Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades."
Pedro Gonçalves
Created on April 18, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
MUDam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Apresentação Português
Começar
Indíce
Poema
Recursos expressivos
Atualidade
Tema
Versos preferidos
Poema
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, Que já coberto foi de neve fria, E enfim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto: Que não se muda já como soía. Luís Vaz de Camões
Luis de camões
tema
Tema do poema
O tema do poema é a mudança.
Versos que enunciam a mudança
A mudança é evidenciada ao longo de todo o soneto, na primeira quadra é apresentada a ideia de mudança e o tema do mesmo é sintetizado no 3º verso "todo o mundo é composto de mudança". No 2º verso, desenvolve a ideia de mudança, evidenciando que recebe várias desilusões porque tudo aquilo em que confiava era enganoso e ilusória e coloca em causa se realmente existe felicidade. No primeiro terceto, o poeta utiliza a natureza para a concretização da ideia de confirmação, demonstrando que existe renovação e especifica as mudanças. A conclusão refere que a mudança mais surpreendente é a de que já não se muda como era costume, isto é a mudança também mudou. Mudou no sentido de mudar a natureza que se identifica.
Atualidade do poema selecionado
Relação com a atualidade
O poema encontra-se relacionado com a atualidade sendo que tal como referido o poema fala sobre a mudança e essa mudança é atual. Atualmente, a sociedade ainda se encontra em mudança, sendo que os costumes se alteram, as ideias, os hábitos, as perspetivas de vida e os interesses.
- Constante mudança;
- Escrita semelhante;
Versos preferidos
Versos com mais importância
Versos 12, 13 e 14
Versos 1 e 2
"E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto: Que não se muda já como soía."
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança;"
Nos últimos versos, o seujeito lírico depara-se com a situação de que a mudança também mudou, mudou no sentido de mudar a natureza que a identifica.
No verso 1, é referido que a sociedade está diferente, os costumes alteram-se, mudam-se os interesses, as ideias, os hábitos, e a perspetiva de vida. No verso 2, á medida que se envelhece e se adquire maior experiência vai-se mudando a perspetiva de vida.
Recursos expressivos
Os recursos expresivos mais significativos no soneto, são:
- Anáfora
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança;" A anáfora reforça a ideia de que a mudança atinge tudo e reforça a constante e universal mudança.
- Antítese
"Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades."
A antítese mal/bem, para além de contribuir para o tom melancólico e pessimista, apresenta a possibilidade de nada de bom ter acontecido na vida do sujeito poético.