INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS
OVINOCAPRINOCULTURA
INTRODUÇÃO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Instalações e Equipamentos
- As instalações e equipamentos são de fundamental importância para proporcionar condições de manejos adequados ao sistema de produção.
- É necessário que sejam de fácil limpeza e desinfecção, funcionais e seguras para os animais e trabalhadores, evitando estresse dos animais, favorecendo o controle e prevenção de doenças, protegendo o rebanho de furtos, predadores e otimizando o emprego da mão de obra.
CENTRO DE MANEJO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- É o local utilizado para facilitar a realização de atividades, tais como: pesagem, vermifugação, vacinação, banho sarnicida, casqueamento, tosquia, corte de cauda, apartação, entre outros.
- Recomenda-se a área de 1 m2/animal adulto.
- Deve ser coberto, o piso pode ser de terra batida ou cimento e apresentar boa drenagem.
CURRAL
- áreas utilizadas para manter os animais antes e após os procedimentos.
SERINGA
- é uma área que afunila fazendo com que os animais entrem um a um no brete.
BRETES
- A principal função é a contenção dos animais para realização de práticas gerais de manejo (apartação, venda, desmama, pesagens, tratamentos e outras práticas).
- As dimensões da construção devem ser corretas para propiciar a realização do trabalho com segurança.
- Deve apresentar as seguintes medidas: largura superior de 35 a 50 cm, largura inferior de 25 a 35 cm, altura de 80 a 85 cm e comprimento de 5 a 11 m.
- Se o brete for muito largo os animais podem se virar dentro e complicar o trabalho.
- Um brete alto demais não permite uma boa contenção, dificultando aplicações de vacinas e vermífugos, visualização do brinco e tatuagem.
- As laterais devem ser de tábuas colocadas na horizontal, sem espaço entre elas, para evitar que os animais se machuquem ou fraturem os membros.
- No entanto, deve-se manter um espaçamento entre o solo e a primeira tábua para facilitar a limpeza.
BRETES
APRISCO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- O aprisco é uma instalação utilizada para recolher os animais durante a noite ou para confiná-los.
- Possui grande importância na proteção do rebanho contra predadores.
- Dependendo do tempo de permanência neste local, os animais devem ter acesso a cochos de ração, sal mineralizado e bebedouros.
- Deve ser construído em terreno firme, com boa drenagem, declividade de 2% a 5%, local de fácil acesso às pastagens, monitoramento dos animais, adequada disponibilidade de água e facilidade na limpeza diária.
- A instalação deve ser dotada de parte coberta e área descoberta para proporcionar exercício e banho de sol (solário).
Considerações Gerais
- A orientação do aprisco em relação ao seu eixo longitudinal (maior comprimento) deverá ser no sentido nascente – poente, evitando assim a incidência dos raios solares no interior da instalação.
- O lado do aprisco onde incide os ventos dominantes, deverá ser fechado com alvenaria ou lona, visando impedir a excessiva corrente de ar.
- O telhado poderá ser construído com diferentes tipos de materiais: telha de barro, bambu, cobertura vegetal (sapê, carnaúba), sendo que a principal preocupação deverá ser a promoção do conforto térmico aos animais, levando sempre em consideração o custo.
Diferentes Tipos de Aprisco
- Chão batido: o mais simples e de menor custo.
- Adequado para regiões que não tenha problemas no controle da umidade. Necessário que o terreno seja firme e com boa drenagem.
- O pé direito precisa estar em torno de 2 a 2,5 metros de altura.
Diferentes Tipos de Aprisco
- Piso ripado e suspenso: é mais indicado para regiões que apresentam excesso de umidade, pois permite que os animais fiquem distantes do solo e das fezes.
- A altura entre o piso e o chão deve ser no mínimo 1,5 m, facilitando a limpeza.
- Normalmente de madeira, as ripas devem apresentar 5 a 7 cm de largura; 1,5 a 3,0 cm de espessura e o espaçamento entre as ripas deve ser de exatamente 2 cm.
- Um espaçamento menor faz com que ocorra acúmulo das fezes e um espaçamento maior provoca problemas de aprumos.
- Para animais recém-nascidos seria interessante reservar algumas baias forradas com palhada (cama), para evitar que o animal prenda a pata.
Diferentes Tipos de Aprisco
- Piso de concreto: apresenta alto custo e geralmente é utilizado em baias de exposição.
- O piso deve ser recoberto com material absorvente para servir de cama (serragem, maravalha, feno velho, etc.).
SALA DE ORDENHA
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- O local destinado à ordenha deve estar nas proximidades ou anexas ao aprisco, ser facilmente higienizado, oferecer conforto aos animais, ao ordenhador e assegurar a qualidade do leite.
- A escolha do tipo da sala de ordenha dependerá da disponibilidade de recursos para esse investimento e do projeto desenvolvido.
- Existem instalações simples e pequenas com capacidade para até 60 animais, até salas mais sofisticadas providas de ordenhadeira mecânica.
- A plataforma de ordenha é fixada em torno de 70 a 90 cm do piso, e pode ser construída com materiais existentes na propriedade, tais como: madeiras, varas, estacas ou alvenaria.
Considerações Gerais
- Em cada uma das suas extremidades, existe uma rampa para a subida e descida dos animais.
- Como acessórios, são usados cochos para a ração, instrumentos de contenção e materiais para higienização do úbere e do ordenhador.
- Quando a ordenha é mecânica, são adaptados à essa plataforma, os aparelhos ou equipamentos da ordenhadeira.
INSTALAÇÕES PARA REPRODUTORES
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- Especial atenção deve ser dada à instalação dos reprodutores.
- Deve-se obedecer ao regime de ventos dominantes, de maneira a evitar que o cheiro do macho chegue até o rebanho de fêmeas e seja assimilado pelo leite.
- Recomenda-se 3 m2/animal com distância de 100 m das instalações frequentadas pelas fêmeas.
CURRAL DE PARIÇÃO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- É a construção de uma área para as fêmeas em final de gestação, sendo chamada de curral de parição, piquete de parição ou piquete maternidade.
- Este piquete deverá ser localizado próximo às instalações principais da propriedade, para facilitar o monitoramento.
QUARENTENÁRIO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
- Consiste em baias (pequenos piquetes) distantes aproximadamente 50 m das demais instalações, destinadas a isolar os animais suspeitos ou portadores de doenças contagiosas.
- Essa área também é utilizada para deixar sob observação os animais a serem introduzidos no rebanho, que deverão permanecer sob quarentena durante aproximadamente 40 dias.
INFRAESTRUTURAS COMPLEMENTARES
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
COCHOS
- São construções essenciais ao manejo, que podem ser construídos de diferentes materiais, tais como madeira, concreto pré-moldado, tambores de plástico cortados e pneus.
- Os cochos devem ser instalados próximo ao ponto de descanso de rebanho, em locais que favoreçam o bem-estar do animal e mantenha a qualidade do material oferecido.
- Podem ser construídos com 20 a 30 cm de comprimento por animal, com o fundo a 20 cm de altura do piso.
COCHOS
- O creep feeding ou cocho privativo, nada mais é que um cocho cercado, uma baia, gaiola ou ainda um piquete da pastagem, que permita a entrada somente das crias.
- Esse cercamento pode ser feito de madeira, tela de arame, grades de ferro, de maneira que permita a visão da mãe.
- O dispositivo de abertura deve possuir dimensões em torno de 25 a 30 cm de altura e 15 a 17 cm de largura, sendo ajustado à idade e ao tamanho dos cordeiros ou cabritos.
- No creep feeding, o comprimento de cocho é menor (5 cm lineares /animal), pois nem todos os cordeiros ou cabritos vão para o cocho ao mesmo tempo, como nas outras categorias.
BEBEDOUROS
- São dimensionados em função do número de animais a serem atendidos, considerando o consumo de água de aproximadamente 3 a 5 litros/animal/dia.
- Devem ser localizados onde permita a vistoria e higienização constante e estrategicamente próximos à área de descanso dos animais, mas não muito próximos dos cochos de sal mineral.
- Atenção especial deve ser dada ao calçamento da área em volta do bebedouro, mantendo-se uma declividade apropriada, facilitando o escoamento da água excedente.
SALEIROS
- Podem ser fixos ou móveis, mas é necessário que possuam superfície bem lisa para facilitar a limpeza e que sejam protegidos da umidade.
- As dimensões recomendadas são de 20 cm de profundidade, por 30 cm de largura e comprimento de até 2 metros e suspensos do solo de 20 a 30 cm.
- É comum a utilização de pneus e tambores plásticos.
PEDILÚVIOS
- A finalidade do pedilúvio é fazer a desinfecção espontânea dos cascos dos animais, por isso deverão ser construídos na entrada e saída do Centro de Manejo, apriscos ou chiqueiros, de tal modo a forçar os animais a passarem por eles.
- Devem ter as seguintes dimensões: 2,0 m de comprimento com 10-12 cm de profundidade. A largura deve ser a mesma da porteira.
- Nos pedilúvios, o nível da solução não deve ficar abaixo dos 7 cm, para que os cascos fiquem totalmente submersos. Pode ser usada solução de formol a 10%; sulfato de cobre a 10% ou a cal virgem.
- A cal virgem diluída em água funciona como um bom desinfetante sendo mais barato que os demais, porém deve-se ter muito cuidado na sua manipulação para evitar acidentes, como queimaduras.
ESTERQUEIRA
- A esterqueira pode ser de alvenaria ou de terra batida, medindo 4,0 m de largura X 2,0 m de profundidade e 1,5 m de altura.
- É uma construção que deve ser de fácil acesso para os tratadores, porém de difícil acesso aos animais, cercada e localizada a uma distância mínima de 50 m das demais instalações.
- Isso evita a presença de mau cheiro e moscas, assim como a contaminação das pastagens.
DEPÓSITO DE RAÇÃO
- É a instalação destinada ao armazenamento de concentrado, feno, sal mineral e outros alimentos.
- O local escolhido para construção deve ser arejado e de fácil acesso para os veículos que irão abastecer a propriedade e próximo ao Centro de Manejo.
- As janelas devem possuir telas do tipo mosquiteiro e o teto deve evitar a presença de animais indesejáveis (pássaros, ratos, etc.).
- Os alimentos devem ser colocados sobre estrados de madeira para evitar contato direto com o chão e umidade.
FARMÁCIA
- É o local para armazenamento de medicamentos e materiais de curativo e desinfecção.
- Deve ser livre de excesso de umidade, calor e luz solar.
- Sempre que possível deverá haver uma geladeira exclusiva para o armazenamento de medicamentos e vacinas.
CERCAS
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Os principais tipos são:
- Cerca de Arame Liso ou Farpado: usam-se cercas de 1,5 m de altura, composta por 8 ou 9 fios, com mourões de madeira de lei ou eucalipto tratado.
- Os mourões devem ficar a uma distância de 10 m entre eles, com balancins (trava de arame ou madeira) a cada 2 metros.
Os principais tipos são:
- Cerca de Arame Liso ou Farpado: usam-se cercas de 1,5 m de altura, composta por 8 ou 9 fios, com mourões de madeira de lei ou eucalipto tratado.
- Os mourões devem ficar a uma distância de 10 m entre eles, com balancins (trava de arame ou madeira) a cada 2 metros.
Os principais tipos são:
- Cerca Elétrica: a cerca elétrica custa entre quatro e cinco vezes menos que qualquer cerca convencional.
- Sua principal limitação é o contato dos fios com a vegetação, que acarreta em perda de carga elétrica comprometendo sua eficiência na contenção dos animais.
- Assim, é necessário o monitoramento contínuo da vegetação junto à cerca.
- A cerca elétrica pode ser combinada de 4 fios, cada um a 0,25 m de distância um do outro e alternando entre fio eletrificado e não eletrificado, pois quando o animal forçar a passagem entre um fio e outro ele automaticamente encostará no fio eletrificado.
Os principais tipos são:
- Também são utilizadas cercas vivas, de tela (campestre), de madeira (varas) ou similares.
- Nos sistemas de produção que visam o aproveitamento da pele, as cercas não devem ser feitas com arame farpado.
- O custo varia conforme o tipo e disponibilidade de materiais.
OBRIGADA!
INSTALAÇÕES OVINOS E CAPRINOS
eliane.santos
Created on April 12, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Explore all templates
Transcript
INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS
OVINOCAPRINOCULTURA
INTRODUÇÃO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Instalações e Equipamentos
CENTRO DE MANEJO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
CURRAL
SERINGA
BRETES
BRETES
APRISCO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
Considerações Gerais
Diferentes Tipos de Aprisco
Diferentes Tipos de Aprisco
Diferentes Tipos de Aprisco
SALA DE ORDENHA
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
Considerações Gerais
INSTALAÇÕES PARA REPRODUTORES
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
CURRAL DE PARIÇÃO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
QUARENTENÁRIO
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Considerações Gerais
INFRAESTRUTURAS COMPLEMENTARES
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
COCHOS
COCHOS
BEBEDOUROS
SALEIROS
PEDILÚVIOS
ESTERQUEIRA
DEPÓSITO DE RAÇÃO
FARMÁCIA
CERCAS
INSTALAÇÕES OVINOCAPRINOCULTURA
Os principais tipos são:
Os principais tipos são:
Os principais tipos são:
Os principais tipos são:
OBRIGADA!