Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
FERREIRA DE CASTRO, ILUSTRE OSSELENSE
danielguerra18227
Created on April 6, 2021
TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE DAC, 9.º D
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
José Maria
Ferreira de castro
o mais ilustre osselense, figura ímpar do concelho de Oliveira de Azeméis
"Em muita coisa podeis aperfeiçoar o mundo e a vós próprios. Mas não é de joelhos que o fareis, é de pé e a lutar!" - in Senhor dos Navegantes, 1954
start
Factos sobre Ferreira de Castro
Breve Nota Biográfica
Ferreira de Castro visto por...
Família de Ferreira de Castro
Escolas nomeadas em sua homenagem
Diana de Liz
A Casa Museu Ferreira de Castro
Elena Muriel
Elsa Beatriz
Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Breve Nota Biográfica
Data de nascimento: 24/05/1898 Local de nascimento: Ossela, Oliveira de Azeméis, Portugal Data de falecimento : 29/06/1974 Local de falecimento: Porto, Portugal Local onde se encontra sepultado: Serra de Sintra, Portugal
FACTOS SOBRE A VIDA DE FERREIRA DE CASTRO...
Em 1906, com apenas 8 anos de idade, José Maria Ferreira de Castro e seus irmãos ficaram órfãos de pai. Em 1911, com apenas 12 anos, emigrou para o Brasil, para sustentar a sua mãe e os seus irmãos. No Brasil, viveu na ciadade do Belém, no Pará. Viveu cerca de 4 anos no Seringal Paraíso, em plena floresta Amazónica. Quando regressou do Brasil, em 1919, instalou- se no Hotel Avenida, em Oliveira de Azeméis, durante cerca de duas semanas. Em 1951, faleceu a sua mãe. Em 1967, Ferreira de Castro doou a sua casa de infância à Junta de Freguesia - Ossela, que a tornou Casa- Museu Ferreira de Castro
FACTOS SOBRE A VIDA DE FERREIRA DE CASTRO...
Durante a sua vida, Ferreira de Castro lutou sempre pela igualdade e pela justiça e condenou a discriminação e por isso era contra o regime de Salazar. Esta sua luta poderá estar relacionada com a sua experiência como trabalhador numa plantação de borracha, no seringal brasileiro, onde sentiu na pele a exploração de que eram alvo os trabalhadores. Durante o período da censura do Estado Novo, Ferreira de Castro deixou de escrever para os jornais portugueses Foi diversas vezes, proposto para o Prémio Nobel e, outras tantas, recusou sê-lo, em prol de outros escritores portugueses. Ferreira de Castro, exerceu as profissões de jornalista e escritor, sendo também criador da revista "A Hora", em 1922 e do jornal "O Luso", entre 1928 e 1937. Ainda colaborou com "O Diabo" e com "O Século". Foi também presidente do Sindicato dos Profissionais de Imprensa de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Escritores. Apesar de não ter voltado a viver na sua terra natal, a ligação de Ferreira de Castro a Oliveira de Azeméis manteve-se. É na freguesia de Ossela que se encontram sepultadas as duas mulheres da sua vida: Diana de Liz e Elena Muriel.
Ferreira de Castro também foi um homem que viajou muito ao longo da sua vida. Em 1929, fez sua primeira visita a Paris e viagem a Andorra. Já em 1935, fez um viagem pelo Mediterrâneo, visitando o Egito, Palestina, Rodes, Malta, Cartago e Tunis, Pompeia, Nápoles e Maiorca. Em 1939 realizou uma volta ao mundo, com a sua mulher, Elena Muriel. Em 1959, visitou o Brasil, 40 anos após o regresso a Portugal, a convite da União Brasileira de Escritores. Volta a visitar o Brasil em 1971. Os seus livros "Pequenos Mundos, Velhas Civilizações" e "A Volta ao Mundo" revelam bem a enorme cultura deste cidadão do mundo....
Família
Pais: José Eustáquio Ferreira de Castro e Maria Rosa Soares de Castro. Irmãos: Ferreira de Castro era o mais velho de 5 irmãos. 1.ª companheira: Diana de Liz (1927-1930). Casamento: Elena Muriel (1938-1974) Filha: Elsa Beatriz Ferreira De Castro “
Maria Eugénia Haas Costa Ramos, mais conhecida simplesmente por Diana de Liz foi a primeira companheira do escritor Ferreira de Castro, de 1927 a 1930, ano em que faleceu. Em 1929, depois de uma visita a Paris e a Andorra, Maria Eugénia adoeceu de tuberculose e o Escritor trouxe-a para a sua casa natal de Osselas (Oliveira de Azeméis), tentando uma mudança de ares que lhe fosse favorável. Em vão. Aí morre a 27 de maio de 1930, ano em que é lançada “A Selva”, a imortal obra prima de Ferreira de Castro, que conhece um sucesso estrondoso em Portugal e além-fronteiras. O escritor vai então dedicar-se à tarefa de coligir, organizar e procurar um editor para a publicação dos escritos da mulher. Tarefa difícil, porque, como o próprio Ferreira de Castro viria a referir, ela «escrevia pelo puro prazer de escrever e quando isso lhe era voluptuoso. Depois, abandonava os seus trabalhos, quase os esquecia».
diana de liz
Elena Muriel Martinez de La Pera Ferreira de Castro(1913-2007) nasceu em Espanha. Foi discípula do pintor Valentin de Zubiaurre, antes de vir para Portugal em 1936. Trabalhou no atelier do pintor Guilherme Filipe que lhe apresentou o escritor Ferreira de Castro cujo retrato fez. Por causa da guerra de Espanha, foi para a Argentina e manteve o contacto com Ferreira de Castro que estava em França, com quem acaba por casar em 1938 em Paris. Iniciam então um conjunto de viagens à volta do mundo que deram origem a um livro de Ferreira de Castro. De regresso a Portugal, continua a pintar intermitentemente, com grandes hiatos como o que ocorreu de 1945 a 1966. Durante esse tempo secretariou Ferreira de Castro e iniciou uma vida familiar com uma filha entretanto nascida. A partir de 1966, retoma de forma sistemática a pintura participando em várias exposições individuais e colectivas. Elena Muriel faleceu em 2007. A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, numa homenagem à pintora Elena Muriel, instituiu o Prémio de Pintura Elena Muriel, de periodicidade bienal, que pretende estimular e promover as artes plásticas.
|SOBRE elena muriel
Quadros de elena Muriel
Elsa Beatriz Muriel Ferreira de Castro
Filha de Ferreira de Castro e Elena Muriel, nasceu em 1945. É médica psiquiatra.
Escolas nomeadas em sua homenagem
PRÉMIO de literatura juvenil Ferreira de castro
A Associação Do Prémio Nacional De Literatura Juvenil Ferreira De Castro foi criada a 12 de abril de 1994 e encontra-se ligada ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro que tem por patrono este escritor. O prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro destina-se a jovens portugueses residentes no país e no estrangeiro, como a jovens oriundos dos países de língua oficial portuguesa do Escalão A: dos 12 aos 15 anos e do Escalão B: dos 16 aos 25 anos. O prémio literário destina-se a revelar e a divulgar valores literários constituindo um estímulo à capacidade criativa dos jovens. Os objetivos desta Associação é promover, anualmente, a organização do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro junto dos jovens de Língua Oficial Portuguesa, em homenagem ao escritor José Maria Ferreira de Castro, natural da Freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, Portugal; divulgar os trabalhos premiados; promover atividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias que visem homenagear o escritor Ferreira de Castro; promover ações que visem a criatividade literária dos jovens; organizar, anualmente, as comemorações do Dia do Patrono, como a Sessão Solene de Entrega de Prémios; e promover ações relacionadas com a juventude.
Ferreira de Castro
visto por
|Jorge Amado
|Guedes de Amorim
|Agustina Bessa-Luís
|Fernando Namora
Entrevista com ricardo alves, diretor do museu ferreira de castro, em 2014
Ferreira de castro
José Maria
No cenário da Casa-Museu Ferreira de Castro em Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, o professor José Hermano Saraiva fala da vida e da obra do autor de "A Selva", um dos mais traduzidos romancistas portugueses.
Trabalho realizado por: Alexandra Silva, Bernardo Gomes, Daniel Guerra, Fabiana Almeida, Miguel Silva, no âmbito do projeto interdisciplinar Domínio de Automia Curricular "À Descoberta de Ferreira de Castro..." Para a realização deste trabalho foram realizadas várias pesquisas em sítios da internet sobre o autor.