Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trovadorismo
mvbg27
Created on April 6, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
Sed Diam, 22
TROVADORISMO
Contexto Histórico
Estilo Literário
Poema:
No mundo não conheço quem se compare A mim enquanto eu viver como vivo, Pois eu moro por vós – ai! Pálida senhora de face rosada, Quereis que eu vos retrate Quando eu vos vi sem manto! Infeliz o dia em que acordei, Que então eu vos vi linda! E, minha senhora, desde aquele dia, ai! As coisas ficaram mal para mim, E vós, filha de Dom Paio Moniz, tendes a impressão de Que eu possuo roupa luxuosa para vós, Pois, eu, minha senhora, de presente Nunca tive de vós nem terei O mimo de uma correia.
Biografia
GRUPO:
Análise formal e temática
Tiago Bahia, Gabriel Firmino, Maria Vitória, Mariana, Marcos.
Características
Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós
Análise Formal:
Decassílabo
Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares
Alexandrino
No/mun/do/ nin/guém/ se a/sse/me/lha a/ mim A en/quan/to a/ vi/da/ con/ti/nu/ar/ co/mo/ vai, B por/que/ mo/rro /por /vós,/ e ai B mi/nha/ se/nho/ra /de/ pe/le al/va e/ fa/ces/ ro/as/das, C que/reis/ que /vos /des/cre/va D Quan/do/ vos/ eu/ vi/ sem/ man/to E Mal/di/to/ dia/! Me/ le/van/tei F que /não/ vos/ vi/ fei/a G E/, mi/nha/ se/nho/ra,/ des/de a/que/le/ dia, ai! B tu/do/ me/ foi/ mui/to/ mal H e /vós,/ fi/lha/ de/ bom/ Pai B Mo/niz,/ e /bem /vos/ pa/re/ce I de /ter/ eu/ por/ vós/ guar/vaia J Pois/ eu/, mi/nha/ se/nho/ra/, co/mo /mi/mo K de/ vós/ nun/ca /re/ce/bi L al/go/, mes/mo/ que/ sem/ va/lor. M
Redondilha maior
Oitava
Redondilha maior
Rimas mistas e brancas, externas
Verso Bárbaro
Octossílabo
Octossílabo
Hexasssílabo
Hendecassílabo
Redondilha maior
Redondilha maior
Oitava
Octossílabo
Redondilha maior
Rimas mistas e brancas, externas
Hendecassílabo
Octossílabo
Redondilha maior
Análise Temática:
O poema se trata de uma declaração de amor de Paio soares à Dona Maria Paes, amante do rei Don Sancho. A obra foi considerada o primeiro texto literário em galego-português. Possui um eu-lírico masculino, no movimento trovadorismo foi classificada como cantiga de um amor platônico.
Primeira estrofe -Sentido literal: ninguém é igual a ele, se a vida continuar a mesma ele morreria pelo seu amor. O homem descreve a senhora. -Sentido figurado: Ele a amava tanto que daria sua vida por ela. Era um amor tão intenso, ele não conseguia ver defeitos nela.
No mundo ninguém se assemelha a mim enquanto a vida continuar como vai, porque morro por vós, e ai minha senhora de pele alva e faces rosadas, quereis que vos descreva quando vos eu vi sem manto Maldito dia! me levantei que não vos vi feia E, minha senhora, desde aquele dia, ai! tudo me foi muito mal e vós, filha de don Pai Moniz, e bem vos parece de ter eu por vós guarvaia pois eu, minha senhora, como mimo de vós nunca recebi algo, mesmo que sem valor.
Segunda estrofe: -Literal: o Homem descreveu um dia em que ele a viu, e mesmo sendo de família rica, ele não recebeu presente algum. -Figurado:mesmo ele a amando, nunca sequer recebeu uma prova de amor.
Biografia:
-Paio Soares Taveirós foi um trovador da primeira metade do século XII, de origem da pequena nobreza galega. Foi a autora da célebre Cantiga da garvaia, durante muito tempo considerada a primeira obra poética em língua galaico-portuguesa. É uma cantiga de amor plena de ironia, e por isso atualmente considerada por diversos autores como uma cantiga satírica. Mesmo perdendo o seu estatuto de mais antiga cantiga conhecida, em favor de uma outra do trovador João Soares de Pávia, continua no entanto a desafiar a imaginação dos críticos, ainda em desacordo quanto ao seu real sentido, e nomeadamente no que diz respeito à personagem a quem é dirigida: uma filha de D. Pai Moniz, por muito tempo identificada como D. Maria Pais Ribeiro, a célebre Ribeirinha, amante do rei português D. Sancho I. A constatação da existência, na época, de várias personalidades chamadas Pai Moniz, ou Paio Moniz, bem como a origem galega de Paio Soares, parecem, no entanto, contrariar esta hipótese, hoje muito discutível.
Fonte: Wikipédia(https://pt.wikipedia.org/wiki/Paio_Soares_de_Taveir%C3%B3s)
Paio Soares de Taveirós
Contextualização histórica:
Acontecimentos culturais-
Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Além disso, especificamente na macrorregião que abarca França, Espanha e Portugal, a presença de menestréis – poetas e músicos itinerantes –, assim como casamentos e outras relações políticas entre os reinos citados, produziu um intenso intercâmbio cultural na região que culminou na proliferação do Trovadorismo.
Acontecimentos sociais-
A sociedade medieval estava dividida entre clero, nobreza e povo. No entanto, a Igreja Católica era detentora de poder político e econômico no Ocidente.
Acontecimentos políticos relevantes-
Este período da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, época do início do Quinhentismo. Nessa época, a Igreja possuía considerável influência tanto no aspecto político e econômico, quanto no cultural, artístico e literário.No que diz respeito ao aspecto político-econômico, predominava o sistema denominado de “Feudalismo”, no qual o poder era descentralizado e o direito de governar concentrava-se nas mãos de um senhor feudal que tinha plenos poderes sobre todos os servos e vassalos que trabalhavam em suas terras.
Fonte: Português; Mundo Educação; InfoEscola
Estilo Literário:
-Toda a produção textual que era desenvolvida tinha sempre o acompanhamento feito por alguns instrumentos musicais, por essa razão é que tinham o nome de cantigas.Foi um dos gêneros literários mais populares da Idade Média, ao lado das novelas de cavalaria, expressão da prosa no período. -O trovadorismo era dividido em dois gêneros distintos: o lírico e o satírico. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. -O trovadorismo foi o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia.
Fonte: Educa Mais; Brasil Escola.
Finalizamos.Muito obrigado!
Cantiga da Ribeirinha