Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sequencia Gimnica

Henrique Mateus

Created on April 13, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

SEQUÊNCIA GÍMNICA

Trabalho realizado por: Henrique Mateus nº9 3ºTAGD

INDICE

02 Salto em extensão

01 Regulamento à frente engrupado

História da Ginástica

TOP 3

06 Apoio facial invertido de cabeça

03 Regulamento à retaguarda engrupado

04 Avião

05 Roda

07 Salto engrupado

10 Flexão

08 Vela

09 Prancha

Reflexão Crítica

História da Ginástica

INÍCIO

O inicio da Ginástica é datado de 2700-1400 antes de Cristo.

INICIO NA EUROPA

Na Europa, a acrobacia viria a ser implementada na Idade Média, com o aparecimento de muitos funâmbulos e saltimbancos através de espetáculos de circo.

INICIO NA CHINA

No entanto, a ginástica surgiu na china há milhares de anos. Nesses tempos a acrobacia fazia parte da religião.

INICIO EM PORTUGAL

INICIO NA GRÉCIA

Em Portugal, a Ginástica começou a ser praticada a partir da Segunda metade do séc. XIX. Inicialmente era chamada de Ginástica de Amoros. Mais tarde no séc.XX apareceu a Ginástica do Método Sueco.

Na Grécia, no ano 400 A.C. a Ginástica englobava a Ginástica de manutenção, o Atletismo e a Esgrima.

TOP 3

Melhores ginástas do mundo

Simone Biles

Nadia Comăneci

Larisa Latynina

Melhores ginástas portuguesas

Bárbara Sequeira

Francisca Maia

Francisca Sampaio Maia

Regulamento à frente engrupado

COMPONENTES CRÍTICAS:

1 - Posição de sentido com os braços em elevação anterior; 2 - Flexão das pernas e fecho do tronco; 3 - Colocação das mãos à largura dos ombros com os dedos orientados para a frente; 4 - Braços em extensão; 5 - Elevação da bacia acima dos ombros; 6 - Impulsão das pernas; 7 - Flexão dos braços; 8 - Colocação da nuca no solo; 9 - Enrolamento progressivo sobre a coluna mantendo o corpo engrupado; 10 - Contacto da bacia com o solo e colocação dos pés junto à bacia; 11 - Projeção dos braços para a frente com elevação anterior;

AJUDAS:

1- O professor deve estar ao lado do aluno e não à frente e nem atrás; 2- Meter um colchão por baixo; 3- Meter a mão na nuca; 4- Meter a mão na coxa.

Salto em extensão

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-O corpo deve estar em tonicidade; 2-O corpo eleva-se verticalmente; 3-Membros inferiores unidos e em extensão; 4-Membros superiores em elevação superior, com os dedos unidos; 5-Olhar em frente.

AJUDAS:

1- O professor deve-se colocar ao lado do aluno; 2- O professor deve colocar uma mão na anca do aluno; 3- O professor deve colocar uma mão nas costas a apoiar.

Regulamento à retaguarda engrupado

COMPONENTES CRÍTICAS:

1 - Posição de sentido com os braços em elevação anterior; 2 - Costas das mãos nas omoplatas, com as palmas das mãos viradas para cima mantendo os cotovelos à largura dos ombros; 3 - Apoio das mãos no solo, colocadas à largura dos ombros; 4 - Palmas das mãos bem apoiadas e dedos bem afastados; 5 - Flexão da cabeça sobre o peito; 6 - Desequilíbrio à retaguarda mantendo os membros inferiores junto ao peito; 7 - Manutenção da posição engrupada até ao final do exercício; 8 - Apoio dos pés no solo e elevação dos membros superiores; 9 - Abertura do ângulo tronco/pernas; 10 - Pernas em extensão; 11 - Braços em elevação superior no prolonga­mento do tronco;

AJUDAS:

1- O professor deve estar ao lado do aluno e não à frente e nem atrás; 2- Meter um colchão por baixo; 3- Meter a mão na nuca; 4- Meter a mão na coxa.

Avião

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-Membros inferiores em completa extensão (tanto a de apoio como a elevada); 2-Grande afastamento dos membros inferiores; 3-Ligeira inclinação do tronco à frente (mas sem flexão; “arredondamento” das costas); 4-cabeça levantada, olhar em frente, tonicidade geral elevada.

AJUDAS:

1- O professor deve estar do lado da perna que está a fazer força no chão; 2- Meter a mão na perna livre; 3- Fazer força na perna que está livre para cima; 4- Meter a mão no peito.

Roda

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-Dar início ao movimento com um pé à frente do outro; 2-Avanço de um dos membros inferiores e afundo lateral; 3-Balanço enérgico dos membros inferiores de trás que se encontra em extensão; 4-Apoio alternado das mãos na linha do movimento; 5-Impulsão da perna de chamada (perna da frente); 6-Membros superiores e tronco alinhados na vertical dos apoios; 7-Na trajetória aérea, os membros inferiores realizam o máximo afastamento possível e em extensão completa; 8-No contacto ao solo o apoio dos pés é alternado na linha do movimento.

AJUDAS:

1- Mete-se uma mão num lado a da anca; 2- Mete-se a outra mão no outro lado da anca; 3- Deve-se sempre acompanhar o até ao final do movimento.

Apoio facial invertido de cabeça

COMPONENTES CRÍTICAS:

1 - Pernas fletidas com os braços em elevação supe­rior; 2 - Avançar um pé; 3 - Balanço da perna de trás em extensão e no prolongamento do tronco; 4 - Colocação das mãos no solo à largura dos om­bros e longe do pé da frente; 5- Impulsão da perna da frente; 6 - Alinhamento na verti­cal dos segmentos corpo­rais (braços, tronco e pernas) em extensão completa; 7 - Cabeça entre os braços com o olhar dirigido para as mãos;

AJUDAS:

1- O professor coloca as duas mãos nas coxas do aluno; 2- O professor agarra na perna que vai fazer a impulsão; 3- O professor mete a sua perna a ajudar do mesmo lado da perna que fez a impulsão; 4- O professor mete a mão nas costas do aluno.

Salto engrupado

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-No ponto mais alto do voo, grande flexão dos membros inferiores, levando os joelhos ao peito; 2–As mãos fazem um contacto ligeiro com os membros inferiores logo abaixo dos joelhos; 3–Cabeça direita com o olhar dirigido para a frente; 4–Pés em extensão; 5–Após realização da figura dá-se a extensão (abertura) rápida e total do corpo.

AJUDAS:

1- O professor deve-se colocar ao lado do aluno; 2- O professor deve colocar uma mão na anca do aluno; 3- O professor deve colocar uma mão nas costas a apoiar.

Vela

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-Elevação dos membros inferiores e bacia 2-Manter os membros inferiores estendidos e unidos; 3-Apoiar a cabeça e os braços no solo, podendo as mãos estar no solo ou na região lombar, ajudando a manter a bacia elevada; 4-Manter o corpo alinhado numa posição vertical.

AJUDAS:

1- Colocar um colchão; 2- Colocar uma mão na bacia; 3- Colocar uma mão nas pernas;

Prancha

COMPONENTES CRÍTICAS:

1- Apoio dos cotovelos e do antebraço no solo e apenas a ponta dos pés no solo 2- Contração da zona abdominal 3- Manter sempre uma postura direita de modo a não contrair uma lesão

AJUDAS:

1- Meter uma mão na bacia; 2- Meter um colchão 3- Meter uma mão nas costas

10

Flexão

COMPONENTES CRÍTICAS:

1-Começar em posição de prancha com os braços esticados no solo 2-Ir descendo o corpo 3- Voltar para cima quando na junção do braço com o antebraço fizer 90º

AJUDAS:

1- Meter uma mão na bacia; 2- Meter um colchão 3- Meter uma mão nas costas 4- Meter os joelhos no colchão

Video

Neste módulo pude aprender inumeras curiosidades e factos sobre a ginástica. Antes do inicio do módulo não gostava de ginástica, mas com todo este conhecimento ganho, passei a respeitar mais o desporto, porém continuo a não gostar do desporto por ser algo que nunca fez parte da minha vida.

Reflexão Critica

OBRIGADO