Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
161_QUAL O SIGNIFICADO DE RELACIONAMENTO?
a10adigitall
Created on April 8, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Qual o significado de relacionamento?
O termo “relacionamento” pode ser entendido como relação amorosa entre um casal quando a palavra é usada de forma isolada. Porém, também pode se referir a qualquer tipo de relação que envolva duas ou mais pessoas. Segundo o dicionário, relacionamento significa “ato de relacionar, de estabelecer uma ligação, uma conexão com algo ou alguém [...], maneira de tratar, de conviver bem, de se conectar amigavelmente com outras pessoas.”.
Todos os tipos de relacionamentos envolvem comunicação e convivência. Nesta troca de experiências, atitudes tomadas por todas as partes que compõem estes relacionamentos devem ser recíprocas. Quando uma delas não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento é prejudicado. Um bom relacionamento se desenvolve baseado em respeito, empatia, confiança e harmonia entre as pessoas envolvidas.
Inteligência social
A arte de se relacionar, cada dia mais evidente como item fundamental para o sucesso pessoal e profissional, tem sido muito observada pelos estudiosos do comportamento humano, que vêm demonstrando que mesmo não nascendo com o “gene da gentileza” (genótipo GG), indivíduos podem desenvolvê-lo, inclusive, por meio da inteligência social – um novo conceito que está ganhando espaço em consultórios de psicologia, lares e até mesmo no ambiente corporativo.
Os indivíduos portadores do genótipo GG, são pessoas simpáticas, extrovertidas, bem-relacionadas e sempre dispostas a ouvir o que os outros têm a dizer. Os demais tipos, AG e AA, tendem a ser desconfiados e não muito sensíveis às necessidades alheias. Porém, esse fator biológico não é definitivo, já que a ciência tem provado que esta habilidade pode ser desenvolvida. Segundo à psicóloga Mônica Portella, do Centro de Psicologia Aplicada e Formação do Rio de Janeiro (CPAF-RJ), autora do livro “Estratégias de THS – Treinamento em Habilidades Sociais” e uma das propagadores da chegada de uma era da inteligência social, “melhorar nossas competências sociais é fundamental para se ter mais qualidade de vida”. O conceito de inteligência social segue o mesmo caminho de outro fenômeno da psicologia, a inteligência emocional, tema que ficou mundialmente famoso nos anos 1990, devido os best-sellers de Daniel Goleman, psicólogo americano, que se tornou uma espécie de referência para análise das probabilidades de um indivíduo ser bem-sucedido.
“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar nossos instintos.” – Freud Quanto maior a capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivar e gerir bem as nossas emoções e os nossos relacionamentos, maior o coeficiente de inteligência emocional. Enquanto isso, a inteligência social está atenta à forma como o indivíduo ocupa o seu espaço nos ambientes coletivos, propondo uma ginástica psicológica para exercitar habilidades atrofiadas de convivência, que possibilitam a construção de relacionamentos saudáveis, tanto no âmbito pessoal, como no âmbito profissional.