Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apreciação Critica
Duarte Rodrigues
Created on April 5, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
View
Journey Map
View
Versus Character
Transcript
Apreciação crítica Documentário "Grandes Livros: Os Lusíadas"
Título: Grandes Livros “Os Lusíadas"
Contexto/época do poeta
Inquisição Palavras interditas, Existir a possibilidade de não ser permitida a publicação de “Os Lusíadas" para esconder o conhecimento do povo Portugueses dividem o mundo com os espanhóis, Tratado de Tordesilhas
Especialistas
➢Zhang Wemim é o tradutor que nos diz que Luís Vaz de Camões enquadra perfeitamente o ideal do homem do renascimento, revelando ser um homem erudito e literato devido a todas as referências que faz)➢ José Carlos Seabra Pereira➢Hélder macedo➢ Katia guerreiro (fadista)
Obra (temática, estilo e estrutura)
➢ Nacionalismo fora de moda; ➢ Obra prima da literatura nacional e mundial e símbolo nacional ➢ Canto de exaltação publicado em 1572, outros tentaram escrever epopeias como “Os Lusíadas" mas apenas Luís Vaz de Camões conseguiu; ➢ Luís Vaz de Camões vivenciou todas os acontecimentos, mas dramatizou mais devidoao facto dequerer enaltecer o povo português.
Apreciação Crítica
Após a visualização do vídeo percebi que foi apresentado na RTP2 com avoz de Diogo Infante, como comentador desta mini saga. Pude também ver que oque se sabe sobre Luís Vaz de Camões é muito vago, pois existem muitos mais mitos do que factos em concreto sobre a sua vida, percebi que nasceu em 1524 ou em 1525, concluiu os seus estudos em Coimbra e foi fidalgo. Em 1545 por Lisboa e pelas cortes, era considerado um grande mulherengo e aventureiro, era também o desenvolvedor central da mitologia camoniana. Sabemos sobre o seu cadastro, que esteve a cumprir pena na prisão do Trando de 1552 a 1553 por ter atuado de forma violenta sobre um guarda, quando cumpriua sua pena, partiu para a Índia para desenvolver as suas competências de escritor mas acabou por voltar a ser preso. Consante o que o tradutor de “Os Lusíadas" para Chines, Zhang Weimin, diz nos que Camões era um grande homem devido às referências usadas na sua obra, sendo que não haviam bibliotecas para tal formalidade. Como tal o dia 10 de Junho é o único feriado nacional que celebra o aniversário de falecimento do poeta, Luís de Camões e a sua epopeia, que terá sido oficializado pelo Estado Novo. Foi considerado o príncipe dos poetas da altura e a sua obra como referida foi prima, porque era uma epopeia com contos de exaltações e crise. “Os Lusíadas" eram uma grande peça fundamental para os republicanos e para os do Estado Novo. A obra inicia-se com a amada de Vasco Da Gama, Júpiter reúne os deuses no Olimpo para decidir o destino dos portugueses, Vénus era a aliada dos portugueses e Baco fazia de tudo para impedir que os portugueses chegassem à Índia. A obra foi publicada em 1572, e um dos episódios mais controversos é o episódio da ilha dos amores, esta ilha estava repleta de ninfas que iriam realizar os seus desejos e era uma recompensa de Vénus, no entanto para Luís Vaz de Camões era o prazer do corpo e não a sua recompensa. É um episodio desalinhado porque em pleno século XVI o corpo não significava prazer, mas algo que conduzia as pessoas á tortura, sendo assim a inquisição cortou os 10 versos sobre a ilha dos amores, sendo assim um poema renascentista. Outros poetas como Diogo Canto e Antonio Ferreira, tentaram criar epopeias parecidas, mas não alcançaram o sucesso, pois só Luís Vaz de Camões o conseguiria fazer até porque, “Os Lusíadas" ultrapassa os limites da própria literatura.