Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Especialização Precoce- Prós e Contras
orianaramos163
Created on April 9, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
especialização precoce
- Prós e Contras -
12CT1 Professora: Maria José Santos 16/04/2021
Beatriz Santos, nº7 Bruna Ribeiro, nº8 Mariana Louro, nº23 Vânia Dias, nº25
Ana Carrondo, nº2 Carolina Rodrigues, nº9 Catarina Silva, nº10 Oriana Ramos, nº24
O que é a especialização precoce?
A especialização precoce é o treino ou competição intensa realizada por crianças menores de 12 anos, durante mais de 8 meses, focando-se, portanto, apenas num desporto e excluindo completamente a prática de outras modalidades.
· Section
· Text
· Quote
· Image
Os Prós da Especialização Precoce
· Video
· Process
· Comparison
· Timeline
· Map
· Data
· Team
· Contact
Espírito de equipa
Flexibilidade e Força
A prática correta dos diversos desportos traz inúmeras vantagens na infância, nomeadamente em algumas capacidades motoras como a força muscular e a flexibilidade e também ao nível do sistema cardiovascular.
Como os atletas têm um objeivo em comum acabam por trabalhar em equipa desenvolvendo a cooperação, o convívio social, o espírito de equipa, a competitividade saudável, a disciplina e persistência.
Sucesso
Apoio Familiar
O apoio da família é essencial no progresso da criança na modalidade, uma vez que o suporte familiar faz com que a criança se sinta mais motivada e confiante.
Tendo em conta o tempo de criação e preparação de um atleta, a especialização precoce permite que este atinja o seu auge prematuramente, podendo aproveitar melhor as oportunidades de competição durante a carreira.
Capacidade de Adaptação
Recompensas Psicológicas
Como o atleta atinge o auge precocemente, tem maior probabilidade de vencer uma competição, o que melhora a sua auto-estima e segurança.
Promove comportamentos como a pontualidade, a hierarquia e o conhecimento. Isto pode ajudar um indivíduo a adaptar-se às normas da modalidade e aos critérios exigidos nas competições.
Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica desenvolve competências físicas, tais como a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação, o ritmo, entre outras. Todas estas são grandes aliadas para o processo de desenvolvimento psicomotor de uma criança. A ginástica também oferece aos indivíduos a possibilidade de vencerem os seus próprios limites corporais, num ambiente de liberdade e criatividade.
· Section
· Text
· Quote
· Image
Os Contras da Especialização Precoce
· Video
· Process
· Comparison
· Timeline
· Map
· Data
· Team
· Contact
Saúde da criança
Imaturidade psicológica
Uma vez que o corpo das crianças ainda se encontra em desenvolvimento, submetê-las a um treino tão intensivo pode levar a lesões ou mesmo malformações no corpo. A especialização precoce também leva à aceleração biológica: o corpo destas crianças desenvolve-se demasiado rápido, prejudicando funções fisiológicas como por exemplo, nas raparigas, a menstruação.
As crianças não têm a capacidade cognitiva para compreender o compromisso que vem com o treino numa idade tão jovem e, por pressão dos pais ou mesmo dos treinadores, acabam por submeter-se à especialização precoce.
Perda de aspetos fundamentais da infância
Negligência dos estudos
Uma vez que é difícil para crianças atletas encontrarem um equilíbrio nas suas vidas, é muito fácil que os estudos sejam negligenciados, tendo consequências a longo prazo na vida destas crianças .
Ao passar tanto tempo em treinos, a criança não vai ter tempo para brincar, para estar com a família e os amigos e para experimentar outros passatempos. Além disso, estas crianças podem ter falta de afeto, porque têm pais e treinadores que as veem como mais maduras do que realmente são e, por isso, não lhes dão o carinho que as crianças pequenas precisam.
Saúde Mental
Estas crianças passam por uma pressão competitiva injusta, uma vez que o quadro competitivo em que participam é feito à imagem dos atletas adultos, ou seja, estas crianças têm de competir com pessoas que estão por natureza mais fisicamente e naturalmente preparadas. Além disso, a pressão dos treinos, a pressão social e escolar e a pressão aplicada pelos pais e treinadores vai desgastar estas crianças, sendo que em muitos casos elas desenvolvem doenças mentais como ansiedade e depressão.
Estado mental desfavorável
Distúrbios de sono
Stress, fadiga e exaustão
Expetativas futuras
Má Formação dos Treinadores
Muitos treinadores não tratam as crianças de forma humana. Fazem pouco das suas lesões, não se importam com a diversificação do treino de modo a que a criança se sinta continuamente estimulada, fazem exigências impossíveis e são demasiado rígidos, e por vezes são tão específicos quanto ao regime alimentar das crianças que elas acabam por desenvolver distúrbios alimentares. Outros treinadores aproveitam-se da dependência emocional que as crianças sentem por eles e abusam delas sexualmente.
John Geddert, um treinador de ginástica olímpica dos EUA, suicidou-se em fevereiro deste ano depois de ser acusado de 24 crimes, incluindo tráfico humano e abuso sexual de menores.
Abandono Prematuro
O trauma que advém da pressão da especialização precoce pode levar a criança a abandonar o mundo desportivo prematuramente, muito antes da idade normal em que os atletas se retiram da competição (por volta dos 30 anos). Deste modo, mesmo que o bem-estar da criança não seja tido em consideração, também não existe qualquer tipo de vantagem significativa para o panorama desportivo.
Presença de crianças atletas no top 10 de todas as modalidades desportivas em 2004 e em 2014: 96,5% das crianças tinham desistido da competição.
Webgrafia - Prós
- https://www.efdeportes.com/efd186/especializacao-esportiva-precoce-na-ginastica.htm
- https://www.efdeportes.com/efd196/especializacao-precoce-no-esporte.htm
- https://www.efdeportes.com/efd113/especializacao-precoce-os-danos-causados-a-crianca.htm
- http://www.aidachristine.com.br/livro.pdf
- http://tudosobrenatacao.blogspot.com/2008/05/especializao-precoce-na-natao.html
- http://recursos.fitescola.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2015/05/desporto_05.pdf
- https://www.efdeportes.com/efd169/especializacao-esportiva-precoce-uma-revisao.htm
- https://www.efdeportes.com/efd196/especializacao-precoce-no-esporte.htm
- https://universidadedofutebol.com.br/2013/05/26/iniciacao-esportiva-aspectos-positivos-e-negativos-da-especializacao-esportiva-precoce-no-futebol/
- https://www.efdeportes.com/efd149/efeitos-da-especializacao-desportiva-precoce.htm
- https://ensinandomusculacao.blogspot.com/2017/03/quais-as-vantagens-e-desvantagens-da.html
- https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/798
- https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70300/000875914.pdf?seque
- https://www.scienceforsport.com/early-sports-specialisation/
- https://www.momsteam.com/early-sport-specialization-frequently-asked-questions-some-benefits-many-drawbacks-10000-hour-rule
Webgrafia - Contras
- http://andeboldebase.blogspot.com/2009/10/especializacao-precoce-no-desporto-jose.htmlUt wisi enim minim veniam
- http://andeboldebase.blogspot.com/2009/10/especializacao-precoce-no-desporto-jose.html
- https://edition.cnn.com/2020/01/09/sport/2020-young-athletes-to-watch-spt-intl/index.html
- https://bethesdamagazine.com/best-of-entry/best-hope-for-a-hometown-olympic-gymnast/#:~:text=Kayla's%20weekly%20training%20regimen%20includes,%2C%20Kecia%2C%20at%20age%202.
- https://www.efdeportes.com/efd113/especializacao-precoce-os-danos-causados-a-crianca.htm
- https://pt.slideshare.net/danicarvcosta/especializao-precoce-educao-fisica
- https://www.futeboldeformacao.pt/2019/09/20/especializacao-precoce-e-o-abandono-prematuro-da-pratica-desportiva/
- https://psicologia-do-desenvolvimento-humano.webnode.pt/especializacao-precoce-no-desporto/
- http://globalsportsdevelopment.org/2019/05/20/specialization-vs-diversification/
- https://www.momsteam.com/early-sport-specialization-frequently-asked-questions-some-benefits-many-drawbacks-10000-hour-rule http://recursos.fitescola.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2015/05/desporto_05.pdf
- http://alexperdikiskoons.org/about/pros-cons-children-specialize-one-sport/
- https://trabalhodefisica4.wixsite.com/trabalho4/tema-1
- https://campussuite-storage.s3.amazonaws.com/prod/750250/9879c774-c5f7-11e6-b7b7-22000bd8490f/1630462/eb819d74-9a1b-11e7-a4d4-1236a17d29e4/file/YouthOveruseInjuriesandSportsBurnout.pdf20