A influência dos pais na formação de caráter dos filhos
A influência dos pais na vida dos filhos começa desde que estes são apenas bebês. Muitos pais pensam que, por serem ainda muito novinhos, os filhos não compreendem e não absorvem o que falam e a maneira como falam. Porém, isto é um grande equívoco!
Mesmo bebês, os filhos estão atentos o tempo todo na maneira como os seus pais reagem às mais diversas situações do dia a dia, inclusive em sua relação.
Quando um bebê chora, ele expressa o seu desconforto, esperando que os pais o aliviem. Se os pais não mantêm a calma, descontrolando a sua respiração e, consequentemente, os seus movimentos, o bebê perceberá e terá tendências a sentir-se mais inseguro.
Agora, se os pais transmitirem calma ao bebê, principalmente em momentos de grandes desconfortos, como os sinalizados por meio do choro, o bebê entenderá que tudo está sob controle e, lentamente, se acalmará, tendendo a sentir-se mais seguro.
“O bom exemplo é a ferramenta mais eficaz que os pais podem utilizar para moldar os filhos, é a garantia da educação continuada. De nada vale ensinar os filhos a andar por um caminho, se os pais andam noutro.” – Volnei Antonio Silveira
As crianças prestam atenção em tudo à sua volta, e observar as escolhas dos adultos que as cercam é a maneira como elas aprendem e colocam em prática tudo o que lhes é ensinado por meio de atitudes.
Sendo assim, é no dia a dia que os pais ensinam valores, como honestidade, respeito, empatia, compaixão, humildade, responsabilidade, fé, entre outros, a seus filhos.
“Todo filho cita seu pai, em palavras e atos.” – Terri Guillemets
Se os pais costumam atribuir valor às pessoas de acordo com os bens materiais que elas possuem, os filhos passarão a ter a mesma percepção e, consequentemente, o mesmo comportamento.
Ao invés disto, é preciso ensinar, não somente por meio de palavras, mas, principalmente, por meio de atitudes, a distinguirem o que as pessoas são, daquilo que elas possuem
Portanto, se você deseja que os seus filhos tenham um caráter exemplar no futuro, empenhe-se em demonstrar atitudes de alto valor ético e moral, desde a sua primeira infância, não somente pelo seu próprio bem, mas pelo bem de todos à sua volta.
Pode confiar! Cada esforço valerá muito a pena!
157_A INFLUÊNCIA DOS PAIS NA FORMAÇÃO DE CARÁTER DOS FILHOS
a10adigitall
Created on April 8, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Randomizer
View
Timer
View
Find the pair
View
Hangman Game
View
Dice
View
Scratch and Win Game
View
Create a Word Search
Explore all templates
Transcript
A influência dos pais na formação de caráter dos filhos
A influência dos pais na vida dos filhos começa desde que estes são apenas bebês. Muitos pais pensam que, por serem ainda muito novinhos, os filhos não compreendem e não absorvem o que falam e a maneira como falam. Porém, isto é um grande equívoco! Mesmo bebês, os filhos estão atentos o tempo todo na maneira como os seus pais reagem às mais diversas situações do dia a dia, inclusive em sua relação.
Quando um bebê chora, ele expressa o seu desconforto, esperando que os pais o aliviem. Se os pais não mantêm a calma, descontrolando a sua respiração e, consequentemente, os seus movimentos, o bebê perceberá e terá tendências a sentir-se mais inseguro. Agora, se os pais transmitirem calma ao bebê, principalmente em momentos de grandes desconfortos, como os sinalizados por meio do choro, o bebê entenderá que tudo está sob controle e, lentamente, se acalmará, tendendo a sentir-se mais seguro.
“O bom exemplo é a ferramenta mais eficaz que os pais podem utilizar para moldar os filhos, é a garantia da educação continuada. De nada vale ensinar os filhos a andar por um caminho, se os pais andam noutro.” – Volnei Antonio Silveira
As crianças prestam atenção em tudo à sua volta, e observar as escolhas dos adultos que as cercam é a maneira como elas aprendem e colocam em prática tudo o que lhes é ensinado por meio de atitudes. Sendo assim, é no dia a dia que os pais ensinam valores, como honestidade, respeito, empatia, compaixão, humildade, responsabilidade, fé, entre outros, a seus filhos.
“Todo filho cita seu pai, em palavras e atos.” – Terri Guillemets
Se os pais costumam atribuir valor às pessoas de acordo com os bens materiais que elas possuem, os filhos passarão a ter a mesma percepção e, consequentemente, o mesmo comportamento. Ao invés disto, é preciso ensinar, não somente por meio de palavras, mas, principalmente, por meio de atitudes, a distinguirem o que as pessoas são, daquilo que elas possuem
Portanto, se você deseja que os seus filhos tenham um caráter exemplar no futuro, empenhe-se em demonstrar atitudes de alto valor ético e moral, desde a sua primeira infância, não somente pelo seu próprio bem, mas pelo bem de todos à sua volta. Pode confiar! Cada esforço valerá muito a pena!