimento de massas de ar, provocado por um aquecimento de zonas da atmosfera ou pela orografia do terreno. As centrais eólicas instalam-se em locais em que é possível aproveitar a energia do vento, onde a velocidade média anual das massas de ar excede 6 m/s, o que em Portugal se verifica em zonas montanhosas e junto à costa.

A energia hídrica obtém-se através do aproveitamento do movimento das águas. Estas movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia elétrica.

A energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor que provém do interior da Terra. Devido às altas temperaturas, intrusões magmáticas e outros locais com atividade vulcânica são zonas com elevado potencial geotérmico.

Do ponto de vista ecológico biomassa é a quantidade total da matéria viva existente em um ecossistema ou numa população quer animal quer vegetal. Estes dois conceitos estão por conseguinte interligados entre eles, embora sejam algo diferentes.

A energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. A energia solar é hoje uma das principais fontes de energias renováveis, com um elevado crescimento. A energia solar divide-se em dois tipos, energia solar fotovoltaica e energia solar térmica.

Atualmente os protótipos flutuantes ficam localizados longe da costa, desta forma os sistemas de energia das ondas capturam mais força. Outra forma de aproveitamento dos oceanos para a produção de eletricidade é a energia das marés.